sábado, 12 de junho de 2010

Isso é glamour!


(Imagens da revista Noite Ilustrada, década de 40, acervo da Pousada Aldeia dos Sonhos, em Canela)
Há uma semana embarcávamos, Laély, Jane e eu, para dias de rainha na serra gaúcha. Não sabíamos disso, apenas suspeitávamos e confiávamos que os cenários de inverno no Sul e a boa companhia nos abraçariam em momentos de graça.
Um sábado depois, as cenas pareciam bem outras por aqui, depois de uma semana curta e corrida de trabalho, quando até a secretária da faxina resolveu dar o bolo. A vida é feita de ciclos - pensei logo ao acordar para me conformar em meio ao caos da casa. Começava a arregaçar as mangas para dar um destino às roupas do cesto, quando o script resolveu surpreender. Palmas no portão, lá vem a Anna desembarcando da Itália!
Salve a Anna! Salve a Susi!, devolvendo o glamour a essa rainha destronada que nem o roupão tirou para dar conta da agenda de tarefas domésticas.
A estilosa Anna, assim que caiu nas minhas mãos, ganhou status de Oscar. Um prêmio dessa história que começou aqui, mas que bem antes já prometia uma amizade de cinema: Susi no velho mundo, eu, reforçando com ela o aprendizado da cumplicidade, que atravessa facilmente o grande oceano. Grazie, amico! Ho amato!

E com glamour recuperado, que esperem as roupas no cesto, as louças na pia, a cama desarrumada... porque não é sempre que a vida nos presenteia com momentos como os que vivemos na estada na região das hortênsias, e nem sempre temos com quem dividi-los.

Suspiros de felicidade, com quês hollywoodianos, nos esperavam na primeira parada gastronômica, no entardecer do sábado, no chá da tarde ao melhor estilo europeu do tradicional Hotel Ritta Höppner, em Gramado.
Em um salão clássico, a elegância, resultado do capricho de cada detalhe, leva os turistas a uma atmosfera meio onírica...
com iluminação remetendo a palácios de contos de fadas... castiçais e rosas trazendo o romantismo para muito perto, enquanto lá fora a temperatura caía... e nossos olhos se arregalavam conforme a mesa ia se cobrindo em tons e perfumes suaves... dos waffles tenros, do strudel quentinho, das tarteletes, bolinhos e salgados divinos...
acompanhados de chás cheirosos, café, chocolate quente e um papo manso, que volta e meia buscava adivinhar a receita "secreta" das delícias pelas meninas que gostam de uma cozinha, e não esquecem dela nem em "férias". Nos despedimos da experiência gastronômica com todos os sentidos alimentados, em profundo estado de graça, como tão bem mostra o registro da amiga que veio de longe no belíssimo cenário do Residenz, sob frio congelante e alma aquecida.
E como já era noite, infelizmente não pudemos levá-la ao encantador Mini-Mundo, parque temático com réplicas em miniatura das principais edificações mundiais, que faz parte do complexo do Hotel e Residenz Ritta Hoppner. Então, deixo uma provinha como isca para a Laély e vocês também não deixarem de conhecê-lo pelo site.
E seguimos o roteiro em direção ao nosso pouso, numa aldeia dos sonhos. Garanto que irão se apaixonar, porque nós, ah, se pudéssemos, continuaríamos por lá, não é, gurias?
Bom fim de semana a todos (melhor ainda se com algumas pitadas de glamour)!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Encontros surreais ou sul-reais?

Enquanto minha visita pousa de volta no seu ninho, e o meu abriga um silencioso vazio, baixo as fotos dos cinco dias compartilhados em território gaúcho, retorno às sensações de cada cena e me apego à consagrada constatação de Oscar Wilde: A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida... Assim como a flor de beleza exótica de uma rua da acolhedora Canela, imitando volume e cores de Salvador Dali, outras tantas imagens recarregam a dose de endorfina, "químico mágico" que leva embora dores, desconfortos, apatias... E "endorfinada" e vitalizada pelos laços de afeto que nos proporcionaram dias tão intensos, "pesco" quatro fotos para a galeria que poderia se chamar Encontros surreais no Sul promovidos pelos caminhos virtuais. Uma palinha dos próximos posts que virão do nosso tour assim que aterrisar na rotina, também das lides blogueiras.
A serra recebeu minha querida amiga Laély, que decolou no Espírito Santo, como turista vip, com termômetros marcando 6 graus, como manda o calendário turístico. Eu, com uma alegria estampada no sorriso de orelha à orelha. Amigos têm essa capacidade, talvez missão: acender a chama da felicidade pelo simples fato de existirem. Lado a lado, quando temos o privilégio de nos mover ao encontro do outro, ou driblando a distância por atalhos, como fizemos por aqui, com palavras e imagens.
Receber amigos na cozinha é sinal de intimidade, mesmo quando ela se cria a partir de uma brincadeira bloguística. Foi assim com a Helena, quando aceitei o convite para participar de uma promoção do seu blog em parceria com a mãe Cecília, e levei o prêmio. Quis as pinceladas surreais do destino que Helena, que mora em Brasília, estivesse na minha cidade por motivos profissionais na mesma semana que Laély. A noite de terça-feira, então, foi curta para as "meninas" aproveitarem ao máximo a realidade do papo emendado em fios longos de interesses comuns.
Horas antes, a dupla de fãs à distância da talentosa Lu Gastal teve o privilégio de conhecê-la no seu novo espaço, em Porto Alegre, na véspera da abertura, e se deslumbrar em primeira mão com as produções belíssimas que recheiam o espaço. No corre-corre dos últimos acertos, Lu ainda reservou tempo e gentileza para nos receber para um papo entusiasmado, "regado" a chá e doces de Pelotas divinos. Deixo uma provinha do que faz os olhos brilharem em cada canto da loja como convite para quem mora na região também se encantar visitando o espaço, e para quem é de longe, namorar pela vitrine virtual. Semana antes, inaugurando os encontros históricos da temporada, a doce Cris, do Artesanato da Cris, me presenteou duas vezes: com o prêmio da promoção que nos apresentou e com sua vinda a São Leopoldo para entregá-lo em mãos, com direito à conversa animada e muita "troca de figurinhas" das arteiras entusiasmadas pelas afinidades.
Obrigada quatro vezes ao universo e às protagonistas dessas obras-primas criadas pela "boa fé" de nossos corações. Que elas se multipliquem. Amém!