sábado, 12 de junho de 2010

Isso é glamour!


(Imagens da revista Noite Ilustrada, década de 40, acervo da Pousada Aldeia dos Sonhos, em Canela)
Há uma semana embarcávamos, Laély, Jane e eu, para dias de rainha na serra gaúcha. Não sabíamos disso, apenas suspeitávamos e confiávamos que os cenários de inverno no Sul e a boa companhia nos abraçariam em momentos de graça.
Um sábado depois, as cenas pareciam bem outras por aqui, depois de uma semana curta e corrida de trabalho, quando até a secretária da faxina resolveu dar o bolo. A vida é feita de ciclos - pensei logo ao acordar para me conformar em meio ao caos da casa. Começava a arregaçar as mangas para dar um destino às roupas do cesto, quando o script resolveu surpreender. Palmas no portão, lá vem a Anna desembarcando da Itália!
Salve a Anna! Salve a Susi!, devolvendo o glamour a essa rainha destronada que nem o roupão tirou para dar conta da agenda de tarefas domésticas.
A estilosa Anna, assim que caiu nas minhas mãos, ganhou status de Oscar. Um prêmio dessa história que começou aqui, mas que bem antes já prometia uma amizade de cinema: Susi no velho mundo, eu, reforçando com ela o aprendizado da cumplicidade, que atravessa facilmente o grande oceano. Grazie, amico! Ho amato!

E com glamour recuperado, que esperem as roupas no cesto, as louças na pia, a cama desarrumada... porque não é sempre que a vida nos presenteia com momentos como os que vivemos na estada na região das hortênsias, e nem sempre temos com quem dividi-los.

Suspiros de felicidade, com quês hollywoodianos, nos esperavam na primeira parada gastronômica, no entardecer do sábado, no chá da tarde ao melhor estilo europeu do tradicional Hotel Ritta Höppner, em Gramado.
Em um salão clássico, a elegância, resultado do capricho de cada detalhe, leva os turistas a uma atmosfera meio onírica...
com iluminação remetendo a palácios de contos de fadas... castiçais e rosas trazendo o romantismo para muito perto, enquanto lá fora a temperatura caía... e nossos olhos se arregalavam conforme a mesa ia se cobrindo em tons e perfumes suaves... dos waffles tenros, do strudel quentinho, das tarteletes, bolinhos e salgados divinos...
acompanhados de chás cheirosos, café, chocolate quente e um papo manso, que volta e meia buscava adivinhar a receita "secreta" das delícias pelas meninas que gostam de uma cozinha, e não esquecem dela nem em "férias". Nos despedimos da experiência gastronômica com todos os sentidos alimentados, em profundo estado de graça, como tão bem mostra o registro da amiga que veio de longe no belíssimo cenário do Residenz, sob frio congelante e alma aquecida.
E como já era noite, infelizmente não pudemos levá-la ao encantador Mini-Mundo, parque temático com réplicas em miniatura das principais edificações mundiais, que faz parte do complexo do Hotel e Residenz Ritta Hoppner. Então, deixo uma provinha como isca para a Laély e vocês também não deixarem de conhecê-lo pelo site.
E seguimos o roteiro em direção ao nosso pouso, numa aldeia dos sonhos. Garanto que irão se apaixonar, porque nós, ah, se pudéssemos, continuaríamos por lá, não é, gurias?
Bom fim de semana a todos (melhor ainda se com algumas pitadas de glamour)!

21 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Olá, Rosana!
Foi uma viagem de sonho, não é?
Um abraço da Cecilia (a mãe da Helena).

Laély disse...

Estou tão atarantada!
Achava que já havia comentado o post anterior, apesar de tê-lo lido todo, mas, não!
Tô no mesmo processo seu, de tentar pegar o ritmo normal, novamente.
Até Pingo andou me estranhando, cravando suas afiadas garras no meu rosto, coisa que nunca havia feito. Como se quisesse punir-me, por deixá-lo tantos dias, enquanto passeava na casa de outros "gatos"( entendeu, né?...rsrs)

Imagine, se tivesse mais tempo, hein?!
Está bem ligeirinha, senhora, e esta Anna, na sua mão, está parecendo mais com o nosso Quiquito, não acha?
Então: palmas pra você, que apesar da muvuca, deu conta do recado, direitinho. Isso e coisa de diva, mesmo". Como diz a música do Chico: "dá pernada, a três por quatro, e nem se despenteia".
( Gostei da roupa de gala...rsrs)

Susi disse...

Rosana, to feliz e aliviada de saber que Anna chegou ao seu destino sã e salva. Obrigada pelas lindas palavras.

Cacau Gonçalves disse...

Aaaaaahhhh!

Eu conheci tudo isso!!!!
Lindo mesmo...
Nos meus tempos de solteira fiz, com minha família, uma viagem ao sul, descendo "por dentro" e voltando pelo litoral. Daí conhecemos maravilhas como Pomerode, Canela e Gramado, Novo Hamburgo, Torres (ai, ai...rs), além das capitais.

Apesar de todo o meu pânico de frio, devo confessar que a região sul me encantou. Tudo muito bonito, limpo, organizado. Não sei se continua assim (a viagem foi em 1987, tem tempo!), mas acredito que sim...

Muito legal acompanhar os passeios de vcs! :-)))

beijo

Rosana Sperotto disse...

Cecília, foram mesmo dias de sonho, também aqui em casa, com a presença da Laély. Às vezes, a ponto de querer ser beliscada para acreditar na realidade (rsrs). E o encontro com a Helena fechou com chave de ouro. Abraço grande

Ai, Laély, essa do Pingo me surpreendeu! Gatos são mesmo de uma sensibilidade sem igual... Mas que ciumento esse bichano!(rsrs) "Depois eu é que sou arisco" - recadinho do Bibi. Também lembrei do Kikito, até fecharia mais com Gramado, né? Acho que perdi o fio da meada... Conheces bem a roupa de gala da diva, e tô me preparando para ser reconhecida "mundialmente" por ela (rsrs). Me avise com antecedência para me preparar psicologicamente, tá?rsrs... Beijo!

Susi, Anna não só chegou sã e salva como me salvou da insanidade que poderia ter se apossado de mim nas lidas da casa desse sábado (rsrs). Beijo, querida!

Cacau, e eu achando que jamais colocarias teus pezinhos no RS se tens tantas dificuldades com o frio. Bela surpresa saber que conheces essa região não tão distante do meu reduto. É, são cidades muito bem-cuidadas mesmo, um pouco pela herança germânica e também por viverem do turismo. Quando quiseres voltar, será uma alegria ser tua guia, tá? Por enquanto, siga viagem com a gente! Beijo quentinho do fogão à lenha

Cynthia Le Bourlegat disse...

Uia que luxo meninas! Adoreei o lugar! Salve três rainhas! beijos querida

Chris - da Chria disse...

Olá Rosana!
EStar aqui agora lendo este lindo post me fez voltar um pouco no tempo - há 10 anos atras, quando estava grávida da Valentina e meu marido me presenteou com uma viagem a Gramado. Ficamos hospedados neste hotel - Rita Hopnner.
Nunca vou esquecer a delicadeza deste hotel - os bolinhos, os nomes dos quartos com pinturas de personagens, o cor-de-rosa dos detalhes do salão de café, e do recital de piano que fomos ouvir numa loja alí pertinho do hotel - que vende pianos Essenfelder.
Ahhhhhhhhhhhhhh, tudo mágico em Gramado, não?!
Obrigada querida Rosana pelo post ...
bjos
Chris da Chria

Rosana Sperotto disse...

Cynthia, viu só que amigas glamurosas? (rsrs) Depois da experiência de rainha no chá da tarde, aguarde a noite de princesas num "castelo de vidro". Bom início de semana! Beijocas

Cris, querida, o Ritta Hoppner é um cenário encantador mesmo, e tem a nossa cara, meninas que gostam de mimosices. Vibrei ao saber que o conheces, em detalhes. Há uns dois ou três anos inauguraram uma nova proposta, o Residenz, em frente ao antigo, mais luxuoso, onde servem o chá da tarde. Eu continuo preferindo o primeiro, com seu clima bucólico e lúdico, seus quartos com nomes de personagens infantis, como lembraste. Sem falar no Mini-Mundo, que amo de paixão. Obrigada pela visita enriquecendo o post, querida. Beijos gaúchos!

Cris Rosa disse...

Oi Rosana, depois deste post, fico doida por ainda não conhecer esses lugares, acho que vou ter que te contratar como guia, viu? Adorei todas as fotos! Lindas!
Bjkas

msgteresa disse...

Alo,Rosana!
Nem e preciso dizer o quanto fiquei encantada com este lindo post...Ele esta realmente glamuroso!
Nem acreditei que voces estiveram la no Hotel Ritta Hoppner...Aquele onde eu e meu marido passamos nossa lua de mel!Mas me diga...Agora ja existe um outro novo hotel ? Estivemos la em 1989,ou seja, quase 21 anos atras...Imagino que muitas mudancas tenham ocorrido neste longo passar do tempo...Espero que sejam mudancas para melhor,e claro...Se nao me engano,ficamos no quarto do anaozinho "Dengoso",aquele la da estoria da Branca de Neve...
Outro dia desses,antes de saber que voces iriam para la,eu estava revendo as nossas fotos e lembrando da atmosfera romantica e encantadora daquele hotel...Lembrei ate do cafe da manha,cheio de delicias e embalado por musica classica...Realmente uma viagem para os nossos sentidos!Lembrei do jardim cheio de flores coloridas que emoldurava os nossos dias...Inesquecivel!
Querida amiga,fiquei muito contente em saber que voces se lembraram de mim la...Desta forma,posso te dizer que de algum modo, eu estive um pouquinho em Gramado, junto de voces! E a tal magia do mundo virtual...Onde somos transportados para o real,sem nem precisarmos nos movimentar no espaco-tempo!
Te agradeco por me levar nesta viagem e espero curiosa pelo desenrolar deste passeio de sonhos!
Meu abraco emocionado e agradecido pra ti!
Teresa

Unknown disse...

Oi Rosana!
Que delicia de viagem heim ;)
Acabei de conhecer seu blog, estava há vários dias procurando inspiração para fazer uma mandala, então nem preciso dizer que amei tudo aki né?
Bjs

Cecilia e Helena disse...

Oi, Rosana, li o seu e-mail e adorei, muito obrigada! Estou morrendo de vergonha por ainda não ter escrito um post à altura, mas, desde que cheguei me enfronhei nas tarefas de mãe e professora cheia de trabalho atrasado. Mas ele virá, com certeza! Mil beijos,
Helena

Cecilia Helena disse...

Olá Rosana, depois de tantas alegrias e visitas queridas, vem o turbilhão de afazeres, ahhhh mas nada que um belo presente do além-mar para trazer mais felicidade, mais felicidade só se a Anna fosse uma varinha mágica que colocaria tudo em ordem de uma tacada só rsrsrsrsrs, mas vc é guerreira e conseguiu!Acho que sua ajudante ficou com ciúmes dos dias de passeio com as amigas e quis te dar um susto hehehehe brincadeirinha hein!!! (ela lê o blog???)rsrsrsrs Beijos

Taia Assunção disse...

Parabéns pela Anna, pela Susi, pela Laély. Parabéns pelas amizades. Elas fazem a diferença em nosso dia a dia. Ainda que nos falte glamour...rsrsrs. Beijocas!

Rosana Sperotto disse...

Cris, estou à disposição para subir à serra contigo(rsrs). Adoraria mesmo trabalhar como guia... Acho que vais te encantar tanto que será difícil voltar. Beijo

Teresa, fico pensando como deve ser gratificante para os proprietários do Ritta Hoppner deixar lembranças tão lindas e duradouras em seus hóspedes. Nunca fiquei hospedada lá, mas só a visita já me deixou com as melhores impressões da proposta de clima de conto de fadas, com capricho desde a decoração ao som ambiente, sem falar na delicadeza dos funcionários. O Residenz fica em frente ao hotel antigo, que continua recebendo hóspedes de todos os cantos do mundo. Pena que já chegamos à tardinha e não pude mostrar à Laély. Fica para a próxima oportunidade, que se Deus quiser não demorará muito. Beijos, fada carioca


Bem-vinda, Elisângela! Fico contente que tenhas te inspirado por aqui. Volte outras vezes! Grande abraço


Helena, querida, a rotina aqui só agora também começa a normalizar. Beijo gaúcho!

Cecília, é verdade: bem que a Anna poderia ter feito uma mágica na faxina da casa, mas cumpriu bem seu papel me devolvendo o ânimo. E bem que gostaria que a secretária fosse leitora do blog para levar o puxão de orelha merecido (rsrs). Beijo, querida

Ô, Taia, e que diferença faz essa gente boa que colore a vida, né? Salve eles, salve nós! Beijão

Nárriman disse...

Rosana, fico cada vez mais encantada com seus textos, deliciosos de ler.
Tenho acompanhado as postagens onde vc e Laély, além de relatarem o passeio e retratarem os lugares por onde passaram, alinhavam ainda mais essa amizade, bonita de se ver, fortalecendo cada vez mais, os laços que as unem.Parabéns pelas conquistas!
Bjs!

Rosana Sperotto disse...

Oi, Nárriman, sinto assim mesmo: a amizade hoje tão próxima com a Laély é uma conquista de nós duas, e fico bem orgulhosa com nossa dedicação e coragem. Muito bom ter vocês na torcida nessa trajetória. Beijo, querida

Eliene Vila Nova disse...

Oi linda,
que delícia,literalmene, foi esse encontro,rsrs.
e obrigada pelos votos de melhora, já marquei um médicopara sexta feira, mas no meu caso é a asma mesmo e hoje me rendi ao antibiótico, não teve jeito.
não gosto de ficar doente, mas adoro um cafuné.
obrigada minha linda pelo carinho.
beijos

Cecilia e Helena disse...

Sobre o comentário que vc me deixou...
Rosana, tem que corujar mesmo! O que é aquele flickr do Vicente? O visual é uma loucura... fico imaginando o sabor... pronto, falou-se taaaanto em figo que agora fiquei com vontade!
Beijo
Helena

Rosana Sperotto disse...

Oi, Eliene, que o cafuné então ajude a acalmar o cof cof...(rsrs) E que um dia, quem sabe, estejas junto nas nossas aventuras. Beijo, querida

Helena, o figo fica "agendado" pro próximo jantar-encontro, o que achas? Modéstia bem à parte, Vicente é competente mesmo, resultado de muita dedicação e, antes de tudo, apaixonamento pela sua área. Por tabela, sou feliz pela sua trajetória. Beijos leopoldenses

Fernanda Reali disse...

eu tenho fotos ali neste café do Residenz. Meu filho amoooou, comeu muito bem lá.

veja a comilança:

http://3.bp.blogspot.com/_e3PMfdfZcW4/TQfXiHJhIDI/AAAAAAAAHV0/mEpzAu9kHok/s640/DSC02310-759631.JPG