sábado, 26 de junho de 2010

Chove lá fora...

Crochê
E aqui faz tanto frio...
Crochê
Me dá vontade de crochetar...
Crochê
Em círculos, casando cores sem a preocupação de combinar na mandala intuitiva...
Crochê
Enfileirando pontos altos até alcançar o diâmetro do assento do banquinho, herança da tia Dada...
Crochê
Para vesti-lo a rigor para o inverno que convida ao recolhimento e...

Crochê
a um chá ou café quentinhos (fico sempre com a segunda opção) com biscoitos (vindos de Santa Teresa-ES).
Biscoitos
Um ritual que tece juntos o prazer de renovar o antigo e o entusiasmo de resgatar essa força ancestral de crochetar que num "passa passará" vai reunindo as gerações de mulheres num único fio, em laçadas de afeto, e num mesmo refrão-convite: "Passa, passa, passará/quem detrás ficará/a porteira está aberta para quem quiser passar".
A todos, um fim de semana aquecido pelo o que nos faz bem. Amém!

23 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Ro, achei lindo e até já comentei no Flickr... adorei as cores fortes dessa sua mandala intuitiva!
Beijão
Helena

Taia Assunção disse...

Que coisa mais linda...mais mulherzinha. Adooooooooooro. Mamãe é costureira, crocheteira, bordadeira, tricô(tadeira???)...rsrsrs. Enfim, não herdei o dom...só o gosto. Também fico com a segunda opção, adoro um cafezinho. Beijocas e bom final de semana. ;-)

Cecilia e Helena disse...

Nossa, Rosana! Que ideia maravilhosa!
Abraço da Cecilia.

Rosana Sperotto disse...

Helena, a "mulher de serventia" daqui tá a mil com esses dias fechados (rsrs). Faltam umas mãozinhas auxiliares para dar conta de tantos projetinhos. Bom fim de semana, querida! Beijo

Saber apreciar também é um dom que vai-se perpetuando pelas gerações, Taia! Vamos um dia tomar muitos cafezinhos juntas? Beijos e bom fim de semana pra vocês também!

Ô, Cecília, esse "maravilhosa", vindo de uma "mulher de serventia" de tamanho gabarito, fica grafado em maiúsculo aos meus olhos envaidecidos. Abraço grande!

Taia Assunção disse...

Mulher...seria muito bom. O Sul fica um pouco fora da minha rota, mas quem sabe uma hora dessas não combinamos. Marido tem vontade de conhecer essa região. Beijocas!

Cissa Branco disse...

Rosana,

Que post inspirador. Adorei tudo, a poesia, as cores, os dons. E que saudade me deu do frio, do sul e do passa-passará, mas não necessariamente nessa ordem.
Beijos e ótimo domingo!

msgteresa disse...

Alo,Rosana!
Que beleza... Ficou tao alegre e bonita a "roupinha do banquinho"! Com certeza o frio nao vai chegar ate ele...E nem ate voce, que tem o coracao bem quentinho e de natureza tao acolhedora!
Quem me dera poder fazer uma "roupinha"dessas pros meus banquinhos...Mas o meu croche ainda esta na fase crianca e tenho muito ainda por aprender... Quem sabe um dia ele amadurece e da frutos assim,tao belos e coloridos?
Agora os biscoitinhos... Sempre fazem feliz a crianca que vive dentro de nos!E nao ha inverno que possa esfriar a alegria que vem da casa aconchegante,da bebida calorosa e dos biscoitinhos que adocam a alma da gente...

Meu abraco caloroso pra ti!
Teresa

Vero Kraemer disse...

Rô, que peça mais MARAVILHOSA, estou encantada!!!
Parabéns por seu talento tanto com as mãos quanto com as palavras!!!
Beijos e um lindo domingo pra ti
Vero

Cecilia Helena disse...

Oi Rosana, muito lindo o crochê e as cores são muito vivas e calorosas! Ficou lindo o banquinho, você e suas mãos de fada fabricam muitos tesouros!Beijos

Cynthia Le Bourlegat disse...

Coisa mais linda a capa do banquinho de crochê Rosana! Eu vi uns bem coloridos no flick e cantei pra minha mãe pfazer pra mim, mas preciso do banquinho primeiro, a sua tá linda! Aproveita o friozinho aí e dá-lhe chimarrão! beijo

lugastal disse...

rosana! essa foto me remeteu à infância. tinha um banquinho com uma "capinha' nesse mesmo estilo, porém em cores que puxavam o rosa-roxo-lilás. vou perguntar prá mãe se a banquetinha ainda existe! heheheheheeh! beijão

Susi disse...

Rosana, quado bati os olhos na foto ja suspirei. Lindo lindo sempre!
Queria ser crocheteira,fiz várias tentativas mas não vinga.
beijinho e boa semana.

Rosana Sperotto disse...

Oi, Cíntia, também adoro o inverno, mas confesso que hoje estou abençoando o domingo com temperatura um pouco mais alta. Frio seco é ótimo, mas aqui no Vale do Sinos, a umidade é absurda. Beijo!

Teresa, a "roupinha" do banco é muito fácil, até uma crocheteira ainda em fase de criança consegue. Se quiser tentar e precisar de um help, é só pedir, tá? Abraço do Sul hoje também quentinho!


Oi, Vero, grande arteira, adoro quando passas por aqui! Obrigada pelos elogios, muito valorizados por virem de quem entende tanto das artesanais. Beijinho!

Oi, Cecília! Ando querendo uma varinha de condão pra dar conta da lista de projetinhos arteiros que não para de crescer (rsrs). Abraço grande!


Cynthia, já experimentou crochetar? Esses trabalhinhos com lã não são difíceis, garanto. E crescem e ficam prontos rapidinho. Se precisar de uma "profe", fala, mãe! Beijos carinhosos

Oi, Alexandre! Pois é, parece que tô entrando em uma nova "compulsão". (rsrs) Fazia tempo que não crochetava... e tô adorando "mandalar" com outros materiais. Abraço grande, boa semana!

Lu, não imaginas minha alegria quando ganhei o banquinho há muito namorado na casa da tia Dada. E a onda agora parece que pegou mesmo: é crochê e mais crochê. Beijão!

Ai, Susi, mas que vontade de me sentar contigo munidas de agulhas e linhas! Quem sabe um dia, hein? Beijos e abraços e uma ótima semana aí também!

Anônimo disse...

Oi Rosana! Uma coisa que nao sei fazer e acho que nunca vou aprender é fazer croche, acho muiiiito dificil, so sei fazer correntinha rs.

Sobre o seu comentario:

Não tinha reparado, agora que você falou não é que é mesmo, uma mandala verde cheia de energia! minha amiga não esquenta não, estas coisas acontecem, quanto tiver nova oportunidade quem sabe, nossa 18° para o mais quente, ai é frio mesmo em, engraçado esta diferença mesmo que regional, ainda bem que vc comentou das sementes eu estava com vergonha de comentar sobre isso com vc, um abraço!

sua regiao é cheia de charme, linda!

Rosana Sperotto disse...

Oi, Fabiano! Se sabes fazer correntinha, já é um bom caminho andado pra aprender a crochetar. Pelo o que estás vendo, virei uma entusiasta do crochê (rsrs). Que bom que me "perdoaste" pela falha com as sementes. Beijo!

Cris Rosa disse...

Hummmmm!que biscoitinhos deliciosos! E a mandala ficou linda!Adorei a idéia!
Bjkas e uma ótima semana!

Laély disse...

Ficou muito gracioso, o banquinho vestido!
Por coincidência, ou outra das nossas sintonias, comprei esta semana uma manta de crochê supercolorida, para jogar sobre o sofá.
Queria saber crochetar, mas ainda é projeto para quando me aposentar( será?!...).

Chris - da Chria disse...

Rosana querida!

Obrigada pela visita lá no sweetblogchria - Adoro quando você deixa um comentário...
Agora, eu adorei demais este crochet colorido para compor o banco... - Ficou com design elaborado, simples e super charmoso...
Tem mais coisa neste banco não?!
Bons fluídos! Dá pra perceber só de olhar as imagens!
Lindo!
Parabéns amiga!
Chris da Chria

Rosana Sperotto disse...

Cris, querida, devo ter ganho um bom peso por conta do carregamento de biscoitos que a Laély trouxe de sua cidade, que tem tradição na produção deles. Um melhor que o outro, uma perdição (rsrs). Beijos, boa semana!

Laély, não precisa esperar pela aposentadoria (rs), nas nossas próximas "férias" juntas, vou te ensinar, queres? Juro de pé junto que esse tipo de crochê, com fio grosso e ponto simples, é barbada. Beijo!

Oi, Chris, eu também fico muito feliz quando me visitas. Pois é, o banquinho guarda mesmo outros encantos. Lembro dele desde a minha infância, quando sentava nele, ao lado da tia querida, para vê-la decorar seus bolos artísticos. Inspiradora de muitas das minhas "artes" e parceira de fé que segue ao meu lado, como exemplo de uma velhice sadia e digna. Beijos, querida!

Beti Copetti disse...

Este "passa passará" fez uma dupla perfeita com o crochê do banco na minha memória da infância! Como se dizia há algum tempo atrás: a gente era feliz e não sabia!

dollystar disse...

Rosana, rainha das mandalas, realmente esse banco vestido com essa maravilhosa capa em lã, nos dá a sensação de calor, energia, aconchego!...certo que estou querendo o frio dai pois o calor aqui está me sufocando mas, mesmo com o caloar, aceito um biscoitinho e um bom café quentinho!
bjs e obrigada pela visitinha!
Dolly

Calma que estou com pressa! disse...

oi Rosana- parece música as tus frases-
ficou linda o teu croch~e - e parece mandala - bela combinação
eu sou viciada em crochê - se pudesse ficaria o dia inteiro crocheteando - imagina no frio - só ficnado em casa crocheteando, tomando cházinho-
bjs

Ian Sheard disse...

Thanks such a lot with this fantastic new internet site. I’m terribly unemployed up to point out it to anyone. It makes American state therefore glad your Brobdingnagian understanding and knowledge have a brand new channel for attempting into the globe. Sbobet Casino