sexta-feira, 13 de julho de 2012

Latonas no jardim

Às vezes o filho lembra dessa mãe sucateira e traz algumas preciosidades do descarte do Vero, sabendo que ouvirá um "que lindo!" logo que mostrar o que poderia se perder no lixo. Assim as  duas latas grandonas de azeite de oliva foram recebidas com olhos brilhando por elas e um sorriso de orelha a orelha para o presenteador, como os mães costumam sorrir derretidas com os agrados de seus rebentos.
Plantei cravinas, flor delicada e cheirosa, dentro delas e escolhi um lugar ensolarado para as gêmeas, junto do baldão arrematado em uma sucata, onde bocas-de-leão começam a florescer.
Pertinho dali, a turminha do povo pequeno acompanha as tentativas  de revitalizar o jardim. Sabem onde eles moram?

Em outra latona, essa usada na horizontal para abrigar a floresta de suculentas e seus guardiãs.
O design do paisagismo caseiro é referendado por nada mais, nada menos, que os irmãos Campana. Jamais esquecerei meu entusiasmo com a declaração de um deles, em um episódio do programa Casas Brasileiras, do GNT: "Adorava as plantas de minha vó em latas de óleo e comer nos pratinhos de lata de goiabada que ela mesmo fazia". Não é uma pérola? 
Que na nossa memória também se guarde a grandeza da simplicidade. Amém.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Quadradinhos de geleia


Friozão + vontade de acender o forno e comer uma coisinha boa = resgate dessas doçurinhas diferentes, meio bolo, meio biscoito. Lembrei delas ao ver o pote de geleia de figo, produzida com a fruta do pomar dos agricultores de numa das tendinhas que tanto gosto de visitar na beira da Br 116, em Morro Reuter. Intocado na geladeira, há semanas, merecia um destino digno. 
A receita é dos tempos em que produzia o material de culinária para o Jornal VS, aqui da região, onde trabalhei por mais de 20 anos como editora do caderno infantil, o Sininho. Lembro dessa história para os que são novos por aqui. OAssim e Assado era um desafio semanal que envolvia pesquisar, testar, fotografar e editar as páginas. Reunia numa só tacada habilidades que sempre me entusiasmaram: cozinhar, escrever, criar.

Foi nesse clima com uma pitada de saudosismo que arregacei as mangas (só um pouquinho pra não congelar...rs) para lembrar daqueles deliciosos movimentos "editoriais" na minha cozinha e agora brincar de "jornalar" com vocês. 
Quadradinhos de geleia
Ingredientes: 
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de canela em pó
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo
1/4 de xícara de leite
1 xícara de geleia
açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer:
Numa tigela, peneire os ingredientes secos.
Acrescente a manteiga aos pedacinhos até que a mistura adquira uma consistência granulada. Adicione o ovo e o leite e misture bem.
Espalhe a metade da massa numa assadeira retangular pequena (20 x 30 cm), untada e enfarinhada. Cubra com a geleia e deixe a massa restante cair às colheradas sobre a geleia.
Asse em forno quente por aproximadamente 30 minutos.
Corte em quadradinhos e polvilhe açúcar de confeiteiro.

Tomara que provem e aprovem! Amém.