sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal! Amém!


Sissi...

Cacau...

Bia...

... vestiram-se de alegria com seu jardim iluminado, presente de Papai Noel, o gnomão mais conhecido do planeta, e receberam a incumbência de transmitir aos amigos tão queridos do Amém os votos de uma noite feliz...
... à altura do aniversariante.


Aqui, reproduzir a cena sagrada é exercício lúdico para fortalecer a presença do real significado de toda essa movimentação que muitas vezes nos embassa a alma. Que cada um de nós, com suas ferramentas e estratégias únicas, encontre o atalho para chegar à gruta que guarda o que temos de melhor.

Que mesmo escondidinha, a criança que fomos tenha uns minutos de liberdade para ser feliz daquele jeito que sentimos saudade.

E que essas alegriazinhas façam uma festa de gala no nosso peito. E que tudo isso seja contagiante, da mesma forma como temos virtualmente nos contaminado de entusiasmo com projetos, ideias e, especialmente, afeto que nos agrega nessa tribo criativa e amorosa.

Representando essa energia que tanto bem me faz, no meu presépio mora um ninho. Um presente-surpresa encontrado no meio de um caminho inesperado dessa semana. Que estejamos de olhos bem abertos e coração liberto para as surpresas dessa e de todas as noites e dias que temos a graça de viver (não é mesmo, Beth e Ivani? ) . Feliz Natal! Amém.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Snowflakes (ou mandalas de papel), uma lindeza que vicia

Por causa dos cenários do Especial de Natal de Jamie Olivier, no GNT, revi duas vezes os programas, com o olho espichado para a decoração das três cozinhas, uma mais linda que a outra. A simplicidade, marca do chef que se retrata nos ambientes rústicos, explorada com autenticidade, arrebatou minha atenção como poucas vezes acontece, já que sou um tanto (bastante) avessa à televisão. Sei bem o que me fisgou: o lúdico, sempre ele. E entre esses elementos, os enfeites de papel foram um achado muito bem lembrado. Era o branco que meu pinheiro, filhotinho do imponente pinheiro pai do jardim, precisava. Além dos snowflakes, gigantes, em profusão, como aparece neste vídeo, num segundo estúdio o papel aparece de maneira ainda mais infantil e divertida, com correntes coloridas, penduricalhos, lembrando festa junina. Para quem não assistiu, vale a pena curtir essa provinha, com uma receita que ainda me atiça fazer. Pra encurtar a conversa, saí à procura de PAPs para recortar os flocos, segui alguns passos e acabei inventando mais e mais recortes, já meio compulsiva pela delícia que é a mágica de desdobrar o papel e ver a surpresa do resultado.
Até as formas bem simples rendem beleza .
Muda-se um recortezinho e temos uma mandala diferente!
Junto com os docinhos, as bolas e alguns laços, encheram a árvore de leveza e suavidade. Não canso de me entusiasmar com essas possibilidades de custo zero e grande efeito.
Se quiser brincar com os snowflakes, neste endereço aqui dá para criá-los virtualmente. Um programão para o domingo de Natal, dia de preguiça pós tanta agitação.
Mas se preferir por a mão na tesoura de verdade, a tia Martha ensina aqui. As opções de uso são tantas! O trabalho é rapidinho, e ainda dá tempo de fazer a mágica para decorar os presentes, ou a mesa, ou as janelas... Mas cuidado: o dobra, recorta e abre é viciante, e você corre o risco de esquecer da hora, esquecer de preparar a ceia e ser pego pelo Papai Noel no meio de uma grande nevasca de mentirinha.
Bons preparativos para todos! Até amanhã. Amém.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Sinais do Natal no quintal

Figos para o doce com o perfume e o gosto mais autênticos dos meus Natais. Foram colhidos, fervidos, congelados, pelados, cozidos em calda e acondicionados em vidrinhos para mimar os amigos.
No varal, as roupinhas de uma boneca vovó são a imagem do carinho e da dedicação da "anja da guarda" dessa casa nos últimos meses. Ana veio pra ajudar a cuidar da mãe, mas logo revelou-se uma cuidadora "compulsiva". Nem as bonecas escapam de seu olhar protetor. Quanto mais olho para a imagem, mais me derreto em gratidão por esse presente tão valioso e inspirador.
Que a boa-vontade esteja sempre entre nós. Amém.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

E a família miúda voltou!




Eles nasceram para brilhar no calendário de 2010.




Dormiram um sono comprido na sua caixa, mas não nunca esquecidos, foram acordados neste dezembro para, dessa vez, colorirem a porta enfileirados.
Ganharam muitos corações de cenário (tentativa de disfarçar a pintura desbotada da velha porta) e me deram tanta alegria com seu retorno.


Volta e meia dou uma olhadinha para a turma de gnomos e vem aquela estranha impressão de incredulidade de ter sido capaz de criar umas coisinhas tão fofas (olha a modéstia da mãe das criaturas). Sensação bem própria que o distanciamento às vezes promove, mesmo que não se queira. Adoro a crafter da família, exibindo seus corações em fio. O intelectual, leitor voraz, é sério sem deixar de ser simpático. E a matriarca, com seu traje de lãzinha, garantindo o bolo da galera? Parece reger os mais novos com tanta serenidade.O casalzinho, pais recém-nascidos dos bebês gêmeos, quase os vejo na rotina puxada de cuidados com os pequenos, mais a lida doméstica, como o papel do papai de abastecer a família com alimentos fresquinhosCogumelos e hortaliças é com o agricultor, que também distribui os frutos da colheita. Se não estou enganada, ele se perde de amores pela mocinha do seu lado, que assim como ele, ama e protege a natureza.


Definitamente, tenho um pé no território do povo pequeno e o meu Natal só vibra de encantamento com eles por perto.


Que eles se encarreguem de promover aos quatro cantos a alegria da união no Natal e em 2012. Amém.