sábado, 26 de outubro de 2013

Aberta a temporada (gostosa) de Natal!


Há algumas semanas ouvi um relato de uma grande amiga que me fez pensar que "alguma coisa está mesmo fora da ordem natural". Enquanto o coro da grande maioria constata com ares de espanto que estamos a dois passos das festas de final de ano e essa proximidade começa a deixar as pessoas incomodadas, sua mãe, uma das mulheres mais fortes às intempéries da vida que conheço, me autoriza a pegar a contramão nesse senso comum.
Hospitalizada, a mãe, vó e bisavó dedicada, assim que encontrou com  o médico, pediu com um entusiasmo incomum em uma pessoa doente que queria muito viver o próximo Natal. Ele a tranquilizou, garantindo que estaria em forma para receber Papai Noel, e ela, nos dias em que se recuperava, distante de casa fazia planos natalinos  e pedia aos filhos para cuidarem de suas plantas que florescerão no final do ano.
Agradeci a sua filha por me emprestar o exemplo tão positivo de sua mãe e me disse, finalmente, como boa natalina que também sou: estás liberada para curtir os preparativos que tanto gostas. 
Concordo, e também me revolta que os interesses puramente comerciais tragam precocemente essa data tão bonita às ruas e à mídia, tirando muito da graça, mas me impressiona ainda mais a inversão dos sentimentos que isso tudo provoca. "Alguma coisa está fora da ordem" quando a expectativa de uma época de celebração da alegria mobilize aflição em nós. Talvez o antídoto para esse desvio seja blindar a alma com muita autenticidade para se proteger dessa cobrança formatada em promessas consumistas de uma pseudo felicidade.
Então, este sábado chuvoso não poderia ser mais perfeito para passar horas a fio bisbilhotando as riquezas do Pinterest, como antigamente fazia com uma pilha de revistas, e são tantas, mas tantas ideias para por em prática, que acho que logo, logo vou precisar pedir uma mãozinha aos duendes ajudantes do Noel para dar conta (rs). Enquanto isso, meu companheiro que chegou aqui num Natal especial ouve as exclamações a cada nova imagem - que lindo!!! - bem juntinho, lesionado de uma briga e entediado com a chuva que impede as investidas na rua.
E em homenagem a ele, escolhi o primeiro projeto natalino. "Gateiras", não é mesmo um amor reunir miau e Noel?
(perdoem: esqueci de salvar o nome completo da fonte)
Que não nos falte empenho para buscar o melhor de nós para viver os próximos meses com leveza e encantamento, como merecemos, e para cuidar do nosso ninho com disposição legítima. Amém.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cover de chef em dia de comemoração

Aniversário do marido mereceu almoço de domingo em plena quinta-feira, com cardápio caprichado como a data pede. Para poupar o cozinheiro profissional da casa, cansado pelo trabalho à noite, incorporei sua cover e assumi o fogão com as dicas do prato principal bem à mão. 
Depois da minha receitinha no encarte do Supermercado Rissul, esta semana é vez do filho dar a sugestão: costelinhas suínas ao molho de cerveja escura com purê de batata-doce. 
Vesti o avental me sentindo uma participante do "Que Marravilha", com as mesmas inseguranças mostradas no programa, como se debutasse nessa função, deletando a trajetória de mais 30 anos. Segui os passos tão à risca, que até me desconheci, já que a improvisação parece ser  mesmo a marca das cozinheiras experientes, nem sempre muito positiva. É, ser avaliada é mesmo exercício que mexe com a gente, mesmo que seja pelo filho que conhece a comida da mãe a vida toda. Mas, a experiência foi interessante, por diferentes motivos, e no final, passei pela avaliação do meu Claude (rs) e as costelinhas foram super aprovadas pelo aniversariante. 
Na sobremesa, a chef do dia optou pela certeira mousse de chocolate, preparada na véspera e finalizada na hora de servir com uma invençãozinha da hora.
Como costumamos dizer aqui no sul, o almoço foi de "lamber os bigodes", como bem comprova o aniversariante sem cerimônias, "tocando uma gaitinha", expressão que minha mãe adora.
Que a motivação de temperar a vida com significado e afeto alimente de ternura nossos laços e rotinas. Amém.

Costela suína com molho de cerveja escura

Ingredientes
2 kg de costela suína
600 ml de cerveja escura
1 cebola roxa
3 dentes de alho
4 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
2 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de preparo
Temperar a costela com sal e pimenta do reino.
Assar na churrasqueira ou levar ao forno por 40 minutos (selei antes numa frigideira com óleo e manteiga).

Molho de cerveja
Em uma panela larga, colocar para ferver em fogo baixo a cerveja, a cebola laminada, os dentes de alho cortados ao meio, o aceto balsâmico e o mel. Deixar ferver por 10 minutos. Dissolver o amido de milho em um pouco de água fria e adicionar ao molho, mexendo sempre até espessar.
Regar a costela assim que sair da churrasqueira ou forno com o molho. Cortar em porções e regar com um pouco mais de molho.

Mousse de chocolate com crocante de biscoito

Ingredientes
170 g de chocolate amargo ou meio amargo
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro

Crocante
6 bolachas maria 
6 castanhas do pará
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Bater as claras em neve e reservar.
Misturar as gemas com o açúcar e mexer vigorosamente até esbranquiçar.
Derreter o chocolate no micro-ondas (2 minutinhos em potencia média) ou em banho-maria, mexer para resfriar e acrescentar o creme de leite aos poucos para incorporar.
Por fim, juntar as claras em neve, misturando delicadamente para a mousse ficar aerada.
Colocar em potinhos ou copos, taças, e levar à geladeira por no mínimo 4 horas.

Crocante
Quebrar as bolachas bem miúdo e reservar.
Cortar as castanhas em lâminas finas.
Numa frigideira em fogo baixo, derreter a manteiga e juntar as bolachas, castanhas e açúcar.
Mexer sempre para ficar corado e crocante.
Polvilhar a mousse somente na hora de servir, para manter a crocância.