quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mosaico com cascas de ovos

E a saga das casquinhas de ovos segue colorida por aqui... Até o Coelho da Páscoa deve estar olhando de lado, cabreiro, com essa movimentação fora de época. Mal sabe ele do que minha obstinação é capaz quando me encanto por algo. Apaixonada por seus tons e textura, não consegui guardar a produção das casquinhas tingidas que mostrei aqui. E, então, auto-inspirada por esses ovinhos, resolvi "eternizar" a última leva dos corantes do seu Adamy montando mosaicos em pequenas peças de cerâmica. Com perdão do trocadilho, peixinhos, conchas e tudo que remete à mar não são minha praia, tenho uma resistência daquelas que não se explica. Mas, as duas criaturinhas estavam guardadas há anos, compradas às cegas num passeio ao litoral, e lembrei delas quando convidei Bruno para brincarmos de juntar caquinhos.
Não resisto, mais um perdão: "sobrinho de peixa, peixinho é". (rs) Os minúsculos pedacinhos usados pelo querido companheiro de invenções de moda ficarão na nossa história, tenho certeza. Tamanha superação de um impaciente não é mesmo pra se guardar como relíquia, assim como as cenas que fotografei na memória de suas mãos jeitosas e olhar atento enquanto dividíamos o pote de cola e a melhor maneira de desenvolver o trabalho?

Já a tia não estava nos melhores dias de paciência e cobriu seu peixe com cacos maiores, louquinha para fazer a barra nos vasos em miniatura.

Outros, iguaizinhos, em tamanho grande, já estão na fila para também ganharem novo visual. E como toda febre, não paro de imaginar destinos para a paleta de cores armazenada nas caixas de papelão e de juntar mais e mais casquinhas. Vamos ver o que esses quebra-cabeças ainda produzirão... (tens outras ideias, Vero, rainha do mosaico?)

Que de pecinha em pecinha a gente se faça mais inteiro (e colorido também). Amém.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Guirlanda para o SuperZiper

Desde que as meninas do SuperZiper anunciaram a promoção-desafio para marcar os 5 anos do blog, não parei mais de matutar como conjugar o material indicado - tecido, botões, linha, fitas e madeira - em um projeto realmente original. Nesses tempos em que muito se cria, mas também muito se copia no universo craft, a tarefa parecia mesmo bastante desafiadora. Passei bons momentos de recreio na rotina puxada vasculhando os arquivos da memória em busca de algo que tivesse criado e que nunca vira circulando nos meios das manualidades. Quando lembrei das florzinhas de tecido nas sementes de eucalipto, trabalhinho que inventei ainda menina, dei pulinhos de contentamento. E daí foi fácil montar a proposta dentro de um tema que adoro, as guirlandas.

Misturei os ingredientes assim:


Madeira

Busquei os galhinhos da bougainville que caíram do superninho das maritacas e com eles montei a base para a guirlanda.
Fitas
Amarrei os gravetos com fitas de dois tons e linha.
Tecido
Montei as florzinhas com círculos de tecidos nas sementes de eucalipto. Quer aprender? Ensinei aqui.

Linha

Juntei os buquês à base amarrando com linha e, depois, mais fita.



Botões

Nos intervalos, colei botões coloridos (a cola foi liberada a pedido dos concorrentes).



Prontinha, fotografei aqui e ali, em busca de boas imagens, e descobri que a "criatura dos 5 elementos" é bastante fotogênica, rendeu boas fotos.
E então enviei o material, com PAP, às organizadoras do concurso, e esperei pelo resultado com aquela expectativa infantil que ajuda a dar graça aos dias, principalmente quando eles teimam em se pintar de cinza.


E como criança, confesso que "murchei", não por não ter sido vencedora, mas por não encontrar a guirlanda na galeria dos participantes. Deixei recado pras meninas do SZ, há dias, para esclarecer se o trabalho concorreu ou não, mas não tive resposta.


Uma pena... Mas valeu. Na porta, a "bonitona" (modéstia no bolso...rs) faz sua parte para reacender a alegria inocente da menina que fui e a ir em frente na sua companhia, mais confiante. Que assim seja. Amém.