sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Acelerando para a primavera... desacelerando para o fim de semana

O recado vem do quintal, das laranjeiras que começam a se vestir de noivas, em branco. Acordam em ondas de perfume doce, mais doce ainda de manhãzinha, assim que o Sol desperta os botões entumescidos, e à tardinha, quando se preparam para dormir cheirosas.
Quem entende melhor das propriedades das flores recomenda:
A flor de laranjeira relaxa e ao mesmo tempo não traz sonolência, não impede o movimento, devolve a alegria sem ansiedade, é possível fazer sem pressa... Ação com leveza, irradia energia... Não é à toa que o buquê tradicional das noivas é de flor de laranjeira, num momento em que precisa se aliviar do estresse e continuar o movimento.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Gêmeas

Versão em azuis, rosas e laranja da mandala-mãe do blog
(25 cm de diâmetro - disponível)
“Uma alma gêmea é alguém cujas fechaduras coincidem com nossas chaves e cujas chaves coincidem com nossas fechaduras. Quando nos sentimos seguros a ponto de abrir as fechaduras, surge o nosso eu mais verdadeiro e podemos ser completa e honradamente quem somos. Cada um descobre a melhor parte do outro.” (Richard Bach)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mãe de peixe... peixinho é


Sim, papéis invertidos nessa casa de filho chef de cozinha e mãe uma simples apreciadora das artes gastronômicas, com uma passagem pelo cake designer. Ainda assim, durante um bom (e delicioso) tempo, fui produtora-editora da página de culinária do Jornal VS, onde trabalho na editoria do caderno infantil. O Assim e Assado tinha a proposta de receitas fáceis, daquelas que não metem medo nem aos iniciantes. Porque foi uma experiência rica, produzida semanalmente, algumas vezes com orientação e puxões de orelha do chef (na época em formação), vou reeditar alguns momentos aqui no blog. E para inaugurar então a sessão vale a pena ver de novo, segue a receita dos Quadradinhos de Geleia, publicada em 28/07/06.

Ingredientes: 1 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de açúcar, 1/2 colher (chá) de fermento em pó, 1/2 colher (chá) de sal, 1/2 colher (chá) de canela em pó, 125 g de manteiga sem sal, 1 ovo, 1/4 de xícara de leite, 1 xícara de geleia de goiaba ou morango, 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo: Peneire a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e a canela. Acrescente a manteiga aos pedacinhos até que a mistura adquira uma consistência granulada. Adicione o ovo e o leite e misture bem. Espalhe a metade da massa numa assadeira pequena untada (30cm x 20cm) e, por cima, a geleia. Deixe o restante da massa cair às colheradas sobre a geleia. Asse em forno quente por 30 minutos. Depois de morno, corte em quadradinhos e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Hum... enquanto digitava a receita, deu uma vontade daquelas de relembrar também o gosto bom desse bolinho tenro. Então, acho que vale a pena vestir o avental...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Marketing de mãe

Corujice e tietagem explícitas com meu chef