segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Wandschoner, protetor das paredes e da história

Em Ivoti (RS), Cidade das Flores, uma antiga e bela tradição vem sendo resgatada pelo projeto Tecendo Memórias. Pude conferir de perto os wandschoner no fim de semana, quando a cidade recebeu visitantes para a Feira das Flores, junto ao núcleo de casas enxaimel. Foram três dias de um colorido intenso ressaltado pelo Sol forte do verão antecipado. Flores, arbustos, temperos, em abundância pelos canteiros dos diferentes jardins, paisagismo caprichado, propostas inovadoras despertaram nas visitas uma vontade urgente de botar a mão na terra, semear, cuidar, florir quintais, recantos, cantinhos... Além de toda essa beleza proporcionada pelo trabalho dos floristas e paisagistas, a mostra de artesanato também encantou o público. A mim, especialmente o trabalho das bordadeiras, senhoras do Grupo de Terceira Idade Amizade que estão há anos se dedicando a recuperar o espaço nobre dos panos protetores de paredes, num processo de resgate das memórias histórico-afetivas da comunidade teuto-brasileira. Os wandschoner, do dialeto Hunsrück, é um artesanato típico da Alemanha que foi trazido para o Brasil pelas famílias imigrantes alemãs. Confeccionados em tecido de algodão, têm no centro uma mensagem bordada (provérbio popular, citação bíblica...), escrita em língua alemã. Em torno da mensagem geralmente são bordados ramos de flores. Nas paredes, refletem e transmitem valores e normas das famílias. Durante a Segunda Guerra Mundial, a língua alemã foi proibida no nosso país, e assim a arte de bordar wandschoner acabou abandonada pelas mulheres.
Graças ao empenho do Projeto, coordenado pelo Instituto Superior de Educação Ivoti, desde 2004 a atividade foi retomada. As bordadeiras experientes encarregam-se de passar adiante a técnica e a alma dos panos. Em oficinas, já capacitaram mais de 3o mulheres a dar continuidade à arte delicada das imagens e palavras coloridas de história. E dessa forma, além de contribuírem para renascimento de uma tradição singela e carregada de significados, também semeiam uma nova alternativa econômica para essas novas artesãs, de diferentes idades, e para o município. Uma iniciativa movida a entusiasmo que se reflete no primeiro momento de conversa com as omas. Com a maior paciência, leram e traduziram várias frases dos panos expostos, enquanto minha vontade crescia de sentar na roda para ensaiar uns pontinhos nessa história tão bem bordada.

A Vivianne, do De(coeur)ação, também mostrou o uso abusadamente lindo de panos de parede, estes bem brasileiros, nas imagens do fotógrafo João Urban.

12 comentários:

Tamy disse...

oi querida... então, é bem pra isso mesmo que eu queria... fazer coisinhas para a minha casa... minha habilidade com maquina de costura é inferior ao básico.. sei bem pouco mesmo!!!! Mas pelo q vc me disse parece que eu me daria bem com essa máquina!!!! Vamos ver se crio coragem para comprá-la!!! beijos e muito obrigada

Luciana Casado disse...

Oi Rosana! Que legal, adorei o post!! Bem instrutivo!!!
Parabéns!!!
Bjus, Lu

milu disse...

Nossa que maravilha este post. Faz tempo que ando querendo saber destes panos.Me lembro da nossa cozinha com estes panos bordados em cor azul (sou de S.C.).E nas cozinhas da vizinhanca tbem. Esta tradicao se perdeu, e ninguem da minha familia tem guardado um pano destes. Eu tambem nao sabia que se chamava protetor das paredes.
Um resgate maravilhoso.Muito obrigada pelo belo post. Bjs.

Dricca Kastrup disse...

Ê menina, por onde andavas que eu não te conhecia ??

Xeretei um bocado esse teu canto e gostei ! Vou seguir, tá ?

Bejin

Ruby Fernandes disse...

Oie flor!!! que coisa mais linda e singela! é de emocionar né?
Bjo bjo :)

milu disse...

Querida, que bom receber o teu recado.Quando a gente esta longe eh mto bom receber recados da terrinha.Eu estou passando uma temporada nq N.Z., tenho uma irma que mora aqui, mas ano que vem vou de volta pra casa.mas adoro aqui. Encontrei um grupo de Patchwork (minha paixao) e mesmo sem falar uma palavra em ingles a gente se entende, sao mulheres maravilhosas.
Qdo tiveres mais informacoes ou fotos destes panos faz outro post, a mim interresa mto. E a gente vai se comunicando. Bjs.

analu disse...

Rosana que lindo os trabalhos, adorei. Na proxima vou visitar . agradeço tua visita no blog. beijocas Ana Lucia

Susi disse...

Oi Rosana, td bem?
Pois è mudei de apto,ja to instalada mas sem internet ainda, to aqui quebrando o galho com uma chave recarregavel mas a conexao cai toda hora e lenta,semana que vem td se normaliza e prometo voltar com calma, hj so estou dando uma passada rapida nas amigas fiéis.
beijo grande.
Susi

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Oi Rosana !

Muito obrigada pela visita e recadinho ... Adorei ;D

Meu grupo é o Fantomania Teatro de bonecos ... conhece ?

Visite também o blog do grupo:
http://fantomania.blog.terra.com.br/
Lá tem material dos espetáculos ...

Beijos

Beijos

Ana Matusita disse...

Isso é lindo demais!
Adoraria ver de perto!
bj

Laély disse...

Vi a última foo na Casa e jardim e no blog da Vivi: um tesouro!

Anônimo disse...

Rosana minha amiga estou encantado ate hj com este pe de jaboticaba...

viu como fico lindas rs, vc tem razao com singeleza, abraços!