sábado, 26 de outubro de 2013

Aberta a temporada (gostosa) de Natal!


Há algumas semanas ouvi um relato de uma grande amiga que me fez pensar que "alguma coisa está mesmo fora da ordem natural". Enquanto o coro da grande maioria constata com ares de espanto que estamos a dois passos das festas de final de ano e essa proximidade começa a deixar as pessoas incomodadas, sua mãe, uma das mulheres mais fortes às intempéries da vida que conheço, me autoriza a pegar a contramão nesse senso comum.
Hospitalizada, a mãe, vó e bisavó dedicada, assim que encontrou com  o médico, pediu com um entusiasmo incomum em uma pessoa doente que queria muito viver o próximo Natal. Ele a tranquilizou, garantindo que estaria em forma para receber Papai Noel, e ela, nos dias em que se recuperava, distante de casa fazia planos natalinos  e pedia aos filhos para cuidarem de suas plantas que florescerão no final do ano.
Agradeci a sua filha por me emprestar o exemplo tão positivo de sua mãe e me disse, finalmente, como boa natalina que também sou: estás liberada para curtir os preparativos que tanto gostas. 
Concordo, e também me revolta que os interesses puramente comerciais tragam precocemente essa data tão bonita às ruas e à mídia, tirando muito da graça, mas me impressiona ainda mais a inversão dos sentimentos que isso tudo provoca. "Alguma coisa está fora da ordem" quando a expectativa de uma época de celebração da alegria mobilize aflição em nós. Talvez o antídoto para esse desvio seja blindar a alma com muita autenticidade para se proteger dessa cobrança formatada em promessas consumistas de uma pseudo felicidade.
Então, este sábado chuvoso não poderia ser mais perfeito para passar horas a fio bisbilhotando as riquezas do Pinterest, como antigamente fazia com uma pilha de revistas, e são tantas, mas tantas ideias para por em prática, que acho que logo, logo vou precisar pedir uma mãozinha aos duendes ajudantes do Noel para dar conta (rs). Enquanto isso, meu companheiro que chegou aqui num Natal especial ouve as exclamações a cada nova imagem - que lindo!!! - bem juntinho, lesionado de uma briga e entediado com a chuva que impede as investidas na rua.
E em homenagem a ele, escolhi o primeiro projeto natalino. "Gateiras", não é mesmo um amor reunir miau e Noel?
(perdoem: esqueci de salvar o nome completo da fonte)
Que não nos falte empenho para buscar o melhor de nós para viver os próximos meses com leveza e encantamento, como merecemos, e para cuidar do nosso ninho com disposição legítima. Amém.

17 comentários:

Beth disse...

Bem assim Rosana, acredito que muitas pessoas, inclusive eu, iniciam um período de tristeza pré natalino e meu recolhimento se deve exatamente a precocidade comercial relativa as festas. E ainda mais, penso que nós deveríamos fazer um Natal mais condizente com nosso clima em dezembro, usar os recursos naturais do Brasil, nosso artesanato adaptado, assim como o lindo gatinho que mostras aqui. Certa vez fiz um boneco Noel surfista, ficou muito lindo. Vou experimentar, não fugindo das cores natalinas, mas sem sufocar o Noel em pesadas roupas!
Linda postagem amiga querida.
Beijinhos,
Beth

Cecilia Helena disse...

Rosana sei que ama essa época de Natal, mas há algum tempo ando questionando as histórias que cercam essa data, como por exemplo a visita do Papai Noel as crianças, fico pensando nas crianças pobres que as vezes não recebem nem uma lembrancinha, o que deve se passar em suas cabecinhas??? que não merecem um brinquedo??? e assim também não são amada pelo Papai Noel??? Quando minhas filhas eram crianças nunca consegui dizer que era o Papai Noel era quem dava os presentes e sim ele trazia o que cada papai de família podia comprar para seus filhos, para não causar uma confusão nas suas cabecinhas! Fico feliz com a data, pois é uma época em que as pessoas estão mais abertas a confraternizar, a doar e se encontrarem para festejar, mas fico triste porque também é uma época onde a solidão e as diferenças sociais ficam mais evidentes!Mesmo assim é uma fase do ano mágica, onde se busca a beleza e a esperança de um ano melhor e adoro as decorações! Bjs

Rosana Remor disse...

Que exemplo nos traz esta senhora...viver mais um Natal
!!Estou emocionada e feliz por mais esta sua injeção de ânimo!!Amei o gato-noel!!LINDO!!Bjs.

Alfa & Ômega disse...

Sou uma apaixonada pelo seu escrito! Rosana, eu blindo minha alma sim, e Natal é algo sagrado, alegre e puro! Curto com amor imenso. Eu já comecei a fazer meus enfeites que não serão meus! Já tenho demais e esse Pinterest me alucina com Natal. Sigo milhares e vejo demais me roubando o tempo de visitar as amigas!Estou curtindo estrelas e vou colocá-las em tudo, como eu fazia antigamente! Um abração e vá em frente com seus preparativos!

msgteresa disse...

Olá,Rosana querida!
Que saudades de vir até este teu cantinho tão mágico,e onde sempre encontro tanto carinho e puro encantamento! Mais uma vez,peço te perdão pelo meu sumiço virtual...Este ano tem sido tão corrido e repleto de atividades pra mim! Bons dias nos trouxeram muitas viagens e outros dias,menos suaves,nos trouxeram algumas pedras,mas muita aprendizagem pelo caminho...Às vezes nem sei de onde arranjar um tempinho tranquilo e precioso,para visitar as amigas tão queridas,cujas amizades estão sempre no meu coração! E hoje, fico feliz por simplesmente estar aqui contigo, e poder compartilhar estes ventos suaves natalinos que já estão soprando sobre nós...Também sempre um motivo de alegria para o meu espírito sonhador! Mas concordo contigo quando penso naquele "Natal comercial",imposto pela mídia,comércio e tantos meios de comunicação, em que o espírito natalino parece ser "aprisionado" e vendido sem nenhum respeito ou carinho que a data merece. E também me entristeço, quando só se dá ênfase aos "presentes" e quase nunca à mensagem do verdadeiro amor cristão. Mas a notícia boa é que os verdadeiros "sinos natalinos" sempre vão estar tocando dentro de cada um de nós, e que as luzinhas mágicas do Natal são eternizadas pelos olhos daqueles que realmente conhecem a linguagem do amor e dos ventos natalinos que sempre soprarão dos anjos, para nos lembrar que o Natal está chegando, e é hora de aproveitar e se encantar novamente...
E eu daqui desejo, que uma brisa suave e perfumada, leve o meu beijo e o meu abraço grande e carinhoso pra ti!!!
Teresa
("Se essa lua fosse minha")

Adriana disse...

ROSANA, o Natal me encanta, mas me deixa triste... nem sei o porquê... talvez seja o comércio exagerado, talvez as famílias desajustadas... sei lá, para mim é alegria e tristeza...
Seu gatinho está melhor???
bjinhosssssssss

Ciane disse...

Oi Rosana!
Agradeço seu carinho...
Também sou uma natalina e concordo com esse fora de ordem.
Aqui na Alemanha ainda existe um espírito mais religioso, acredito. Pelo menos no que se diz respeito ao próximo.
Não importa o presente, tem famílias que nem presenteio mais por aqui, mais sim estar junto.
Me deparo, todo dia, na escolinha da caçula, com as crianças preparando a salinha com coisinhas feitas por ela, fazendo biscoito para a festa dos idosos da igreja e ensaiando pro coro para cantar na missa dia 13. Ainda ontem ela chegou em casa feliz da vida. Dizendo que com os anjinhos de papel que fizeram, foram decorar a árvore de Natal na agencia do banco que fica em frente a escolinha. Em troca comeu biscoito e saquinho dado por eles. Não é lindo isso! Esse bem comum, união...
Beijos carinhosos

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que lindas suas palavras! Buscar sonhos e encantamentos sempre, para dar aquela força que as vezes precisamos para seguir em frente!
Adorei as fotos que vc colocou!
Beijos
CamomilaRosa

Cecilia e Helena disse...

Rosana, minha amiga do sorriso lindo! Um abraço carinhoso e os nossos votos de Felizes Festas para você e toda a sua família. Cecilia e Helena.

Rosana Remor disse...

Saudades amiga!!!Está tudo bem??bjs.

Roseli Rosa disse...

Estou com saudades!
Bjs

Anônimo disse...

You are not right. I can defend the position.
nineKt bb4arg48
http://maghair.ru/forum/viewtopic.php?pid=70112#p70112
http://www.tealeafstory.org/forum.php?mod=viewthread&tid=1207101&extra=
http://laptopgiare.com.vn/forum/showthread.php?55279-porno-mujeres-dormidas-ver&p=93595#post93595
http://q4owners.co.uk/q4forum/index.php?topic=175179.new#new
http://www.sportbikes.net/archives/forums/showthread.php?p=3520858#post3520858
http://bbs.gzzhilian.com/forum.php?mod=viewthread&tid=50020&extra=
http://jbrforum.biz/Forum/showthread.php?tid=162062&pid=653641#pid653641
http://darkbiz.net/showthread.php?t=76419&p=207984#post207984
http://szybowiec.dzwon.net/forum/viewtopic.php?pid=152185#p152185
http://182.16.6.254/dede/www.chwlykt.com/viewthread.php?tid=1291380&extra=
http://odszkodowanie-forum.com.pl/viewtopic.php?f=2&t=719432

Anônimo disse...

Aweѕome blog!Do you have any tips for aspiring writеrs?
I'm hopіng to start my own bloɡ soon but I'm a little loѕt on everything.

Would you recommend starting with a free platform like Wordрress օr go fοrr a paid option? There
are so man cɦoices out there that I'm сompletely confused ..
Any ideas? Many thɑnks!

Hеre is my site ... how to lose weight fast dr oz

António Je. Batalha disse...

Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.

Unknown disse...


thank you

سعودي اوتو

Taia Assunção disse...

Nosso Natal foi gostoso, junto de nossos pais, irmãos, filhos, sobrinho e neto. Três casas cheias. Foi simples, feito por muitas mãos, como a árvore preparada na goiabeira do quintal. Marido e eu, trabalhamos muito, para deixar as casas prontas para o veraneio, mas a minha turma é independente. E isso é bom, porque todos sente-se a vontade. Ainda assim conseguimos fazer um passeio de barco com todos eles pelo mangue, um dia inteiro de ócio. Beijos e um feliz 2016!!!

NdakJoleh disse...

Aqur Printing Jakarta
Jasa Cetak Murah
Jasa Fotocopy Murah
Cetak Buku Murah
Cetak Buku Yasin
Cetak Buku Umroh
Digital Printing Murah
Digital Printing 24 Jam