segunda-feira, 6 de junho de 2011

Da mala da comadre

Sempre me impressiona, e encanta, os fenômenos que acontecem com aqueles que se conhecem profundamente, pelo direito e pelo avesso, lado A e lado B (fazendo vistas grossas com suas implicações....rs). Entre tantas manifestações do poder dessa intimidade, é quando os amigos viajam que uma delas me faz cafuné no coração: relatam em minúcias cenas e passagens que sabem de antemão me causariam um alvoroço de alegria. Às vezes são detalhezinhos, como uma espécie de árvore, a moldura de uma janela, a textura de um doce. E como num toque de varinha de condão, vivencio a situação como se tivesse participado dela, chegando bem perto do sabor, do cheiro, da vibração da cor, da emoção do momento...

Comadre tem essa capacidade aguçada de me dar carona nas suas andanças. Descreve como só ela lugares, povos, costumes, tudo ricamente detalhado, dispensando até fotos. Adoro ouvi-la, como criança escuta histórias antes de dormir e vai ficando molinha, molinha.... Dessa vez, voltou com a bagagem transbordando de novidades gastronômicas, culturais, religiosas, comportamentais, depois de uma aventura com sua grande família pela Europa. Num intervalo delicioso do cotidiano meio castigado dos últimos meses, em dia de aniversário, emprestei meus ouvidos com muito gosto para os melhores momentos que ela foi pinçando de acordo com meus interesses. Logo de início, tira uma caixa cor de rosa da sacola anunciando que ali morava uma coleção de coisinhas que recolhera para mim pelos trajetos da "expedição". Assim que a vi, vivi mais uma vez a certeza de que grandes amigos promovem o milagre de se apropriar de nossos olhos e fazer escolhas certeiras dos principais nutrientes da nossa alma. E foi assim que a comadre me trouxe a tesoura mais linda do mundo...


O dedal mais charmoso... A latinha de balas mais fofa...
E o São Francisco mais doce.

Na estreia dos presentes, preparei um outro, para uma bela menina que vi crescer e agora usa aliança na mão direita.Sim, querido Quintana, "amar é mudar a alma de casa". A comadre é fera nisso.Que por aqui também os canais do afeto estejam sempre abertos, para irmos mais longe, para estarmos cada vez mais perto. Amém!

13 comentários:

Marilia Baunilha e Patch disse...

Amém, mil vezes amém!

Beijos,

Eneida

Marly disse...

Concordo! E os presentes são mesmo lindíssimos!

Um abraço e bom dia!

Ivani disse...

você me empresta a sua comadre?
que delicia de postagem, e que comadre de bom gosto!
são lindos os presentes, mas mais lindo ainda é o elo que une vocês.
Parabésn Rosana, beijos e bom dia!

Rosana Remor disse...

Que comadre mais amada,amém!!Ela captou direitinho o seu bom gosto e a sua delicadeza!!Bjs amiga!!

HelôZanardi disse...

Contente por ler um post teu, difícil nestes tempos conturbados. Contente pelos presentes que ganhastes, parabéns duplo, afinal as escolhas foram certeiras, Contente, mil vezes contente por ver o teu coração cheio de encantamento e alegria. Tenho acompanhado teus posts, o do teu fiel escudeiro, uma paixão. Mas hoje senti leveza, disposição. Amem guria, amem. Um grande abraço com carinho, Heloísa

Taia Assunção disse...

Lindos mimos, coisa boa é nos identificar no olhar do outro. Beijocas!

Tina disse...

Tô boquiaberta! O que essa latinha dos gnomos. Só podia estar te esperando mesmo. Beijocas,

c r i s disse...

Aaahhhh, esse é meu suspiro quentinho, acabei de vir lá da Ivani e aterrissei por aqui suspirando pelos teus presentes! Concordo em todos os ítens tudo fofo e pensado com carinho, emociona demais!! Bjinho, é bom te sentir bem, viu?

msgteresa disse...

Querida Rosana!
Que delícia é vir até aqui e te encontrar assim tão encantada... E que presentes maravilhosos,minha amiga! Achei todos tão lindinhos, e com certeza,são belas e delicadas surpresas para o teu coração de anjo... E isso tudo só demonstra o quanto tu és querida e especial!
Perdoe a minha ausência por aqui... Continuo naqueles dias meio "enrolados",durante os quais o tempo passa tâo depressa que a gente nem percebe...Mas,graças à Deus, os meninos estão bem melhor e a minha mãe também. E fora isso, passamos por uns probleminhas com a internet, que espero estarem solucionados(Rs...)E a sua mãe,como está indo? Continuo orando por vocês, e sei que tempos melhores,de muita alegria e suavidade, ainda virão.
Fiquei muito contente quando vi o teu carinhoso comentário lá no meu blog...Muito obrigada,minha querida, eu já estava com saudades de você por lá! Tinha certeza que você iria gostar de ver os meus bules e xícaras novos (Rs...)!Eles realmente são objetos que nos falam ao coração,né?
Aqui no Rio já esfriou bastante, e eu fico aqui imaginando o frio que deve estar fazendo por aí. Os cariocas daqui ficam logo assustados quando o frio chega... Basta a temperatura baixar os 20 graus pra todo mundo achar que o Rio de Janeiro inteiro vai congelar! (Rs...)
Te mando o meu abraço caloroso e um beijo na tua alma iluminada!
Teresa

Anita disse...

Oi Rosana, apaixonei nos presentes, e o charme da almofada que vc fez??? tbem amei. Obrigada pelo carinho esses dias lá no blog, viu? Bjss.

Adriana disse...

TENHO UMA IRMÃ ASSIM... NEM PRECISA DE FOTO PRA EU ENTENDER O QUE ELA ESTÁ ME RELATANDO!
É REALMENTE A TESOURA MAIS LINDA DO MUNDO!!! TUA COMADRE TEM MUUUUITA SENSIBILIDADE! QUE PRESENTES FOFOS!!!
E A ALMOFADA QUE SONHO! ELA TEM ALMA! ADORARIA ESTAR NO LUGAR DA MOÇA COM A ALINÇA NA MÃO DIREITA!

BEIJOSSSSS

JÁ DISSE QUE ADOOORO LER O QUE VC ESCREVE???

Solange Fernandes disse...

É realmente impressionante como temos afinidade com certas pessoas, que ficam sendo nossas irmãs de almas. Presentes fofos aquecem o coração, amei esta tesoura Rosane. Bjs

Maria Luiza disse...

Minha querida cumadre,
Tua alegria é minha alegria também. Quisera poder te dar um presente por dia e te ver assim tão feliz. Senti uma nuvem de améns com toda esta gente achando lindo aqueles presentes. Chegou cor-de-rosa, povoando meu coração, a ponto de ter que tirar o casaCO. aGRADEÇO A dEUS POR ESTE amor e pela tua existência. Como é possível que tu consigas espraiar tanto afeto.
Acho mesmo que a gente carrega os amigos numa malinha lá dentro do coração, e te via em cada mimosices(será com c) no caminho. Jamais poderei ver uma borboleta ou um jardim sempensar em ti.
E, como diria minha mãe, que Deus te conserve assim. Te amo
Beijo Grande
Cumadre