sexta-feira, 23 de abril de 2010

Às voltas com Alice

Enquanto espero com uma ansiedade infantil para assistir à versão de Tim Burton mais tranquilamente, depois que as salas de cinema desafogarem, contento-me, e como, em brincar com a menina célebre por suas "viagens" reproduzindo-a aqui e ali. Aqui, aplicando na camiseta a estampa belíssima da edição do Sininho de algumas semanas, uma obra-prima do ilustrador Alan Machado, meu parceiro de trabalho no suplemento infantil.
Tema bom de casa para ser concluído no final de semana que promete produtividade com o friozinho chegando e a minha melhor disposição renascendo.
E ali, na colagem que convidou os pequenos leitores a recortar e colar a capa do jornalzinho da edição dedicada a Alice e, depois, rasgar e amarrar retalhinhos para fazer um caderno-agenda transado e personalizado.

Certa vez, Lewis Carroll escreveu numa carta para uma criança sua amiga:
"Você costuma brincar de vez em quando? Ou a ideia que você faz da vida é café da manhã, fazer lições, almoço, fazer lições e assim por diante?... Essa seria uma forma muito organizada de viver, e seria quase tão interessante quanto ser uma máquina de costura ou um moedor de café". (Do encantador livro Alice no País das Maravilhas, com tradução e adaptação de Nicolau Sevcenko e ilustrações-maquetes de tirar o fôlego de Luiz Zerbini, pela Editora Cosac Naify, 2009)
Volto logo para me exibir com a camiseta pronta.
Um sábado colorido de brincadeiras a todos!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Em cartaz: pizza e alegria!

Quando Pedro nasceu, e fui escolhida uma de suas dindas, meu afeto que nos últimos dois anos transbordava pelo primeiro (e único) filho pôde ser multiplicado por dois. E os dois cresceram muito juntos, enquanto as duas comadres se dividiam nos cuidados com eles para dar conta daquele período em que se monta a vida. Mochilas e sacolas transitavam entre as duas casas, mais ainda em época de férias.
Nas últimas férias, Pedro, que nos últimos anos estuda em Barcelona, passou uma temporada na casa da mãe aqui no RS, junto com sua amada, a amada espanholinha Laura. E os companheiros de infância voltaram a juntar suas bagagens, agora com seus talentos desenvolvidos, para construir um roteiro de uma noite deliciosa.
Em cena, o chef que ama pizza e o jornalista que ama cinema. Na plateia, nossa profunda gratidão pela colheita dos nossos meninos que trabalham assobiando guiados por seus dons
.
Que o entusiasmo da dupla nos inspire a por a mão na massa dos sonhos que crescem na gaveta quentinha dos nossos talentos. Amém!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Receita de se olhar no espelho


Se olhe de frente
de lado
de costas
de cabeça para baixo
pinte o espelho
de azul dourado vermelho
faça caretas ria sorria
feche os olhos abra os olhos
e se veja sempre surpresa
quem é você?

(Roseana Murray)

Espelho de 20cm de diâmetro, pintado à mão, disponível para venda