terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Chuva, suor e cerveja


O calor abusivo do Sul, que hoje deu um abençoado recreio com a chuva da noite, me tira o norte, e fico pão-dura, medindo cada movimento, cada gasto de energia, lerda como a criaturinha aí abaixo. O escrever, que também faz parte do ofício, só dá para o gasto, e a inspir(ação), quando associada à transpir(ação), faz as malas e me deixa a ver navios num horizonte sem mar.
Então, nesses dias de aridez, nada como uma "pauta de gaveta", ou melhor, um "post de gaveta", pra fazer a vida andar.

Para quem como eu prefere a embalagem ao produto quando o assunto é alcoólico, a tartaruguinha marqueteira pode render um passatempo para espairecer e esquecer o que incomoda. Com as crianças, a brincadeira com certeza ganha uma dose maior de entusiasmo, e como elas estão de férias e as mães rebolando para livrá-las do tédio (não é, Cynthia?), fica a sugestão. Esta aí, boêmia, ganhou forma com massa de biscuit, mas para os pequenos, a massinha de modelar é mais adequada e pode inspirar muitos outros personagens "tampinha".

Da gaveta
Se cozinhar é prazer, no verão ele também me abandona. Improvisar faz parte da rotina, com raras exceções. Não tão improvisado assim, o Frango na Cerveja, publicado na coluna Assim e Assado em 2006, volta e meia reaparece na mesa daqui, feito coringa, pela praticidade do "leva ao forno e foge da cozinha escaldante por mais ou menos 1 hora".

Se quiser experimentar, clica na imagem que a receita aumenta. Se quiser pecar duplamente, acompanha o prato com batatas fritas e uma loira bem gelada (e como prefiro as morenas, fico com uma Coca com gelo, sem limão).

7 comentários:

Hazel Evangelista disse...

Rosana, querida

Muito obrigada pela oferta do calendário dos gnomos. Quanta gentileza, amiga, e eu que estava triste porque quase ninguém estava a comentar esse post...!

Espero que não me leves a mal, mas eu teria preferência por um calendário de Portugal, porque os nossos feriados não coincidem com os vossos.

Entretanto, uma leitora de Portugal acabou de enviar para o meu email fotos de vários calendários mensais, que é mesmo o que necessito no momento.

De qualquer das formas, e como retribuição pela tua generosa oferta, se me deres licença para isso, vou incluir uma cópia pequenina do teu calendário dos gnomos no meu post, com link para o teu blogue, de forma a publicitar os teus lindos trabalhos.

Que tal?
Mais uma vez, muito, muito obrigada

Rosana Sperotto disse...

Oi, Hazel, que bela notícia, certamente trazida pelos "gnomos" de Portugal! Será uma alegria imensa estar novamente na tua Casa banhada de Claridade. A primeira vez foi no Natal, com a árvore onde a família do Calendário passou as festas, não sei se lembras. Agradeço a gentileza e o grande carinho. Abraço!

Cynthia Le Bourlegat disse...

Rosana querida! Tô aqui em pleno inferno astral, crianças eletrizadas de férias, tá chovendo e abafado dentro de casa, e não é que vc me deu uma ideia? Vou tomar uma cerveja rs. Por coincidência tem uma sem alcóol na geladeira, só assim senão desmaio rs
Esse frango é muito bom que eu já comi.
beijos
Cynthia

Hazel Evangelista disse...

Está feito, Rosana!
Dá uma espreitadinha, quando puderes.
Claro que me lembro da tua árvore de gnomos, como poderia esquecer?

Rosana Sperotto disse...

Cynthia, espero que a cerveja tenha ajudado a refrescar o ânimo...rsrs! Segura a onda que a gurizada cresce e, antes disso, o verão vai embora! Beijo, querida

Susi disse...

Rosana,como fica bom um franguinho na cerveja,isso me acompanha sempre. Ja disse varias vezes que adoro ler seus textos, alias ontem ainda uma amiga conversava sobre que livros ler nesse inverno,e eu disse que estava lendo Rosana Sperotto, Laély e Ana Sinhana.
um beijo querida.

Rosana Sperotto disse...

Susi, que responsa (rsrs)! Mais ainda por ser dividida com a Laély e a Ana, que escrevem muuuito! Teu sempre me comove. Beijo, querida