sábado, 9 de março de 2013

Cupcakes de Páscoa


Sábado é dia de bolo, assim como segunda-feira é dia de cozinhar feijão, sexta, faxina, e domingo, a  velha tradição gaúcha, churrasco. Mesmo que essa rotina nem sempre se cumpra, e é melhor que seja assim, gosto desses rituais domésticos com um quê de saudade dos cheiros, movimentos, alegrias singelas de uma casa onde era filha e esboçava a dona de casa que fui dividida com a profissional por anos a fio  e hoje, assumidamente full time.
Então hoje o dia foi ritualístico dentro de tradições que vão se reinventando, encabeçadas por outro personagem que demonstra também curti-las com um entusiasmo que apimenta nossa relação. (rs) Bruno, o sobrinho que é por demais conhecido aqui, já chegou avisando que queria fazer "aqueles" cupcakes de cenoura. Num misto de empolgação e canseira antecipada, concordei, mas fui logo avisando que não ralaria as cenouras sozinha. Ele não se intimidou. Assumiu que se encarregaria da dura tarefa e cumpriu a promessa. Ralou as três cenouronas do início ao fim, e terminou com alguns dedos ralados também, mas nada que lhe roubasse a empolgação. Para ser bem honesta, assumiu toda a confecção dos bolinhos sozinho, enquanto essa tia pipocava entre uma coisa e outra e dava seus pitacos. 
A receita é mesmo daquelas que, depois de provada, não se esquece. Muito diferentes dos bolos de cenoura convencionais, batidos em liquidificador, esses cupcakes têm um sabor bem especial, uma mistura de aromas (o gengibre faz toda diferença!) e textura que  são uma festa já na primeira abocanhada. Um achado precioso que fiz com a grande crafter Ana Sinhana, também boleira de primeira, com quem adoro trocar figurinhas culinárias. Aqui você encontra a receita bem explicadinha, com todos os detalhes como só uma virginiana é capaz de passar.
Fuê pra que te quero! Pra que batedeira se temos um braço forte à disposição?
Depois de assados e frios, resolvemos inovar na cobertura (apesar da original, de cream cheese, ser ma-ra-vi-lho-sa) pensando na Páscoa que vem aí. Preparamos, ops, ele preparou nossa falsa ganache, misturando 160 gramas de chocolate meio amargo, derretido em banho-maria, com meio pote de doce de leite e, uma novidade trazida pelo mestre-cuca: uma pitada de sal. Fiz de conta que conhecia o truque e expliquei -  o sal "acorda" o sabor do chocolate! - e ele aprovou a explicação.
Se a graça do menino era comandar a cozinha, para mim estava muito mais em brincar de fotógrafa. Um clique com esse pratinho... Outro clique com outro pratinho... Em outro ângulo...Vamos ver como fica com a rosinha cor-de-laranja...

E com a coelhinha, não é fofo demais?


Fofo mesmo é ter com quem trocar de papel numa dinâmica tão saudável quanto nossos bolinhos. Que as parcerias nos enriqueçam sempre! Amém.

9 comentários:

rose japan disse...

Ola Rosana amei as fotos, e como vc escreve acho tao lindo quem sabe se expressar em palavras...ficou lindo o bolinho juntinha a coelhinha, tirou otimas fotos.

Bjinhos rose jp

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

Oi Rosana! Nossa que sobremesa deliciosa e linda! Parece bolo de cenoura americano, certamente é a cenoura ralada que muda os ares deste tão conhecido bolo! Tenho um post em rascunho de um bolo de cenoura comum que fiz quando ainda estava lá em casa, eu coloquei anilina laranja na massa, ficou muito legal!

Meu estomago roncou aqui de vontade,

abraços!

araci disse...


A sua rotina é ótima, mas o churrasco acho que é o melhor dela, quantos aos cupcakes de páscoa, fiquei aqui só admirando e minha boca encheu de água. Copiei a receita e vou tentar fazer na páscoa. Os seus (e do sobrinho) ficaram lindos e essa coelhinha é muito fofa. Tenha uma semana com a rotina de sempre, mas cheia de energia e muitas alegrias. Um grande beijo, dessa amiga virtual que também é virginiana.

Adriana disse...

GOSSSSTOSO DEMAIS!!! O FAZER DÁ MUUUITO PRAZER!!! RIMOU!!!

BJSSSS

Rosana Remor disse...

AMIGA QUERIDA E GENEROSA,OBRIGADA POR MAIS UMA VEZ NOS PRESENTEAR COM SUAS LINDAS PALAVRAS!!E AGORA, FOTOGRAFADAS BRILHANTEMENTE!!AH, EU TAMBÉM COZINHO FEIJÃO NA SEGUNDA!!E LÁ VOU EU ESCOLHER,LAVAR,COLOCAR DE MOLHO!BJS!

Ana Matusita disse...

Oi Rosana!

eu, como boa virginiana como vc disse, adoro uma rotina doméstica!
E, apesar de andar fugindo um pouquinho dos bolos, cozinho feijão na segunda e quase sempre tem churras no domingo!
Bj, boa semana!
Ana
p.s.: grande crafter? hehehe!

Malú Holzmüller disse...


Oi Rosana antes de tudo quero agradecer pela visitinha e comentário lá no meu cantinho.Obrigada e seja sempre bem vinda.
Amei a maneira como você escreve ,simples e de uma forma que até parece que estamos conversando aqui na sala super descontraída.Os cupcakes me deixaram com água na boca,hummmmmm...

Bjs.
Malú.

Taia Assunção disse...

Que delícia de parceria, ele é encantador. Essa receita da Ana é um sucesso...amo. Sou adepta do uso do fouet (escrevo em francês para fazer juz às aulas que faço)...rsrsrsrsrs. Beijocas!

angela cristina menegotto disse...

Amada linda, que água na boca me deu agora, O dia por aqui está chuvoso e propicio para fazer gostosuras. Obrigada pelo carinho dedicado a nós com suas recitas maravilhosas, amei mais uma vez.
Está linda sua postagem!
Fique com DEUS e tenha uma linda semana. beijocas...
MELISSA E ALECRIM