sábado, 12 de setembro de 2009

Um casamento para suspirar


Porque fim de semana merece uma sobremesa caprichada, porque é tempo (feliz) de morangos e porque é bom demais quando eles fazem parceria com merengues (suspiros), aí vai mais uma receita reeditada do Assim e Assado (Jornal VS).
Os ingredientes para os merengues são simples: claras e açúcar. O modo de fazer também, mas com dois importantes segredinhos: o que garante um merengue sequinho e que derrete na boca está no pré-cozimento e na temperatura do forno, que deve ser a mais baixa possível. Com esta receita podemos preparar os ninhos, recheados, mas também os merenguinhos simples.

O que precisa: 1 copo de claras e 3 copos de açúcar refinado peneirado

Como se faz: Numa panela pequena, misture as claras com o açúcar e leve ao fogo bem baixo mexendo até a mistura aquecer e afinar. Tome cuidado para não esquentar demais e cozinhar as claras. Coloque a mistura imediatamente na batedeira e bata até o merengue ganhar volume e consistência de marshmellow.


Forre uma assadeira com papel manteiga. Coloque o merengue num saco de confeitar ou improvise usando um saquinho plástico com a ponta cortada. Faça os ninhos começando pela base e subindo as paredes em círculos. Leve os merengues ao forno com a menor temperatura por cerca de 40 min, o suficiente para secá-los, sem ganhar cor. Se o seu forno não tem a temperatura adequada, deixe-o semi-aberto colocando uma colher de pau na porta. Desligue o forno e deixe os merengues dentro até esfriarem completamente. Retire-os da assadeira e guarde em recipiente bem fechado até a hora de recheá-los.

Um pouco antes de servir, recheie os ninhos com uma colher de nata (creme de leite) e morango, inteiro ou fatiado. E sejam felizes!

8 comentários:

Laély disse...

Ah, eu seria feliz, ao menos num instante, com um lindo merengue como esse.
E o passo-a-passo, digno de receita de livro para iniciantes.
Correria só, mas parei pra lhe desejar uma boa semana.
Abraço!

Ana B disse...

Delícia.... passei no outro blog e copiei a receita de maçã do amor para numa página infantil de revista. Autoriza? bj e ótima semana

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Hum!!!!
Me deu água na boca...
Que delícia!!
Bjs
Nani

Rosana Sperotto disse...

Lá, querida formiguinha, se o sedex garantisse carregá-los no colo (eles são tão frágeis), hoje mesmo providenciaria a remessa de uma caixa dos meus MMs (Merengues com Morangos) para fazê-la feliz... Uma semana doce pra ti também.

Ana, também trabalhas com jornalismo para crianças? Sou editora do caderno infantil do jornal aqui da cidade, isso há quase 20 anos! Vou adorar trocar ideias contigo. Sem problemas com o uso da receita, mas não é autoral, viu? Acho que veio da Ana Maria Braga, circulou entre as amigas, testei e gostei. Aguardo teu retorno, tá? Abraço grande

Rosana Sperotto disse...

Nani, experimenta! Parece um pouco complicado, mas não é difícil não. Depois me conta. Beijo e uma boa semana.

Cheiro de Vanilla disse...

Que blog mais linndo, quero sim fazer esta receita, sei que ta explicadinho,mas.....caso vou assar outra fornada, preciso esperar o forno esfriar por completo?
E esta receita rende quantos?
Bjs.....
Se puder me responder la em casa....agradeco.

Tia elvinha disse...

Olá,conhecer seu blog hoje foi um presente de natal! Os suspiros vou tentar fazer mas conhecer vc,foi bom demais.Me passou uma paz que nem imagina,pena a distância q. nos separa mas a net une.Obrigada por tudo que me proporcionou nesse inicio de tarde,um grande beijo da mais nova amiga,Élvia.Seja muuuuuito FELIZ!!!!!!!!

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

agora sei pq não deu certo, as suas duas dicas que devem ser infalíveis agora ha de dar certo :)