quarta-feira, 9 de junho de 2010

Encontros surreais ou sul-reais?

Enquanto minha visita pousa de volta no seu ninho, e o meu abriga um silencioso vazio, baixo as fotos dos cinco dias compartilhados em território gaúcho, retorno às sensações de cada cena e me apego à consagrada constatação de Oscar Wilde: A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida... Assim como a flor de beleza exótica de uma rua da acolhedora Canela, imitando volume e cores de Salvador Dali, outras tantas imagens recarregam a dose de endorfina, "químico mágico" que leva embora dores, desconfortos, apatias... E "endorfinada" e vitalizada pelos laços de afeto que nos proporcionaram dias tão intensos, "pesco" quatro fotos para a galeria que poderia se chamar Encontros surreais no Sul promovidos pelos caminhos virtuais. Uma palinha dos próximos posts que virão do nosso tour assim que aterrisar na rotina, também das lides blogueiras.
A serra recebeu minha querida amiga Laély, que decolou no Espírito Santo, como turista vip, com termômetros marcando 6 graus, como manda o calendário turístico. Eu, com uma alegria estampada no sorriso de orelha à orelha. Amigos têm essa capacidade, talvez missão: acender a chama da felicidade pelo simples fato de existirem. Lado a lado, quando temos o privilégio de nos mover ao encontro do outro, ou driblando a distância por atalhos, como fizemos por aqui, com palavras e imagens.
Receber amigos na cozinha é sinal de intimidade, mesmo quando ela se cria a partir de uma brincadeira bloguística. Foi assim com a Helena, quando aceitei o convite para participar de uma promoção do seu blog em parceria com a mãe Cecília, e levei o prêmio. Quis as pinceladas surreais do destino que Helena, que mora em Brasília, estivesse na minha cidade por motivos profissionais na mesma semana que Laély. A noite de terça-feira, então, foi curta para as "meninas" aproveitarem ao máximo a realidade do papo emendado em fios longos de interesses comuns.
Horas antes, a dupla de fãs à distância da talentosa Lu Gastal teve o privilégio de conhecê-la no seu novo espaço, em Porto Alegre, na véspera da abertura, e se deslumbrar em primeira mão com as produções belíssimas que recheiam o espaço. No corre-corre dos últimos acertos, Lu ainda reservou tempo e gentileza para nos receber para um papo entusiasmado, "regado" a chá e doces de Pelotas divinos. Deixo uma provinha do que faz os olhos brilharem em cada canto da loja como convite para quem mora na região também se encantar visitando o espaço, e para quem é de longe, namorar pela vitrine virtual. Semana antes, inaugurando os encontros históricos da temporada, a doce Cris, do Artesanato da Cris, me presenteou duas vezes: com o prêmio da promoção que nos apresentou e com sua vinda a São Leopoldo para entregá-lo em mãos, com direito à conversa animada e muita "troca de figurinhas" das arteiras entusiasmadas pelas afinidades.
Obrigada quatro vezes ao universo e às protagonistas dessas obras-primas criadas pela "boa fé" de nossos corações. Que elas se multipliquem. Amém!

10 comentários:

Cacau Gonçalves disse...

Nossa... Que encontro bonito e repleto de magia!

beijo nas duas - Lá e Ro - e tb na Lu, que acompanho há tempos! :-)

Susi disse...

To aqui suspirando Rosana e querendo saber muito mais.
bjks

Cecilia e Helena disse...

Rosana... sem palavras... nosso encontro foi maravilhoso! Obrigada por me receber de forma tão carinhosa na sua linda casa!
Mil beijos
Helena :))))

Cynthia Le Bourlegat disse...

Ai que delícia de passeio e encontrinhos! Minha comadre é de Pelotas e sempre me traz os doces de lá, amo tanto!beijos querida
OBS: Vc e a lá tão lindonas!

msgteresa disse...

Alo,Rosana!
Fico aqui imaginando como deve ter sido tao bacana encontrar as amigas virtuais no seu mundo real!
Parece tao magico! Parece que caiu um pouco de po de "pirlimpimpim" la do ceu...E quando voce olhou de novo...Elas estavam bem ali,diante dos seus olhos! Deve ser engracado e tao emocionante! Dificil de descrever essas sensacoes,ne?
E com o cenario tao bonito e acolhedor destas terras gauchas... Puxa,Rosana... Deve ter sido tudo de bom mesmo!
Eu por aqui, tive dias agitados...Mas estamos todos bem, curtindo um friozinho ate bem caprichadinho para o padrao carioca de viver...Lembrei de voces e das lindas Gramado e Canela...E que me trouxeram belas memorias das terras ai do sul... E viajei nos meus pensamentos de novo,e recordei de tantas flores e arvores frondosas...Do friozinho da noite e das comidinhas deliciosas...Do jeito simpatico do povo e das estorias de criancas!Tempo tao bom em nossas vidas!
Sei que voces tambem vao ficar com lindas lembrancas desse tempo que estiveram juntas... E,com certeza, vao desejar que mais um pouco de po de "pirlimpimpim" caia do ceu e traga toda a alegria dos amigos que se encontram...Tudo de novo!
Meu abraco caloroso pra todas as amigas!
Teresa

Rosana Sperotto disse...

Queridos companheiros dessa viagem, perdoem a resposta "comunitária", mas depois da folga, o tempo tá curto para dar conta do trabalho. Quero salientar que, sem demagogia, lembramos de vocês em diferentes momentos: Alexandre, vendo as flores da serra, quis teu talento para fotografá-las; Cacau,estavas junto numa lojinha de produtos "mágicos" em Canela; Susi, o filhote de buldogue da pousada, que a Laély mostra hoje, provocou um suspiro em coro - Ah se a Susi visse isso!;
Helena, logo respondo teu e-mail que acarinhou minha alma; Cynthia, aguarde foto das gêmeas matrioskas nas amigas exibidas (viu que a Lá tá com a dela nesta foto?); Teresa, tomamos chá das cinco no hotel onde passaste tua lua-de-mel, aguarde!
Grande abraço quentinho do sul pra todos!

Cris Rosa disse...

Rô! se eu errar muito no português é que fiquei muito emocionada com esse post! deu uma vontade de chorar, mas de felicidades e saudade, foi o que me passou o seu post! Adorei te conhecer e pode deixar que vou visitar a Lú, por aqui!
Bjkas e saudades!

Ana Matusita disse...

Encontro de queridaças!
E quem sabe no verão eu apareça pra dar aquele abraço ao vivo?
(nesse inverno, vou dar uma de andorinha e procurar o sol!).
Bjs, Ana

Rosana Sperotto disse...

Ô Cris, você é uma mimosa mesmo. Vamos combinar outro café, hum? Mas dessa vez aqui em casa, com mais tempo, tá? Beijo

Ana, sonhei contigo uma noite dessas, até contei pra Laély. Esse abraço já tá agendado então, hein! Adorei conhecer teus "miaus" ao vivo lá na Lu. Beijos, querida

lugastal disse...

Participar desse post, bem como dessa semana movimentada com coisas bacanas que rolaram por esse blog, me deixa lisonjeada! obrigada pelo carinho, te espero para um dia mais calmo (ou não... risos)
beijão