
(Imagens da revista Noite Ilustrada, década de 40, acervo da Pousada Aldeia dos Sonhos, em Canela)
Há uma semana embarcávamos, Laély, Jane e eu, para dias de rainha na serra gaúcha. Não sabíamos disso, apenas suspeitávamos e confiávamos que os cenários de inverno no Sul e a boa companhia nos abraçariam em momentos de graça.
Um sábado depois, as cenas pareciam bem outras por aqui, depois de uma semana curta e corrida de trabalho, quando até a secretária da faxina resolveu dar o bolo. A vida é feita de ciclos - pensei logo ao acordar para me conformar em meio ao caos da casa. Começava a arregaçar as mangas para dar um destino às roupas do cesto, quando o script resolveu surpreender. Palmas no portão, lá vem a Anna desembarcando da Itália!
Salve a Anna! Salve a Susi!, devolvendo o glamour a essa rainha destronada que nem o roupão tirou para dar conta da agenda de tarefas domésticas.
A estilosa Anna, assim que caiu nas minhas mãos, ganhou status de Oscar. Um prêmio dessa história que começou aqui, mas que bem antes já prometia uma amizade de cinema: Susi no velho mundo, eu, reforçando com ela o aprendizado da cumplicidade, que atravessa facilmente o grande oceano. Grazie, amico! Ho amato!E com glamour recuperado, que esperem as roupas no cesto, as louças na pia, a cama desarrumada... porque não é sempre que a vida nos presenteia com momentos como os que vivemos na estada na região das hortênsias, e nem sempre temos com quem dividi-los.
Suspiros de felicidade, com quês hollywoodianos, nos esperavam na primeira parada gastronômica, no entardecer do sábado, no chá da tarde ao melhor estilo europeu do tradicional Hotel Ritta Höppner, em Gramado.
Em um salão clássico, a elegância, resultado do capricho de cada detalhe, leva os turistas a uma atmosfera meio onírica...
com iluminação remetendo a palácios de contos de fadas...
castiçais e rosas trazendo o romantismo para muito perto, enquanto lá fora a temperatura caía...
e nossos olhos se arregalavam conforme a mesa ia se cobrindo em tons e perfumes suaves...
dos waffles tenros, do strudel quentinho, das tarteletes, bolinhos e salgados divinos...
acompanhados de chás cheirosos, café, chocolate quente e um papo manso, que volta e meia buscava adivinhar a receita "secreta" das delícias pelas meninas que gostam de uma cozinha, e não esquecem dela nem em "férias".
Nos despedimos da experiência gastronômica com todos os sentidos alimentados, em profundo estado de graça, como tão bem mostra o registro da amiga que veio de longe no belíssimo cenário do Residenz, sob frio congelante e alma aquecida.
E como já era noite, infelizmente não pudemos levá-la ao encantador Mini-Mundo, parque temático com réplicas em miniatura das principais edificações mundiais, que faz parte do complexo do Hotel e Residenz Ritta Hoppner. Então, deixo uma provinha como isca para a Laély e vocês também não deixarem de conhecê-lo pelo site.
E seguimos o roteiro em direção ao nosso pouso, numa aldeia dos sonhos. Garanto que irão se apaixonar, porque nós, ah, se pudéssemos, continuaríamos por lá, não é, gurias? Bom fim de semana a todos (melhor ainda se com algumas pitadas de glamour)!