terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tarde de biscoitos


Minha cozinha se fez oásis na correria dessas semanas e assim, em comunhão com a comadre-irmã de coração e a tia, inspiradora do meu apaixonamento pela confeitaria e mestre de todas as doçuras da vida, comemoramos o Natal com o ritual que mais me move à magia dessa data.

Seis mãos entusiasmadas renderam uma produção que perfumou a casa até a noite e que continua aromatizando o ar assim que abro as latas. Continua também inundando meus olhos de beleza a cada pacotinho que monto para presentear pessoas queridas e embalando meu coração de alegria pelos momentos tão únicos e fraternos daquela tarde.

Na receita, o diferencial é a forma de confeitar: glacê que decora os biscoitos antes de irem ao forno e que, como mágica, é pura surpresa depois de assados.
Para quem quiser brincar também, assim como as meninas de 50 a mais de 80 deste post, fica o convite em forma de receita. Faça uma massa básica de biscoitos (com certeza você tem a sua preferida) e depois de cortados, prepare o glacê:
misture 1/4 de xícara de manteiga, 1/4 de xícara de açúcar, 6 colheres de sopa de nata (creme de leite), 1 xícara de farinha de trigo. Separe em porções e tinja com anilina para doces líquida. Coloque em saquinhos (pode ser os mesmo usados para embalar), faça um corte bem pequeno numa das pontas e solte a imaginação para enfeitar os biscoitos. Depois de assados, o glacê estufa, parecendo tinta de relevo.
O tempo delicioso dedicado ao preparo dos biscoitos é um presente especial que podemos nos dar e depois... distribuir!

8 comentários:

Cynthia Le Bourlegat disse...

Hum ficaram lindos Rosana! E parecem muito bom! parabéns para as meninas aí! beijos

Solange Fernandes disse...

Ai que delícia, tô sentindo o cheirinho daqui,rssrs. Amooo biscoito de natal,e sabe que fiz ano passado, mas este ainda não consegui ir pra cozinha. Não sei se vai dar tempo.Mas valeu a inspiração e a receita do glacê que é diferente da que eu tenho. Bjs

Susi disse...

Rosana, que delicia e lindeza tudo junto, receita anotada.
beijos

Juju disse...

Rosana que coisa mais linda. Tão delicado. Receita anotada!!
Beijos

Anônimo disse...

Rosana vc acredita que estou querendo fazer estes biscoitos esta semana pena que nao tenho moldes vou ter que improvizar... O glace é otimo inventei um mais o meu nao vai ao forno, inventei com maizena e açucar de confeiteiro com um pouquinho de agua depois ele seca e fica uma castinha de açucar,

mais o seu glace acho que fica melhor pois ele seca no forno um abraço!

Anônimo disse...

o alecrim é assim mesmo confesso a voce que por duas vezes tentei plantar alecrim e nao consegui, o alecrim é uma planta originaria do mediterranio ela nao gosta de terra muito adubada e nem de agua adora fica no sol o dia todo na casa da minha vo ele fica plantado em uma lata com terra vermelha e fica bonito ja vi outros plantados no chao da roça sem muitos cuidados, ele demora crescer mesmo fica alegre porque o seu nao morreu, ele demora mais cresce,

brigado pelas dicas dos biscoitos, os moldes nao sei onde acho pra comprar aqui perto de casa minha irma falou que vende em uma distribuidora de doces vou olhar segunda, pendurar as fitinhas fica lindo mesmo, abraços!

Cacau Gonçalves disse...

Fiquei apaixonada! :-)
Há anos eu quero fazer uns biscoitos fofos assim e não sabia o segredo do glacê. Vamos ver se consigo arrumar tempo para fazer!

beijão

Isis disse...

Oi Rosana...
Preciso explicar duas coisinhas: eu não fiz curso pra ser Chefe de cozinha.Na época que eu fiz meu curso, só havia curso de cozinha e não havia ainda curso com nível superior.
Sobre o livro que eu lí talvez seja um pouco diferente do que voce ganhou.
Eu não tenho certeza do que vou dizer, mas acho que eu lí o livro que inspirou o filme.
O meu não tem a Meryl Streep na capa.
Tô imaginando que voce ganhou esse livro porque eu ví um post da Laeli com essa capa.
Parece que no filme é contada a vida da Julia Child em Paris e da Julie em NY ao mesmo tempo.
Alguém comentou num post coisas da Julia Child que eu não ví mencionada no livro que eu lí,bem como alguma outra coisa sobre Julie que eu também não lí no livro.
Mudando de assunto...
Acho que já sei de onde veio o talento pra gastronomia do seu filho.
Quase posso sentir o cheiro e o sabor desses biscoitos lindos!
Beijos...