domingo, 10 de fevereiro de 2013

Presente fofo para brincar de fazer bolo


Tem coisa melhor do que confirmar que aqueles que nos rodeiam, mesmo nessa roda viva a zilhões por hora, se dedicam a procurar a chave da portinha aquela que dá acesso ao que acende todas as luzinhas de alegria em nós? É o maior presente que escolheríamos sem piscar, mais ainda quando essa atenção vem de filho. Assim foi com a caixa via sedex que chegou umas semanas depois do Natal, endereçada a ele, me provocou aquela coceirinha da curiosidade por mais de um dia e que, quando mostrei ao comprador, ouvi um "É pra ti" com a maior surpresa. Desculpou-se pelo atraso, sem necessidade, já que outro presente lindo ocupou o espaço do retardatário na noite do Noel. Sem falar que mimo fora de hora tem o gostinho bom de nos pegar desprevenidos, e aí mora uma graça dobrada, não?

O kit com três forminhas de bolo para crianças me devolveu a infância no primeiro olhar. Quis não voltar de lá, só imaginando o que não faria com uma preciosidade dessas nos meus tempos de menina. O que não inventaria aquela criaturinha que já amava a cozinha e montava a sua embaixo de uma árvore? Quantas horas passaria com o caderno de receitas da mãe, os poucos livretos de culinária e alguns exemplares da coleção Bom Apetite, à procura do melhor bolo para estrear suas pequenas fôrmas?

Cinquenta anos me separam daquelas cenas inesquecíveis do fogão improvisado com lata de leite em pó e suas minúsculas panelinhas fabricadas com outras latinhas, raridade naquela época. Mas esse longo percurso, como quase tudo na vida, tem seus prós e contras, e a vantagem, dessa vez, se mostrou rapidinho. Se antes necessitava de uma lista de ingredientes e um passo a passo bem explicado para me aventurar no preparo de um doce, o know-how de hoje permite o atrevimento de criar a alquimia quase sem receio. 

Para a pequena fôrma (nem tão pequena assim, uns 20 cm de diâmetro), vamos lá fazer uma pequena receita! A experiência dita a regrinha básica: manter a proporção dos ingredientes. O pragmatismo, o conselho número 1 da cozinha: consulte a despensa. E aí foi barbada preparar o Bolinho de Fubá com Goiabada.

Ingredientes:
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2/3 de xícara de açúcar
2 ovos
1/4 xícara de leite
1 xícara de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
raspas de casca de limão
goiabada em pedacinhos (usei a cascão)

Modo de fazer:
Bati a manteiga com o açúcar, à mão (por pura preguiça de pegar e lavar a batedeira), até ficar uma mistura clarinha.
Acrescentei os ovos inteiros, um a um, misturando bem.
Depois, intercalei as farinhas com o leite e, por último, o fermento.
Untei e enfarinhei a forminha com gomos e deitei a massa.
Dispus por cima os pedacinhos de goiabada passados na farinha de trigo, apertando um pouco para afundarem na massa. 
E levei ao forno preaquecido em temperatura média por cerca de 30 minutos.
O primeiro pedaço pra quem foi? Ora, para o menino presenteador, meu maior e mais doce presente. Gratidão ao universo, sempre, por tamanha bênção. Amém.

11 comentários:

Rosana Remor disse...

QUERIDA, QUE FILHO AMADO!SABE O QUE SUA MÃE GOSTA!LINDAS ESTAS FORMINHAS!LEMBREI, AO LER SEU TEXTO...EMOCIONANTE!!...DE QUANDO BRINCAVA DE COZINHADINHO COM MINHA IRMÃ DRI.
ERA GOIABA, AÇÚCAR E ÁGUA.AS VEZES E NÃO POUCAS...ACENDÍAMOS O FOGO DO FOGÃOZINHO FEITO DE TIJOLOS E COZINHAVA DE VERDADE NUMA LATA.NUNCA NOS QUEIMAMOS (INCRÍVEL!!)ÉRAMOS MUITO CUIDADOSAS.MINHA MÃE NUNCA BRIGOU OU DISSE NÃO.E PASSÁVAMOS TARDES NA CASA DA ANGELA, MINHA AMIGA QUERIDA, FAZENDO UMA SOPA NO FOGÃOZINHO.SAUDADES!!BJS.

Rosana Remor disse...

RÔ, EU CONHEÇO O CAMPING SIM. MAS, PELO QUE EU SAIBA, JÁ NÃO FUNCIONA MAIS, DESDE QUE O SEU FRANCISCO FALECEU. VOU PERGUNTAR PARA O MEU MARIDO,QUE É NATURAL DAQUI E SABE MAIS DO QUE EU...AGORA ELE ESTÁ DORMINDO.
O CARNAVAL DAQUI MUDOU MUITO. AGORA É NA ORLA MARÍTIMA, MAS DÁ MUITA BRIGA E CONFUSÃO. UM HORROR! MEUS FILHOS FORAM ,MAS AS 9 HORAS JÁ ESTAVAM EM CASA, GRAÇAS A DEUS. INFELIZMENTE, OS CARNAVAIS NÃO SÃO MAIS COMO ANTIGAMENTE POR AQUI, NOS CLUBES ENTRE FAMÍLIA OU NO CENTRO DA CIDADE.LEMBRO QUE EU PULAVA TODAS AS NOITES EM CLUBES DA MINHA CIDADE, TUBARÃO.CHEGAVA EM CASA AS 8 DA MANHÃ.ERA TÃO DIFERENTE, A GENTE PULAVA EM VOLTA DO SALÃO,FAZENDO UMA GRANDE RODA, AS MÚSICAS ERAM AS MARCHINHAS ANTIGAS,AS FANTASIAS INOCENTES, AO FINAL, SAÍAMOS A PULAR PELAS RUAS DO BAIRRO, SEM MEDO, SEM BRIGAS...AGORA, TENHO RECEIO QUANDO MEUS FILHOS SAEM DE CASA.REZO PARA VOLTAREM A SALVOS.

BJS E BOA NOITE QUERIDA!

rose japan disse...

Oi Rosana que linda essas forminhas por aqui tem tbm nao tao trabalhadinhas assim mas sao uns mimos, eu n compro pq aqui em casa somos em cinco e todos 4 homens e n daria nadam mas acho bonitinho ate me atrevi a comoporar uma assadeirinha de coracaozinho pq achei lindo e esta aqui agora tenho q usar uma receita pequena p faze-la ..

Otima dica da receita,

Bjs rose jp

Beth Salvia disse...

Ops to chegando aqui agora, mas já me deu água na boca, vou seguir esse blog liiindo e cheio de graça, qdo puder passe pra me cponhecer, bjus

Jô Bibas disse...

Nada como valorizar as coisas que ganhamos e as pessoas que nos presenteiam. Eternizam momentos simples e motivam a continuar.
BJô

Adriana disse...

AMÉM, ROSANA!!! QUE PRESENTE DE CORAÇÃO, QUE BOLO DELICIOSO!!! VOU COPIAR!!!
MENINA, FIZ A TORTINHA NO MEU ANIVER, MEU PAI E MEU CUNHADO - ESPOSO DA RÔ REMOR - SÃO DIABÉTICOS. FOI MEU PRESENTE PRA ELES!!!
BJSSSSSSSSS

Roseli Rosa disse...

Um lindo presente,um texto adorável e acompanhado de um bolo delicioso!
Beijo carinhoso

Calma que estou com pressa! disse...

oi Rosana
que presentão
sabe que as minhas receitas
agrande maioria é no olhometro
tb tive estas panelinhas de brincar de criança
aliás até quando casei
a gente improvisava com latas de óleo vegetal
cortavamos ao comprido
e amassavamos as rebabas,lixavamos
e servia como ótimas assadeiras para pão caseiro,cucas...
agora nem existem mais latinhas
em óleo
bjs
lu

mollymell disse...

Seu filho sabe presentear a mãe que tem, uma cozinheira de mão cheia. Não é a primeira vez q passo por aqui e encontro uma receita simples e de dar água na boca.
Bolo de fubá com goiabada - hummmm!!!

jeito simples disse...

Olá Rosana!
vim retribuir a visita e o carinho e chegando vou logo encontrando essa postagem de amor!!!
Filhos, nossas maiores bençãos.
Parabéns pelo filho, pelo presente, pelo presente...e pela excelente receita!
Beijos e upa forte!
\Q/

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

bolo de fubá com goiabada é um dos que mais gosto! a algumas semanas atrás preparei um depois outro pra apaziguar a boca que não se satisfez só com um bolo rs, e essa forma deixou o bolo com um look muito bonito