terça-feira, 15 de junho de 2010

Uma aldeia pra sonhar acordado...

Ou um pensionato cinco estrelas para moças? As duas opções retratam com fidelidade os dois capítulos tão bem vividos na Pousada Aldeia dos Sonhos, em Canela. Quando estive lá há alguns anos com o marido, foi arrebatamento à primeira vista. A pousada caiu nas minhas graças como poucas, e quando isso acontece, saiam da frente: marqueteio aos quatro ventos, indico, mostro as fotos, divulgo o site... (o inverso também é bem verdadeiro...rsrs) Estabeleço uma relação tão próxima com o lugar, que de uma certa forma ele passa a ser um pouco meu também, e o sentir-se em casa dá-se feito mágica, orientada por alguns elementos significativos. A paisagem, a atmosfera, mas sobretudo a afinidade com a plástica das dependências, os objetos decorativos, detalhes que pulam aos olhos, tudo isso circula rapidamente pelo canal da empatia e dá a certeza de que quem mora ali, ou gerou aquele espaço, tem aspectos irmãos da minha alma. Naquele maio, ficamos acomodados na Casa Rosa, uma suíte aconchegante, como todos os ambientes da hospedaria...
Com um luxo inesquecível: a banheira de hidromassagem com vista para o cenário de araucárias, flores, passarinhos... Assim que ficou acertada a vinda da Laély ao Sul, e pensamos em alguns dias na serra, não tive dúvida: a Aldeia é a nossa cara! Fiz a propaganda forte com as meninas e ficou definido: é pra lá que vamos, é lá que montaremos nosso QG para o circuito de passeios, é lá que seremos ainda mais felizes. E assim foi, sem tirar e muito a por, como sonhei, como sonhamos... No primeiro cômodo do Chalé Hortênsia o trio se refugiou do friozão das noites com a mordomia da calefação, dos lençóis térmicos (dispensamos a lareira por puro comodismo), filmes, histórias compartilhadas... O clima de pensionato de moças deu o tom da hospedagem e embaladas por ele e pelo cansaço gostoso da maratona dormimos duas noites como adolescentes, sem nenhuma preocupação, num sono só, sonhando com as aventuras que nos aguardavam.

A vida estava ali, no riso, no café, na conversa, no abraço, na esperança...
(Atenção à coleção de colheres na sala do café banhada pelo sol da manhã)

Era a vida respingando eternidade nos momentos que acabam....

(Os gentis e hospitaleiros Ricardo e João, proprietários da Aldeia, com quem emendamos bons papos que passearam pela arquitetura, culinária, história, animais de estimação, comportamento....)

era a vida transbordando simplicidade, alegria e amizade... (José Antônio Oliveira de Resende)
(Laély em festa com seus novos amigos de quatro patas, matando a saudade dos dois que ficaram no Espírito Santo)

(Corações recortados emoldurando a vista do dia recém-nascido)

(E sob o teto das chaminés, a vida contemplada com gratidão)

(Gratidão pela fartura na mesa)

(Gratidão pela fartura de beleza)

(Gratidão pela fartura de inspiração)

(Gratidão, sobretudo, pela fartura de cumplicidade)

Que tenhamos, cada vez mais, sensibilidade para reconhecer as dádivas e coragem para vivê-las com inteireza. Amém!
Na próxima parada, a releitura da Cuca Cremosa do farto e delicioso café da manhã da Aldeia dos Sonhos preparada aqui. Fiquem com o aperitivo!

Atualizando: Ricardo e João, proprietários da Aldeia dos Sonhos, avisam-me sobre vídeo postado ontem no YouTube sobre a pousada, movimentos sincronizados com o Amém e o Saladala, que hoje também dedica post aos nossos dias hospedadas lá. Então, curtam o astral da Aldeia também por aqui:

22 comentários:

Cris Rosa disse...

Lindo lugar! adoravél!
Com a sua narração ficou melhor ainda!
Vou querer conhecer também!!!
E os valores?
Bjkas

Sherol Vinhas disse...

Nossa!!!Parece que estava andando pelo lugar, senti até o cheiro das flores rsrs
Lindo, lindo.
Já salvei o site.
abraços

Rosana Sperotto disse...

Cris, querida, faltou mesmo dizer que a Aldeia tem preços bem acessíveis. Vou atualizar, obrigada! Beijo

Laély disse...

Rosana, incrível a nossa sintonia, não?
Depois que nos falamos, à tarde, pensei que deveríamos ter combinado o post da Aldeia, juntas: muitas e muitas fotos, depois de editadas, percebi que não daria para mostrá-la, em um único post.
Justo, fazermos uma ponte, aí do RS, do seu Amém, para o ES, na minha "salada".
E eis que, ainda vou com o fubá e você já me vem com a polenta( feita pelo filho, seria melhor ainda!rs)!
Foram dias mágicos, de sonhos, mesmo!
"Pensionato para meninas" foi ótimo! Nossos preceptores foram competentes. E, quanto bom gosto, não é? Além da simpatia e gentileza.
Então, fica combinado assim: vou ver se dou conta de postar a minha visão da Aldeia, procurando não repetir fotos, pra complementar com as fotos do seu post, oK?
Agora, essa cuca, tá me cheirando a "cozinha de divas"...Só não saiu ainda o bolinho, do meu laboratório caseiro.
Abraço!

Cacau Gonçalves disse...

Mas que lugar mais maravilhoso!!!!!
Estou totalmente encantada! :-))))

beijos

msgteresa disse...

Alo Rosana!
Menina...Ainda nem me recuperei do seu belo post anterior, que me tocou tanto o coracao...E voce ja nos brinda com essa aldeia dos sonhos!
Que lugar belissimo,Rosana! Digo belo,nao so pela beleza aparente,mas tambem pela essencia de paz e harmonia que chega aos nossos sentidos! Nao me admiro que voce tenha ficado encantada com esta linda e charmosa pousada...Ela me parece uma joia rara,daquelas que brilham e enchem de luz os nossos olhos e coracoes!
E sem duvida, o calor humano de voces deve ter aquecido ainda mais a beleza do lugar...Como e bom estar entre amigas queridas e dividir tao belos momentos!
Realmente precisamos ter sensibilidade e olhar alem da nossa simples visao,para descobrir as dadivas que a vida pode nos oferecer, em cada singelo dia...
Agradeco a voces,queridas amigas, por dividirem conosco tais dadivas preciosas...Nao estavamos ali na bela aldeia,mas com certeza, ela vai ficar um pouquinho conosco...E quem sabe,nesta noite carioca estrelada, ate ira ajudar a embalar os nossos sonhos?
Mando um abraco cheio de estrelas pra voces!
Teresa

Cecilia Helena disse...

Oi Rosana, ahhh estou suspirando por aquele chalé azul, minha cor predileta e aquela banheira cheia de flores ai, ai, LINDO, LINDO!!! Obrigada por mais essas imagens maravilhosas!!! Bjs

Cecilia e Helena disse...

Que lugar mais lindo! Dá muita vontade de conhecer! Faço coro com a Cris: e os valores? Pagáveis? hihihihi
Lugar perfeito para uma segunda lua-de-mel... quem sabe?
Beijão
Helena

Cecilia e Helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susi disse...

Completando minha viagem (virtual), Rosana ja anotei a dica da Pousada ,repassei para familia ai no Brasil e na proxima ida ao Sul quero ver isso tudo de perto. Maravilhosa as fotos!
bjks

Anônimo disse...

Nossa senhora, é de tirar o fôlego mesmo tanta beleza, simplicidade, bom gosto e encantamento. Fiquei com "coceirinhas" de conhecer isso td. Quem sabe poderei levar meus amigos baianos para conhecer hein, que sonho seria ...
Bjs
Tina

Taia Assunção disse...

Amei a riqueza dos detalhes...o lugar é charmoso e se o acolhimento é de primeira o amor só pode ser a primeira vista. Beijocas e bom final de semana!

Vero Kraemer disse...

Ro, que lugar mágico, lindo, deu uma vontade imensa de fechar os olhos e estar lá!
Lindas as fotos que você postou!!!
Beijosssssssss e um lindo final de semana pra ti
Vero

Fernanda Reali disse...

Rosana, eu "te vi" no blog da Laély e adorei. Agora te vi de novo nos comentários do adorável Lost in Japan, e vim te visitar.

Adorei mais ainda.

Tudo muito aconchegante, amistoso e acolhedor neste blog.

A pousada do teu post parece muito com uma em que ficamos chamada Rita Hoppner em Gramado.

Beijos

Calma que estou com pressa! disse...

Rosana! quer me matar de saudades! ai qe delicia de ugar - já está anotadissimo! adorei esta casa que vocês ficaram - igualzinha a casa da minha vó aí em Montenegro ! ai as delicias do sul! o café colonial, o frio, ospinhões, osvinhos, estas hortências.... que cntinue assim - amém - sempre! adorei teu post e a amizade que vocês tem!
bjs

lu pietra disse...

Ro....olá minha amiga....to de volta...e encantada com o que to vendo por aqui...neste post....vc quer me matar de vontade de ir ate ai...para ver tudo isso de pertinho...que lugar...maravilhoso...to sonhando...com tudo isso...é um encanto...e mostrado por voce com toda sua mágica...sensibilidade...carinho...fica tudo mais lindo ainda....
Obrigada....por esse post...recupera a vida que ta encravada ...na alegria de viver...na simplicidade...de viver...no respirar da vida...que esse lugar e seus donos transmitem para a gente...voce é uma pessoa muito especial...e atraves dos seus post...torna nossas vidas especiais tambem...
Que bom ta de volta....e poder receber tudo isso de bom vindo de voce....

Ro...que os anjos a abençoe....

NAMASTE....

ah....essa semana....a sua caixa surpresa...irá partir daqui e logo logo chegara ai...beijos...

Isaura Garcia disse...

Estive, nos dias de carnaval, aproveitando este local maravilhoso, com minha família, justamente na casa Rosa. O cãozinho gorducho, Stanley, tb faz parte da magia do local. Vale a pena aproveitar e divulgar locais maravilhosos tão perto de nós. Abraço e beijo no coração! Isaura Garcia.

Milena Cardoso disse...

Oi Rosana! Adorei seu post!! estou interessada em ir nesta pousada, ela fica longe do centro de Canela?
Obrigada!

Rosana Sperotto disse...

Oi, Milena! Fico contente em ajudar na escolha de hospedagem. Vens de longe? A pousada fica a umas 4 a 5 quadras da rua principal de Canela, bem possível de fazer a pé. Gosto muito da Aldeia, da sua simplicidade elegante e da hospitalidade dos proprietários. Fico na torcida para que aprovem a indicação e tenham dias felizes na serra gaúcha.
Abraço!



Milena Cardoso disse...

Oi Rosana! Moro em Salto-SP mas estou preocupada por ficar um pouco longe de Gramado, não estamos querendo alugar carro, iremos em lua de mel no começo de Dezembro. Os chales pelas fotos são lindos!!

Obrigada!

Rosana Sperotto disse...

Milena, pensei que ficariam em Canela, mas se a opção é Gramado, precisariam usar ônibus para se deslocar entre as cidades, com distância de 7km. Dezembro é época do Natal Luz e Gramado "bomba" de turistas. É importante antecipar-se. Os sites de compra coletiva já oferecem pacotes bem interessantes, como este: http://www.clickon.com.br/OfertaNacional/D24978/?utm_source=NewsLetter_nova&utm_medium=Main_Deal_Foto&utm_content=&utm_campaign=Deal_Clickon__VentoSul__Gramado_CAereo_Prin__48239_D24978_20120819

Neste caso, acredito que a melhor opção de hospedagem é a Pousada Rosa.
Abraço!

Ian Sheard disse...

I consider you. This post is really ennobling. i favor your post and everything you share with North American country is current and extremely informative, i need to marker the page therefore I will come back here from you that you just have done an incredible job. Bandar Bola