sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Criancices (1)

A menina que fui pede licença para celebrar o Dia das Crianças em capítulos, um por dia, até a terça-feira. Convida a criançada de "todas" as idades que passa por aqui para pegar uma carona e dar uma marcha à ré no tempo. Um exercício divertido e, talvez, terapêutico para todos nós. Desatar alguns nós da "adultice" e deixar que os olhos da nossa memória sinalize o que nos fazia felizes, quem sabe trace também atalhos para dar uma polida na alegria de viver. Torço por isso.
Então, a primeira investida da menininha lá de trás não poderia ter outro mote senão as criaturas aladas que desde muito cedo me transportam para uma atmosfera de encantamento. Lembro que desenhar borboletas, colori-las, folhear livros sobre elas eram momentos tão intensos de mergulho numa bolha de beleza, que sumia toda e qualquer tristezinha dessas que sentem as crianças por tantos motivos. Poder tocá-las, então, seria tão espetacular, mas a razão insistia em puxar os pés à realidade, avisando: melhor nem sonhar esse sonho impraticável... Mas quem diz que se segura sonho que pede pra ser sonhado, hum? E quem determina a espessura da linha que separa o possível do impossível? Pode ter demorado um pouco, umas 50 primaveras, mas para o êxtase da menina que me acompanha, neste setembro encontramos f-i-n-a-l-m-e-n-t-e! a mansa e dengosa borboleta que gosta, e muito, de carinho. Fazer cafuné nas asas de uma borboleta entra triunfantemente na lista dos desejos realizados e, com letras brilhantes, no meu currículo, como prova viva e entusiasta de que sim, Einstein tem razão: "Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade", como acaba de lembrar por e-mail a doce amiga Teresa. Quer conhecer essa outra menina sonhadora? Clique aqui para pousar e se deliciar no Se essa lua fosse minha.

Quer me contar sobre seus sonhos infantis? Será uma alegria sem tamanho.

Um sábado leve e livre para todos nós! Amém!

7 comentários:

Alfa & Ômega disse...

Rosana, amo borboletas e vc fez-me voltar menina, quando eu me encantei achando um casulo pela primeira vez. Eu nem sabia que dele nasceria uma borboleta. Ele parecia uma pérola comprida, de cor esverdeada. Eu fiquei encantada com aquel cor nacarada e coloquei na cômoda. No dia seginte a borboleta tinha acabado de sair dele e como ela estavalinda. Daí o meu encanto. Adorei sua postagem. Passe no meu blog que ontem coloquei borboetas na janela que eu aproveitei. Beijão! www.marialuizasaes.blogspot.com e o outro é: www.sentidomaior.blogspot.com

Sandra disse...

Que lindo seu post, Rosana.
Tenho andado cansada e na correria, e seu texto me fez desacelerar um pouco, pensar no que importa.

Vou procurar curtir o dia com meu marido e meu filho, com a serenidade do coração de uma criança.

Um beijo.

Ana Matusita disse...

Melhor que ser criança é ter sido uma criança que se permitiu sonhar...
Que bom que vc encontrou sua borboleta!
Eu vou ficar por aqui, com meus pequenos e médios, meus sonhos de brincadeira realizados!
Bj

Cecilia Helena disse...

Olá Rosana, esses sonhos infantis me parecem tão distantes... acho que não sonhava muito não, me lembro que brincava muito, muito mesmo, só entrava em casa quando já estava anoitecendo e mesmo assim com mais 3 irmãos continuávamos a brincar até mesmo na hora de dormir! Tinha um vizinho que nas noites de calor quando nos punhamos a jogar queimada ou brincar de pique-pega, com a algazarra era muita, ele nos dizia pra ir pra casa,pois à noite a mula sem cabeça andava pelas ruas a pegar crianças kkkkkkkkkkk era um esforço em vão de nos fazer parar de bagunçar em frente à casa dele! Tempo "bão",não volta mais não, me lembro que adorava brincar com os vagalumes, tinha aos montes no lugar em que eu morava, hoje não se vê mais! Ficava admirada com sua luz, como pode??? Deus é perfeito e faz suas criaturas perfeitas! Amo borboletas, são fadas, tenho certeza! Beijos estalados e melados de criança!

msgteresa disse...

Querida Rosana!
Que doce surpresa foi entrar hoje aqui,nesse teu lindo cantinho que tanto gosto, e receber este teu presente tão carinhoso, que é a tua lembrança!Fiquei emocionada e feliz...E o meu dia sorriu,mais iluminado!
É verdade, que no fundo dos nossos corações adultos,sempre bate um coraçãozinho de criança... E acho que isso é que nos mantêm tão sonhadores e com esperança!

O coração de criança é o pedaço mais bonito da nossa humanidade. Não é a toa que o próprio Jesus disse que para entrar no reino de Deus é preciso ser como uma criança! E isso com certeza, no sentido mais profundo da nossa alma humana.
E, falando nisso, como a gente não se emocionar com o seu encontro mágico com a delicada borboleta?
Parece aquele momento inexplicável em que o tempo desaparece por uns instantes e dá lugar ao que é eterno e fica para sempre...
Te agradeço de coraçao por se lembrar de mim e dos meus sonhos!
Um abraço doce e grande no teu eterno coração de menina!
Teresa

Carina disse...

Rosana, estou num estado que pareço anestesiada, mas essa não seria a palavra mais apropriada, porque ela paralisa e diante da viagem que acabo de fazer, minha alma está leve e flutua! Suas palavras tem uma poesia despretensiosa... que me acalantam...
Meus pais me levavam, nos finais de semana, para caminhar (recomendações do ortopedista) num gramado próximo às Cataratas do Iguaçú. Só que eu corria e corria para que o tapete de borboletas ganhasse as alturas e colorisse o azul do céu! Sou apaixonada por borboletas! Sou uma delas! As borboletas surgem coloridas, alegres e leves, após um período escuro e de reclusão, quando tudo parece morto e sem volta...

A fábula da borboleta é linda, conhece?!
Um beijo grande no coração!
Feliz dia das crianças!

Cris Rosa disse...

Oi Rô! Meu sonho de criança era ter uma familia! Felizmente está realizado!!!
Adorei seu texto!Bjkas