segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sem açúcar, nem adoçante, com bastante afeto

Desde que assumi o cargo de cozinheira oficial da mãe, diabética, venho buscando e testando receitas de bolo diet aqui e ali pelos sites e blogs afora. Frustração em cima de frustração, resultados abatumados (solados), sabor com final amargo, convites não faltaram para jogar a toalha e me render aos produtos prontos das padarias naturais. Mas, como taurina, obstinada e amante dos prazeres da mesa, e brasileira genuína, não desisto na primeira, nem na décima vez (rs).

No cesto da cozinha, as bananas amadureceram demais em pouco tempo, fruto do calorão dos últimos dias, e foram elas o motivo de sair à cata mais uma vez de uma receitinha sem açúcar para aproveitá-las. E não é que dessa vez encontrei!

Como suspeitava a cada tentativa amarga, o melhor recurso é deixar de lado os adoçantes forno&fogão e se valer da doçura das frutas. Talvez pela pouca experiência, não me acertei mesmo com o tal açúcar falso. Nas experiências daqui, deixaram sempre a massa pesada, seca e pouco saborosa. Ao contrário, o bolo de banana e aveia ficou fofo, úmido, delicioso. Um troféu que exibi toda orgulhosa aos olhos da mãe que, provando a máxima aquela que a fruta não cai longe do pé, também elege o comer bem como um dos maiores prazeres da vida. Mesmo com restrições, cada huuumm seu, bem acentuado, nas bocadas de uma novidade para o paladar vale minha teimosia.

A receita campeã, que conquistou o povo todo da casa, está aqui. Um achado também para quem está de briga com a balança (comendo moderamente, é claro).

Que a criatividade seja tempero para nossa doçura, sempre. Amém.

16 comentários:

c r i s disse...

Ô minha flor, imagino que a fruta não caia longe do pé mesmo, até na doçura!

Voltei esta semana para o blog, dei um xô na procrastinação e infelizmente, também tenho moderado nas delícias à mesa, que comida nas férias tem sabor ainda melhor, não é? KKkk! Bjo grande e ótimo ano pra você!

Rosana Remor disse...

Oi minha linda!Meu marido é diabético , eu uso adoçante culinário para os doces que faço pra ele.Usava o da Lowçucar e agora,usarei o Stevita. Eu faço um bolo comum e só troco o açúcar pelo adoçante, fica sempre bom.Já fiz bolo de banana, pão,torta de maçã...Mas vou fazer este bolo sem adoçante,parece delicioso!!Bjs!

Beth disse...

Amiga querida, sempre nos brindando com gostosuras e essa, podes ter a certeza, amanhã será testada. Tenho feito o bolo de bananas (da prosperidade) mas leva açúcar mascavo.
Estou imaginando a delícia, e melhor, é muito saudável.
Abraço "com sabor de afeto"
Beth

Nárriman disse...

Olá Rosana!
Vou copiar essa receita e espero agradar do mesmo modo. Minha mãe descobriu a Diabetes no mês passado e ainda não conseguiu se adaptar à nova dieta. Tomara que eu consiga arrancar hummmmmm's dela também! rsss. Obrigada por compartilhar!
Bjs!

msgteresa disse...

Querida Rosana!
Nem preciso dizer o quanto me deliciei com este teu saboroso post... E logo com um bolo de bananas,um dos que mais gosto! (Rs...)
Fiquei daqui de longe, te imaginando na tua cozinha mágica, "arquitetando" e testando as possiveis receitas para agradar ao paladar e à saúde da família... E então, surge a receita ideal, com o auxílio desta fruta versátil,nutritiva e abençoada que é a banana... Pura delícia!
Sabes que outro dia desses, ganhei um cacho inteiro desta fruta,pequenas e bem doces, vindas do sítio de um amigo... E o resultado foi um festival de bananas pela semana inteira, com direito à torta e doce caseiro... Hummmmm!!!! Mas tudo também com menos açúcar, pra dar uma ajudazinha à dieta do marido... (Rs...)
Parabéns,minha querida, pelo teu capricho,zelo e criatividade tão preciosa!
Meu beijo grande pra ti!!!
Teresa

Ivani disse...

bom dia Rosana querida.
Fico comovida ao perceber o seu enorme carinho e atenção à sua mãe.
Isso é muito lindo e admirável.
Faço um bolo de bananas, que não leva acúcar.
Leva 6 bananas amassadas com garfo. (reserve)
No liquifdiciador 3 gemas e meio copo de óleo.
Bater muito bem.
Em uma tigela misturar os ovos batidos com o oleo, a banana, 2xícaras de farinha de rôsca, 1 colher de fermento e as claras em neve.
Garanto para voce que fica uma delicia.
Pode colocar umas gotinhas de adoçante, não fica ruim.
A massa fica meio escura, não cresce muito, mas o resultado é bem macio e saboroso.
Salpique um pouquinho de canela em pó depois de assado.
Nem sei se já conhecia essa receita, porém, fica aqui a dica.
beijos amiga, boa sorte por aí nas suas invençoes.

mollymell disse...

Me encanta ver esse carinho com que você tem cuidado de sua mãe - os papéis se invertem não é mesmo?
Eu espero que eu não tenha um dia parar de comer açúcar, seria um aprendizado pra mim muito difícil.

Ypsilon Yvone disse...

Sensacional! Essa vou passar adiante com toda certeza.Também já testei açucar fake...e detesto adoçantes. Não tenho diabetes mas ando preocupada com os doces.
Parabéns. vou testar depois te conto.
bjus
yvone

Maria Amélia disse...

Oi Rosana, fui ver a receita e realmente parece não ter como ficar ruim. Amo tudo que leva nozes e frutas secas. Com bananas então... Parabéns pela persistência. O bolo ficou lindo. bjs. mamélia

Adriana disse...

ESSA RECEITA VAI PRO CADERNO JÁ!!! É UM ACHADO!!!

BJSSSSSSSSSSS

Solange Fernandes disse...

Hum vou espiar a receita,adoro bolo de bananas.Bjs

Ilaine disse...

Rosana, querida!

Quanto tempo.
Saudades de você!

Sou taurina também.
Esta receita vou experimentar também.
Tenha lindos dias. Beijo

Eliane Scar disse...

Adorei a matéria, estou em busca de receitas sem açúcar nem adoçantes. Já tirei praticamente todo o açúcar de minha rotina, e agora pretendo tirar o adoçante e os condimentos artificiais também. No site eu estou enviando dicas de saúde. www.totalleste.com.br "Dicas de Saúde"

Eliane Scar disse...

Adorei a matéria, estou em busca de receitas sem açúcar nem adoçantes. Já tirei praticamente todo o açúcar de minha rotina, e agora pretendo tirar o adoçante e os condimentos artificiais também. No site eu estou enviando dicas de saúde. www.totalleste.com.br "Dicas de Saúde"

Eliane Scar disse...

Adorei a matéria, estou em busca de receitas sem açúcar nem adoçantes. Já tirei praticamente todo o açúcar de minha rotina, e agora pretendo tirar o adoçante e os condimentos artificiais também. No site eu estou enviando dicas de saúde. www.totalleste.com.br "Dicas de Saúde"

Elvira disse...

Olá...gostaria primeiramente de agradecer por me proporcionar momentos dignos de melhorar meu dia quase que 100% depois de ler suas sábias e convenientes palavras...tenho vontade de sair fazendo bolos, pintando banquinhos, plantando flores...se você puder veja uma receita de pão integral desse blog:anabel-personalorganizerblog...é uma maneira de retribuir o carinho de seu blog...um abraço