segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Uma floresta de cogumelos!!!...

... brotou da noite para o dia na terra batida da área em construção, e entre exclamações alardeadas aos humanos da casa, em estado alterado pela surpresa nunca vista, chamei também o povo pequeno, que mora no jardim.
Logo embrenharam-se pelo campo de "chapeuzinhos vivos". Era visível que até eles, acostumados à natureza farta dos cogumelos, eram só admiração e alegria.
Aquele que vive da colheita observou de perto a espécie, que nasce como grão de arroz, horas depois ganha caule e corpo branquinhos e, em menos de um dia, "amadurece" e, crescido, se pinta de tons de cinza.
Ainda meio incrédulos, buscaram Alfredinho, um dos moradores do baú, para confirmar que a cena não era miragem.

O gnominho ancião percorreu caminhos pelo bosque encantado, examinou aqui e ali e depois ponderou: "Quem acredita que é preciso crer para ver, mais dia, menos dia, acaba por ver o fruto da sua fé". Observando-os bem de perto, também ouvi o recado, pelas ondas do coração. Agradeci, literalmente de joelhos, ter confiança no invisível e olhos para ver. E ...


... tratei de aproveitar mais um pouco a linda e inusitada inspiração (efêmera, pois da floresta, hoje só restam alguns poucos cogumelinhos). Mãos à obra para reproduzir e assim registrar, não só pelas fotos, o "milagre" do domingo. Para confeccionar os cogumelos, recortei círculos de mais ou menos 8 cm de diâmetro.

Alinhavei como para fuxico, recheei com plumante...

... e prendi num pedacinho de galho seco.

No de feltro, bordei as pintinhas.

Na minha "floresta", as árvores anciãs abrigam grande quantidade de cipós. Adoro. Quando faz-se limpeza no quintal, busco alguns do monte destinado ao lixo, e mesmo vendo alguns narizes torcidos, guardo-os ao Sol até secarem. Estão prontos então para serem também torcidos, amarrados, formando guirlandas rústicas, base para um sem fim de ideias decorativas, apesar de gostar muito delas assim, nuas, só com um adereço simples. Mas hoje o projetinho é outro. Amarrei os cogumelos com cipós finos à guirlanda e comecei a gestação do serzinho para aquele cenário.
Costurei à mão um tubinho de malha de algodão, com diâmetro de pouco mais que um dedo, e enchi com plumante.

Amarrei a parte de cima e fechei a de baixo, franzindo.

Fiz um gorrinho com feltro e costurei no meio da parte de baixo, para formar as pernas, e dos dois lados do corpo, para dar a impressão de mãos no bolso. (Esta é uma miniversão dos bonequinhos de tricô que muito tricotei. Uma hora dessas faço uma sessão nostalgia e mostro.)

Pintei calça e blusa com tinta para tecido. Bordei olhinhos e boca.

E lá foi ele morar entre os cogumelos, que ganharam também um passarinho xadrez.
E vejam quem voltou a se espantar?

- Nosso amiguinho, não se assuste, ele é um pequeno e bom camarada, e ela, a humana, promete deixar seu povo em sossego nos próximos dias. (Ouço-os dizendo, em coro: Amém!)
Atualizando: O Fabiano Mayrink, do blog Musgo do Campo, menino apaixonado pela natureza, seguiu a lição direitinho e fez seus cogumelos. Vejam que lindinhos, junto a uma pinha!

27 comentários:

Cris Rosa disse...

Lindos! E que fotos maravilhosas vc tiraste!
O bonequinho ficou lindo, perfeito na guirlando de cipós e cogumelos!
Parabéns!

Bjkas

Carmen Mesquita disse...

Estou pasma com a sua criatividade!
Parabéns!
um grande abraço
Carmen
http://naoapaguealousa.blogspot.com/

Cecilia Helena disse...

Oi Rosana, que lindo bonequinho, que carinha boa ele tem!!! Ficou um encanto essa girlanda, mágica mesmo. Você sempre surpreendendo, deveria abrir uma loja com seus produtos para encantar as crianças pequenas e grandes, fazendo brinquedos lúdicos, para montar um mundo encantado!Beijos

Rosana Sperotto disse...

Cris, fiz dezenas de fotos! Um ângulo mais interessante que o outro, não conseguia parar. Olha, faz mesmo a cadeirinha, a Ju vai amar! Beijo

Carmen, seja muito bem-vinda! Fico muito contente que tenhas gostado das minhas "artesanias". Volte outras vezes! Abraço grande pra ti também

Cecília, ando deixando "a vida me levar", experimentando diferentes meios de dar forma ao que me encanta. Vamos ver o rumo que isso tudo criará, não é? Obrigada pelo incentivo sempre. Beijo

Calma que estou com pressa! disse...

oi rosana- ai que coisa mais fofa- sabe que quando vi já pensei em gnomos- e nas minhas canetas que eles pegam e escondem não sei aonde- porque só pode ter gnomos ou duendes aqui rsrs
sabe que esta tua arte me lembrou o fabiano do musgo verde- porque será?
ah e tu será bem vinda na comunidade desafio artistico, a gente se empolga para fazer algo legal e sempre aprende com os outros -
lá no blog é só tu clicar em cima desafios artisticos que estará lá - é orkut- tu tem orkut? e estamos no flickr tb- mas tem muita gente que não está querendo ir para o flickr- e depois quando a gente posta as nossas artes a chris- moderadora - uma artista talentosa - querida, tem blog tb - faz cada coisa linda -
ela faz um video e coloca no you tube - oh que chique- é nois na fita-
vai lá tu tem tanto que mostrar- todo mês é inventando um novo desafio, mas não é algo assim obrigatório, se não fizer, porque todos nós temos milhares de coisas para fazer, pensar... e as vezes passa-
te espero lá
vai láver o trablho dos outros tem coisa que tu não vai acreditar- que muitos jogariam no lixo- e vira arte
eu vou psotar no meu blog tb as artes de lá e vou mandar para a vila do artesão para cris turek
bjs

Mirane Mcleslie, Canada, Ontario disse...

Ola Rosana,

Que lindo! Fico encantada com a sua criatividade! Amei as Guirlanda! As fotos sao maravilhosas!
Parabens!

Bjs

Taia Assunção disse...

kkkkkkkk...amei. As fotos ficaram maravilhosas e o projeto um doce. Nariz torcido? Deixemos eles de lado. Beijocas!

c r i s disse...

ai Rosana, que lindo!! Sou facilmente sugestionável, e estou acreditando mesmo que o teu quintal é encantado e que vc na verdade é uma fada muito cheia de criatividade...bjokas!!

Rosana Sperotto disse...

Oi, Lu, também lembrei do Fabiano, vamos ver se ele aparece por aqui. Obrigada pelo convite, pensarei com carinho na possibilidade de participar da comunidade, tá? Beijão

Mirane, outra visita de tão longe! Bem-vinda! Acho que não resistirei e vou acabar postando mais fotos da turminha na floresta (rs). Beijos!

Taia, honro o título de Rainha da Sucata e não tô nem aí para os narizes torcidos. Depois da transformação, eles se rendem (rsrs). Beijocas!

Rosana Sperotto disse...

Cris, evito entrar na mística, pra não assustar os leitores (rsrs), mas confesso aqui nos bastidores que acredito mesmo na energia dos elementais... Vai ver que é por isso que volta e meia eles mandam sinais, né? (rs) Beijinho!

Anônimo disse...

Sempre passo,nunca comento,mas hoje não resisti!!Lindo os dois!
A criação da natureza,e sua criação!!Elza

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

Oi Rosana

Que coisa mais fofa, nunca vi ninguém fazendo cogumelos, linda guirlanda!!!

bjus

Ana Matusita disse...

Rosana, essa primeira foto tá demais! Todas estão lindas mas a primeira tá digna de capa de alguma revista do mundo mágico das fadas e gnomos!
Amei essa florestinha de cogumelos!
bj

Zaza Lombardi disse...

Ciao...
Bello.
Lindos trabalhos.

lu pietra disse...

Olá Ro...ontem vi seu post...mas estava correndo...como sempre...e não dava pra comentar...hoje voltei...para te agradecer...as suas palavras la no blog...amei muito ter sua amizade atraves do blog...e vim tb pra comentar...sabe...que hoje cedo com sai para regar..minhas plantinhas...quem vejo...meu duende...me olhando com uma carinha bem marota...e ai lembrei do seu post...esses elementais...são mesmo umas fofuras..amo eles...e tenho certeza que povoam...nossos jardins...para nos trazer alegrias...
beijos.....de duendes e fadas....para voce...
NAMASTE.

Rosana Sperotto disse...

Elza, duplo agradecimento: pelas visitas e palavras incentivadoras. Abraço bem grande

Ana Maria, vê só: nessa vida se vê de tudo, até gente meio maluquinha que inventa de copiar a natureza, não é? (rs) Beijo

Ana, poderia ter passado o dia fotografando, isso que só chamei dois dos meus gnominhos! (rs) Também elegi a primeira foto como a preferida, mas olha que foi difícil a escolha (modesta...rs). Beijos!

Zaza, que delícia tua visita! Beijos daqui também!

Lu, sabes que o carinho é correspondido, não é? Acho tão bonito essa coisa de nos lembrarmos dos amigos que fizemos aqui no nosso cotidiano. Beijos, minha querida!

Nárriman disse...

Rosana, além dos seus textos, suas fotos também me encantam!!! Que imagens lindas e que trabalho criativo! Parabéns!
BJs!

Chris da Chria disse...

Rosana querida!
Que coisa mais linda! Fiquei encantada!
As fotos ficaram ótimas...
bjo grande!
Chris da Chria

msgteresa disse...

Alo,Rosana!
Aqui estou eu, novamente encantada com a tua florestinha de cogumelos e as tuas maos de fada madrinha, que transformam pequenos objetos em seres magicos!
Realmente as tuas fotos estao maravilhosas e falam por si so aos nossos coracoes... Como nao nos emocionarmos elas? Nos remetem a algum lugar encantado da nossa memoria, onde ainda somos eternas criancas...Um jardim secreto escondido na nossa emocao! Fico sempre tao comovida com a tua sensibilidade e ternura... Te agradeco muito por compartilhar todo esse misterio da natureza conosco !
Recebeste o meu e-mail? Assim que eu puder te envio tambem umas fotos daqueles meus amiguinhos do quintal, os pequenos micos estrelas, que com o tempo mais quente, estao voltando em bando a nossa arvore...E o prenuncio da primavera!
Beijos pra ti,minha amiga!
Teresa

Taia Assunção disse...

Já fui uma rainha da sucata, mas depois de todas essas andanças vai ficando inviável. Hoje mantenho o mínimo do mínimo e sooooooooofro, porque minha casa anda tão clean. A Ana tem razão, a primeira foto ficou demais (você não precisa de modéstia). Beijocas!

Hazel Evangelista disse...

Uau, Rosana... que grande manifestação dos elementais essa floresta que apareceu assim do nada, não é mesmo?

Não duvides que eles estão sempre por perto.

Adorei a tua colecção de gnomos e a linda guirlanda que fizeste. Parabéns!!

Especialmente Gaspas disse...

Que linda essa visão dos cogumelos :) é um privilégio ter algo assim ao pé de casa :)

Anônimo disse...

Oi Rosana bom dia! olha vim correndo aq quando a Teresa a msteresa me avisou de sua postagem por e-mail, realmente lindíssimos os cogumelos!

vai ver nasceram ali por algum motivo, local de construção, quem sabe planos futuros?!

sabe os cogumelos são formados de hifas eles todos, o que aparece como chapéu é o corpo de frutificação, onde esta cheio de esporos, quando secam por baixo continua vivo escondido na terra, e também muitos esporos vão germinar e depois de tempos que a natureza sabe eles voltaram, acho que agora sempre terá visitas dos cogumelos.

sabe de que eu lembrei, do jogo the sims num passe de mágica, e também nasciam cogumelos no jardim ao passar do tempo de jogo, um abraço, ficou linda a guirlanda, ate me instigou a fazer uns cogumelinhos com um tecidos coloridos que a costureira devolveu da calça da minha Irma ;) depois te conto se consegui fazer, vou por algodão pra encher, não tenho plumante

Anônimo disse...

Tia Preta,
Parabéns!!!!! Está muito bonito o teu blog. Não tinha visto ninguém usar esta formula para contar uma hitória e ao mesmo tempo ser tão didática. A Nara vai adorar. Recomendações ao povo pequeno.

Tacho

Anônimo disse...

Rosana consegui fazer os cogumelinhos, confesso que demorei pra acertar a dar no da linha pra fechar e prender o galho rs, mais consegui! depois te envio um e-mail com uma imagem, fiz tres vermelhos, bjs e obrigado pela inspiraçao!

Laély disse...

Deu pra contadora de histórias agora, senhora?!
Pareceu-me uma caverna, com mineiros no meio de estalagmites: surreal! rs

Cacau Gonçalves disse...

Rosaaaana!

Mas que coisas mais lindas!
Os cogumelos que apareceram, os que vc criou e os gnomos fofos!
Sou apaixonada por tudo isso...rs
Tive uma fase na adolescência em que desenhava cogumelos compulsivamente. Anos mais tarde, morei em uma casa, aqui em São Lourenço, cuja umidade era terrível e a única coisa que amenizava o meu desconforto era o fato de, vira e mexe, nascer um cogumelo ao lado da minha cama, por entre os tacos de madeira e o rodapé...rs

beijosss