sábado, 3 de abril de 2010

Que a Páscoa...

Fortaleça nossa "fé na vida, fé no homem, fé no que virá..."


E multiplique as (boas) sementes do amanhã.

Tenham um domingo "azul, amarelo e rosa também". Amém!

quarta-feira, 31 de março de 2010

Coelhada solta...

... pela casa, como álbum de figurinha, cada um no seu lugar, demarcando um tempo que me leva pra trás, para a menina que fui e que, na Páscoa, vem me visitar.





















































































Para que ela volte sempre, dedico a quaresma ao nosso encontro, olhando pra dentro e enfeitando o cenário. Que essa graça nunca se perca... Amém!

terça-feira, 30 de março de 2010

Um combo de alegriazinhas...

...entrou pela porta agora há pouco para lembrar da minha sorte na vida. As autoras do episódio: Cecília e Helena, do Quilts são Eternos, que promoveram um sorteio fofo no aniversário de um ano do blog e que voou, voou e caiu nas minhas mãos. Desde então, risquei das minhas frases feitas aquela que esteve sempre pronta na ponta da língua afirmando a baixa temperatura dos meus pés. De agora em diante, anuncio em alto e bom som que sou pé quente (rsrs). Só uma sortuda seria escolhida pelo universo para receber esses mimos estampados de carinho. Só uma sortuda ganharia tantos plus-surpresas: um biscornu (quer aprender a fazer? A Cecília ensina aqui), um cesto de maçãs com uma revoada de borboletas e uma notícia que é uma obra-prima do destino: Helena vem a minha cidade a trabalho e já temos um encontro marcado. Não é mesmo hora de virar o disco e sair cantarolando* por aí?
Duplo obrigada a essa dupla talentosa de mãe e filha, modelo e inspiração para a arte de fazer da vida um patchwork de beleza, harmonia, capricho, elegância, costurados pelos resistentes fios do afeto.

*Cantalorando aqui, em suave nostalgia com tons de outono, Sá Marina, ressuscitada pela Andrea Guim, e eleita a trilha sonora da semana.

domingo, 28 de março de 2010

Biscoitos multiplicados

Gosto muito da ideia de passar adiante os saberes que vamos desenvolvendo ao longo do nosso percurso, uma bagagem que ganha mais valor quando arrebanha "seguidores". Então, quando a sobrinha emprestada pediu ajuda para dar forma e sabor a um projeto escolar em parceria com a irmã, ambas professoras, vesti a camiseta da proposta e no segundo momento, o avental e o toque (chapéu de chef que não falta em casa de chef ), para acompanhar Murilo, sobrinho-neto emprestado, que já veio paramentado e empolgado para a tarde de biscoitos.
Escolhemos uma receita de mel*, crocante, sem complicações para preparar, abrir e cortar, para facilitar a posterior produção com os alunos das "meninas" em duas escolas. O pequeno chef encarregou-se de escolher os cortadores, enquanto calculávamos a quantidade para abastecer 30 saquinhos de biscoitos que serão distribuídos a crianças de uma instituição social da cidade.
Depois de algumas horas de trabalho entre coelhinhos de vários tamanhos e o perfume dos condimentos pela casa, receita repassada e testada, acertamos os detalhes da logística e respiramos mais aliviadas: daria tudo, ou quase tudo certo na "biscoitaria" da escola.
Murilo, sempre criativo, incorporou o personagem dentuço da festa para o registro histórico do trio...
e, dias antes, driblou o tempo de espera pela pizza desenhando com palito e agilidade no papel-toalha do restaurante, sob meu olhar enfeitiçado pelas figuras que nos fizeram companhia no jantar. Na quarta-feira, a gurizada comanda pela sua mãe também pôs a mão na massa e fermento na solidariedade exercitando a doação de tempo e trabalho para levar alegria a outras crianças...
... em saquinhos coloridos, recheados das bolachinhas produzidas em mutirão, numa "corrente muito do bem".
O projeto segue em outros capítulos, mas assinei termo de sigilo (rsrs) para não por farinha nos momentos-surpresa tão bem planejados pela dupla de profes dedicadas e comprometidas com o desenvolvimento integral dos seus pupilos, orgulho grande dessa tia coruja.
Biscoitos de mel*
Ingredientes:
500g de farinha de trigo
1 1/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
250g de manteiga
3 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de conhaque ou água
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
Modo de preparo:
Em uma panela, misture o açúcar, a água, o mel e os condimentos. Deixe cozinhar por 5 minutos mexendo de vez em quando. Retire a panela do fogo, adicione a manteiga e deixe derreter. Dissolva o bicarbonato no conhaque ou água e junte à calda.
Depois da calda fria, acrescente a farinha aos poucos até formar uma massa homogênea. Deixe a massa descansar por 1 hora no mínimo na geladeira dentro de saco plástico.
Abra amassa com rolo e corte os biscoitos com cortadores ou a boca de um copo.
Coloque em assadeiras e leve para assar até que dourem levemente.
Deixe esfriar para decorar com glacê preparado com 2 claras, 500g de açúcar de confeiteiro e 2 colheres (sopa) de suco de limão batidos por 10 minutos na batedeira. Para colorir, use anilina comestível.
Corrigindo (porque postar de madrugada é uma porta aberta a erros... rsrs): a quantidade de farinha é de 700g, podendo ser necessário acrescentar um pouco mais, mas lembre-se que a massa fica mais firme depois de descansar na geladeira.)