Desde que assumi o cargo de cozinheira oficial da mãe, diabética, venho buscando e testando receitas de bolo diet aqui e ali pelos sites e blogs afora. Frustração em cima de frustração, resultados abatumados (solados), sabor com final amargo, convites não faltaram para jogar a toalha e me render aos produtos prontos das padarias naturais. Mas, como taurina, obstinada e amante dos prazeres da mesa, e brasileira genuína, não desisto na primeira, nem na décima vez (rs).
No cesto da cozinha, as bananas amadureceram demais em pouco tempo, fruto do calorão dos últimos dias, e foram elas o motivo de sair à cata mais uma vez de uma receitinha sem açúcar para aproveitá-las. E não é que dessa vez encontrei!
Como suspeitava a cada tentativa amarga, o melhor recurso é deixar de lado os adoçantes forno&fogão e se valer da doçura das frutas. Talvez pela pouca experiência, não me acertei mesmo com o tal açúcar falso. Nas experiências daqui, deixaram sempre a massa pesada, seca e pouco saborosa. Ao contrário, o bolo de banana e aveia ficou fofo, úmido, delicioso. Um troféu que exibi toda orgulhosa aos olhos da mãe que, provando a máxima aquela que a fruta não cai longe do pé, também elege o comer bem como um dos maiores prazeres da vida. Mesmo com restrições, cada huuumm seu, bem acentuado, nas bocadas de uma novidade para o paladar vale minha teimosia.
A receita campeã, que conquistou o povo todo da casa, está aqui. Um achado também para quem está de briga com a balança (comendo moderamente, é claro).
Que a criatividade seja tempero para nossa doçura, sempre. Amém.