Num grande pavilhão, é ali que o bom velhinho e seus ajudantes crafters de mãozinhas cheias trabalham o ano todo para dar conta de confeccionar os brinquedos e atender aos pedidos.
Sua assistente confere atenta a produção...
enquanto cada setor dá conta do seu recado.
Aqui, lembrei das amigas costureiras, que também já estão com suas bancadas abarrotadas de encomendas para o Natal, não é Lu , Ana e Beti?
Mas Papai Noel também põe a mão na massa e como chef de cozinha não deixa por menos e faz bonito.
Mais adiante, meus olhos brilham em dobro...
pelas casinhas minuciosamente decoradas.
A história dos enfeites natalinos traz orgulho aos gaúchos e a fábrica exibe com destaque...
a primeira máquina de bolas de Natal.
À noite, a Aldeia ganha o brilho de milhares de luzinhas, e durante o dia, a vista do Vale do Quilombo, ao fundo, é um espetáculo à parte.
Voltamos a pé para a carona que nos aguardava...
mas o trajeto também pode ser feito de um jeito ultra-moderno, neste metrô aéreo:
Bem acomodados no trenzinho...
a volta reserva fortes emoções...
E aí estão elas, em horário de preguiça...
ao vivo e em cores, como nas ilustrações.
Logo em frente, nosso gentil motorista faz mais uma pausa e a cena, tocante, remete a um ritual budista. Nas plaquinhas de madeira recebidas na entrada do parque, escreve-se rapidamente pedidos, e lá vai o marido, aniversariante do dia, levá-las para se juntar às centenas de desejos ali depositados. Que a força dessa natureza pulsante diga amém à saúde nossa e de todos a quem amamos que pedimos com fé revigorada.
Na casa dos ursos, uma lojinha para testar o controle de consumo (rs)...
e ao lado, no museu de brinquedos, raridades de várias décadas, lindíssimas...
como as loucinhas que me levaram de volta à casa da madrinha, dona de uma coleção que ainda hoje lembro com detalhes e saudade.
E na reta final, hora da folia...no banho de neve de mentirinha, uma divertida provinha de faz-de-conta que só faz aumentar o desejo de conhecer uma paisagem nevada de verdade.
E o recadinho do Papai Noel, um pra mim, outro para vocês, queridos amigos:
"É época oportuna para escutar nosso coração e principalmente ouvir o que nos diz o coração de quem está ao nosso lado."
O Amém está no blog do Papai Noel, recheado de notícias sobre o Natal na Aldeia e em Gramado, um lindo presente que vocês podem conferir aqui.