quinta-feira, 9 de junho de 2011

O aniversariante e seus bolinhos

Na véspera do aniversário do meu fiel escudeiro, como diz a querida Helô, o sobrinho Bruno, mostramos que levamos mesmo a sério a constatação aquela que diz que a festa começa nos preparativos. Prontinho para comemorar sua primeira década, vestiu o avental e provou que nesses 10 anos aprendeu bem mais das lidas da confeitaria do que essa tia julgava. E como num desses reality shows gastronômicos, abraçou o desafio e o bowl delegando-me a simples tarefa de auxiliar na orientação dos ingredientes e na logística do forno e coberturas dos seus bolinhos.
Resolvemos preparar duas receitinhas da Ana Sinhana, várias vezes testadas e aprovadíssimas. Esta
daqui permite muitas variações, como mostrei aqui. Aproveitamos essa outra sugestão da Ana e os pequenos cortadores de biscoito entraram em ação. Muita calma nessa hora - pedia ao petit patisserie - mas mesmo que eles rachem um pouquinho, depois de "nevados" a imperfeição desaparece.




E a neve de açúcar de confeiteiro cobriu as tampinhas recortadas (e parte do chão da cozinha...rs).

Usando o doce mais saboroso que meu paladar elegeu quando criança e nunca perdeu o posto, o leite condensado cozido na lata, fizemos uma ganache agregando colheradas dele com chocolate meio-amargo e um pouquinho de creme de leite. Tudo misturado em banho-maria, ganhou uma consistência ótima e açúcar na medida. Recheamos os muffins com uma colherada farta e os vazados ficaram bem preenchidos de marrom escuro, num belo contraste.

É chegada a hora tão esperada de colocar as etiquetas preparadas por Bruno com antecedência. Criar e assumir a assinatura é quase um rito de passagem nessa época boa da vida, não é mesmo? Treiná-la, lembro bem, ocupava páginas dos cadernos. O "quase pré-adolescente", como se define, exercitou bastante personalizando a produção, e se saiu bem também nessa etapa.
Na segunda fornada da mesma receita, usamos rodelas de banana, polvilhadas com açúcar e canela, distribuindo um pouquinho de massa no fundo das forminhas de papel, banana e outra camada de massa. Depois de assados e frios, foram cobertos com a sobra do leite condensado e um detalhezinho da ganache.

Mas não poderiam faltar os bolinhos mais amados pelas crianças (as grandes, inclusive), e os cupcakes de chocolate mostrados nesse outro aniversário ganharam confete sobre a ganache (que ainda sobrou para o confeiteiro comer purinha).

E como o dono da festa é "multifuncional", fechamos a cozinha com o garoto-propaganda fazendo o marketing do seu próprio produto, entusiasmado com a façanha realizada em tempo recorde, com os melhores resultados. Vamos abrir uma confeitaria? - fui convidada assim que entramos no carro com as formas recheadas. Sorrio para meu sócio, voltando nos anos, quando a cada aniversário seu recebia o pedido de um bolo temático. Conto a ele algumas sinopses da minha vida de boleira de tempos atrás e ele entende que, hoje, só posso brincar de doceira. Um tanto nostálgica, reconheço que Bruno não só me alcançou na (pouca) altura, mas que também mostra maturidade para aceitar o bastão e dar conta de dar forma a seus sonhos.

"Não dê o peixe, ensine a pescar", acho que estou aprendendo, de preferência, na melhor companhia dos meus meninos mestre-cucas de cuca legal. Amém!

22 comentários:

Rosana Remor disse...

Rô,querida!O Bruno é um garoto de sorte...que tia amada e prendada ele tem!!Aprendeu direitinho a arte boleira!!Estou com água na boca!!Coisa mais querida este garotão!Feliz Aniversário para ele e Feliz Tudo para você!!BJS !!

mollymell disse...

Que postagem bonita, Rosana. Parabens para o Bruno pelo Aniversario, e pelos dotes culinarios.
Gostei principalmente dessa postagem pois vi como voce deu asas e ajudou Bruno no desenvolvimento de sua criatividade e chance de participar e aprender fazendo. Muitos adultos nao agem assim com as criancas, e coincidentemente hoje eu escrevi como e importante promover um ambiente que incentive a crianca a criar, a sonhar.

Cynthia Le Bourlegat disse...

Parabéns pro Bruno!!! E que delícia que devem ter ficado os bolinhos, tao lindos! beijo rosana querida

Ana Matusita disse...

É muito amor, nos bolinhos e na relação com o seu pré adolescente!
Fico encantada e envaidecida...
Parabéns ao Bruno!
Bj,
Ana

Ana Matusita disse...

É muito amor, nos bolinhos e na relação com o seu pré adolescente!
Fico encantada e envaidecida...
Parabéns ao Bruno!
Bj,
Ana

Anônimo disse...

Olá. Que delícia, adorei.Chequei aqui por um blog amigo e já fui ficando, passe no meu também e se gostar será muito bem vinda a ficar por lá. Vão ter 2 sorteios e ainda dá tempo de participar, se inscreva. Beijos!!
Iara Maciel- iarinhanega@hotmail.com
www.negracriativa.blogspot.com

Cecilia e Helena disse...

Gente, que loucura esses docinhos! Parabéns ao Bruno! Rosana, também acho que leite condensado cozido na lata é imbatível.
Beijos
Helena

c r i s disse...

Amor imenso do sobrinho aos bolinhos, esta receita é imabatível assim como o doce de leite...Parabéns!
Bjim

Ivani disse...

Ai Rosana que delicia de postagem!
O Bruno tem muita sorte por ter uma tia tão fofa como você.
E ele não escapa do padrão. É muito fofo.
As crianças precisam de incentivo e afeto, muito afeto. Elogios então...são indispensáveis. Parabéns a esse lindo garoto, e à titia coruja, que sabe das coisas.
Beijos querida, muito frio por aí, não?
Aqui está bastante gelado. Boa tarde.

Solange Fernandes disse...

Nada com ter dois mestres cuca em casa, oh mulher privilegiada.Parabéns ao fofo cozinheiro.Bjs

Adriana disse...

DÁ UM BEIJÃO NO BRUNO!!! ELE ME DEU MUITA SORTE QDO GANHEI O CALENDÁRIO MAIS LINDO DO MUNDO!!! LEMBRA??? QUERO DESEJAR A ELE TUUUDO DE BOM!!!
COMO CRIANÇA GOSTA DE ESTAR COM A MÃO NA MASSA, NÉ? É PURA ALQUIMIA!!!

BEIJOS MIL PRA ELE!!!

Tati disse...

Que momento gostoso!!! Linda postagem!

dollystar disse...

Eu posso com essa postagem? que gracinha esse pequeno confeiteiro; aqui tenho meu mini boleiro, ama fazer um bolo de caneca mas esse seu sobrinho ganhou; parabéns à titia e a êle!
A foto onde o artista aparece junto às suas criações está show.
bjs, Dolly
(obrigada pela visitinha e palavras estimulantes)

Anônimo disse...

Oi Rosana boa tarde! Parabéns ao seu mestre cuca, estão com uma cara ótima! eu também dês de criança fui curioso com os afazeres da cozinha, não me julgo muito sabido porem me viro bem com as panelas e o forno :)

sempre ficava observando minha mãe que também gostava de cozinhar e muitas das vezes me "atrevendo" a fazer umas receitinhas mesmo com 7 anos rs, minha mãe as vezes ficava preocupa.. Não me aventuro mais na cozinha pois aq em casa meu pai e minha irmã não ligam muito pra cozinha e ela anda meio vazia de ingredientes...

Quando eu começar a trabalhar terei minha cozinha bem recheada de ingredientes, amem rs :)

um abraço!

msgteresa disse...

Querida Rosana!
Fiquei daqui de longe suspirando pelos bolinhos deliciosos... Maravilha! Mesmo com a tua ajudinha de fada madrinha,impossível a gente não se encantar com este pequeno "mestre cuca" ... Ele é sem dúvida, um menino super telentoso!E eu acho que ele se saiu melhor do que muita gente grande que eu conheço! (Rs...)
Por favor,Rosana, dá um abraço bem apertado nesse pequeno príncipe de 10 aninhos,e muitos beijinhos também... Desejo muitas felidades pra ele e pra toda essa tua família talentosa!
E por aqui, os cariocas continuam reclamando do frio... Mas eu adoro os dias azuis do outono carioca e aquele solzinho aconchegante...
Se você puder, passa lá no meu bloguinho que tem bolo de fubá com aquele jeitinho de festa junina...
Muitos beijos pra ti,amiga querida!

Vero Kraemer disse...

Ro querida, fiquei tão, mas tãoooooooo feliz com a sua visita!!!
Minha sobrinha fará 10 anos logo mais, mas a tia dela, euzinha, só sabe ensinar a pintar... rsrsrsrsrs
Muito lindo o Bruno cozinhando, fazendo tudo , dá gosto de ver!!! Também, com uma tia destas, né?
Amoooooooo seu blog e o amor que você sempre mostra em tudo!!!
beijosssssssss e um lindo domingo proceis
Vero

Sem Nome disse...

Beijinhos para o Bruno, beijinhos para você!!
Tenham um lindo domingo!!!
Beijos!!
Bela

Sem Nome disse...

Beijinhos para o Bruno, beijinhos para você!!
Tenham um lindo domingo!!!
Beijos!!
Bela

mollymell disse...

Bom dia!
Aqui as coisas estão voltando ao normal. A energia voltou ontem a noite. Agora podemos cozinhar, lavar a roupa, e usar o computador :)
Obrigada pelo carinho.

Laély disse...

Gostaria que o Aécius tivesse o mesmo interesse pela cozinha. Ou será que a culpa é minha?...rs
Abraço no Bruninho!

Unknown disse...

Estes são momentos que com certeza ele vai lembrar pro resto da vida. Bjsss

Ana Raupp Matte disse...

Olá! Cheguei aqui no blog meio que por acaso (apesar de acreditar que nada é por acaso). Estava "vasculhando" blog's por ai e encontrei este. Gostei de cara, mas qual não foi minha surpresa quando vi uma foto do Bruno... Sim, o Brunildo (como eu costumava chamar), crescido, um moço, mas ainda o Brunildo. Fui prof dele no 1o ano. Eu, que presenciei seus primeiros traçados, agora posso ver pelo blog o ensaio da assintatura (sim, um rito de passagem, bem lembro da minha).

Parabéns pelo blog, um beijo no Bruno!!!