sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sexta de ideias (2)



Crianças em casa, férias curtinhas de inverno aqui no Sul. Por 20 anos, esta foi a pauta da última semana de julho do Sininho, caderno infantil do Jornal VS, meu filho virtual. O trabalho de criação do caderno, sempre por temas, me deixou um baú abarrotado das melhores lembranças, a valiosa sensação de ter cumprido o melhor de mim e também me fez uma pessoa temática. Mesmo que às vezes lute para me desvencilhar dessa mania de querer englobar assuntos e produções dentro de um único foco, quando vejo já tomei o velho caminho, e lá estou eu tematizando. Então, pra matar a saudade de desenvolver ideias para a criançada, nesta "Sexta" sugiro um teatrinho de sombras para curtir com os pequenos desde a montagem dos personagens, roteiro até a apresentação. A atividade, com as fotos, foi publicada no suplemento, mas como plagiar a si próprio não é pecado, aqui estão elas para inspirar mamães, papais, dindos e, quem sabe, professores. Você pode escolher personagens em sites de imagens ou, para facilitar, abrir e imprimir a imagem do rinoceronte (se a memória não me prega uma peça, Quindim, do Sítio do Picapau Amarelo), colar em cartolina e recortar. Depois, fixe um palito de churrasquinho no avesso da figura. Monte o palco esticando e prendendo um lençol em um canto de paredes, de preferência com um sofá ou poltrona dentro para que o artista possa se esconder. Providencie também um abajur para iluminar e projetar a sombra. Reúna a galerinha e apague a luz do cômodo, momento tão esperado pelos artistas e público. Deixe a gurizada inventar uma historinha, improvisando falas e movimento, enquanto manipula o personagem. Eles com certeza surpreenderão, como costuma acontecer com crianças estimuladas a inventar a moda, não é, Elisa e Laély?

Bom espetáculo! Amém!

Atualizando: a querida mentora do Sexta de Ideias, a Cris, mostra hoje como segredar de um jeito muito fofo, a Carol, a fazer um borboletário lindinho , e a Bela revela as manhas para confeccionar um saquinho de tecido com o capricho que diferencia suas peças. Vale conferir, vale participar também!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Uma fadinha grávida

Parece que está virando moda anunciar presentinhos primeiro aqui e esperar a reação do presenteado, rezando para que ele dê uma passadinha pelo Amém e seja surpreendido. Quando isso não acontece espontaneamente, não resisto e deixo um recadinho no e-mail, do tipo: "Tem uma surpresinha pra ti lá no blog"!, como fiz com a Jane. É legal ver que logo, logo a visita bate à porta e dá retorno, faceirinha.
Parece também que nos últimos tempos, esses gelados, chuvosos e de rotina alterada pela atenção à minha mãe, a síndrome de caracol vem fazendo casa em mim. Encolhida na rotina, estar com as pessoas queridas virou artigo de luxo, e tem me feito muita falta a companhia delas. Até mesmo os aniversários, sagrados na minha agenda, nesse semestre muitos ficaram sem o abraço ao vivo. Assim foi com a Tina, sobrinha que é vizinha de muro, e que mesmo com a proximidade, acreditem, recebeu os parabéns por torpedo. Questiono se essas facilidades atuais não estão também a serviço do distanciamento, quando tanto aplaudimos as distâncias encurtadas que elas nos oferecem. Com certeza, há algumas poucas décadas, sem os recursos virtuais de hoje, nem o frio, nem a chuva, nem o cansaço justificariam deixar de abraçar uma pessoinha especial. Mas, saudosismo não parece muito produtivo...

O post então é outra ferramenta moderna para tentar me redimir pela dupla falta com a mãe do Murilo. Dupla porque também ainda não a apertei contra o peito para dizer-lhe da alegria de vê-la grávida pela segunda vez para nos presentear com mais um(a?) sobrinho(a?)-neto(a?).

Para tocar a alma daquela menininha que circulava livre pelo nosso pátio numa época em que não nos preocupávamos com muros e portões (ô saudismo que não larga do meu pé), fiz uma fadinha. Delicadamente exibida como só as grávidas conseguem ser, abraça a barriguinha.



Cabelos fartos, presos, e asinhas de folhas de roseira.
Que ela fique como lembrança desses meses de espera pela reedição do maior milagre da vida. Que ela abençoe o novo amor dessa querida familinha. Amém!