Sou apaixonada pela cestaria indígena. Em nossa região, é comum encontrar índios kaingang, na maioria meninos e meninas (uma carinha mais linda que outra, numa rotina tão questionável pelos direitos das crianças), vendendo seu artesanato super colorido pelas ruas. Nessa época, a oferta fica ainda mais vistosa e irresistível e preciso fazer uma ginástica de autocontrole sempre que passo por eles.
(foto Delfim Martins)
Se resisto à compra, aproveito a inspiração para mais uma invenção com as casquinhas de ovos. Substituo a palha por tirinhas de papel crepom bem torcido e vou colando na base, misturando cores.
Para uma bossa, uma trancinha fica lindo!
As possibilidades são muitas para os enfeites e acabamentos.
Dá pra fazer alcinhas, tampinhas, arabescos, flores...
Não vou mentir, precisa-se de uma boa dose de paciência, especialmente com a meleca da cola. Mas, rendam-se: o resultado compensa, não?
1/2 kg de amendoim cru (com casca)
3 xícaras de açúcar
1/2 xícara de café forte
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
Misture todos os ingredientes numa panela grande e funda.
Leve ao fogo e quando a calda começar a engrossar, mexa até secar.
Retire do fogo e despeje numa assadeira untada.
O "segredinho" para ficar bem crocante: coloque no forno médio por 15 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar.Espere esfriar e guarde em pote bem fechado.
Que dar forma ao que nos encanta seja um exercício de prazer incorporado a nossa rotina como talismã contra as chatices. Amém.
14 comentários:
Ah, mas ficou lindo demais e vintage. Essa receita com café vou testar; no mínimo é inusitado...pelo menos, pra mim. E sim, essas coisas são um tapa na cara da rotina...rs. Um grande abraço pascal.
Margareteescolhas@hotmail.com
(Não entendi muito bem o que eu tinha que fazer pra continuar o papo...rs)
Ficou um ovo linnndo, e a carinha dos indiozinhos!!!
bjssss
O AMENDOIM EU AMEI!!! JÁ COPIEI A RECEITINHA
A-D-O-R-E-I!!!!!!
Beijossssss,
jud-artes.
Que cestinho mais cute..lindinhos demais, amei!!! Copiei a receita dos amendoins, vou fazer porque amo amendoins. Bjss
Que cestinhos fofos.Realmente é preciso muita paciencia,rsrsrsrs...mais no final vem a recompensa com uma linda cestinha.Amei !!!
Bjs e esses amendoins,hummmm...
Malú.
Olá amada linda... que delicadeza seus gut, guthehe. Ficou uma fofura só! Admirada pela paciencia e carinho em fazer esses mimos, só prova seu amor e sua dedicação.
A receita dos amendoins é diferente da minha, esse ano com certeza vou provar da sua. Beijo grande e espero você qui em! Sempre...
MELISSA E ALECRIM
Minha mãe sempre fazia pra gente.Ficaram lindas e apetitosas.bjs.
G-E-N-I-A-L!!!!!!!
Parabéns!
um abraço!
Egléa
Ficaram muito fofos. E gostosos também. bjs
Que coisinha mais linda!!! Mas não é só de paciência com a cola que precisa não, precisa também de muita calma e delicadeza com as mãos, pra não quebrar as casquinhas, eu acho que sou meio bruta pra trabalhos assim tão delicados e não conseguiria, ficou demais da conta de fofo, parabéns por mais essa criação e obrigada pela inspiração, bjs.
Vim conhecr seu blog, to aqui há hs, que coisa mais linda, cada delicadeza, tudo muito carinhoso, parabéns, quando puder venha me conhecer estou do outro lado do Brasil, mas aqui tem muitas cores.
Eu não sabia que ainda existe reserva indígena por ai, é do lado hispanoamericano? Bjus
Incrível sua idéia de usar papel crepom (difíceis de achar por aqui). Aliás você está de parabéns por tanta coisa bonita e criativa que anda fazendo.
Me encanto esa idea de ocupar ese papel . Su blog me ha encantado
Saludos
Postar um comentário