segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Criancices (3) com PAP

Tenho as mãos nervosas, como tão bem define a Cecília, do Quilts são Eternos, desde muito cedo. Se a memória é fraca, os registros dos primeiros passos no mundo craft são nítidos como poucos. Volta e meia, retomo algum trabalhinho desenvolvido quando criança, e é uma alegria dobrada, muito por hoje ter tanta fartura de material, bem diferente daquela época de vacas magras no porquinho-cofre. Acredito que foi justamente a escassez de recursos que me ajudou muito a desenvolver a criatividade. Quem não tem cão, procura gato, passarinho, pato, tartaruga para caçar... (rs) e dá um jeito de viabilizar os projetos.
A natureza é um baú de tesouros para os olhos de uma criança que conta com menos de meia dúzia de materiais para dar forma a alguma inspiração. Muitas vezes, a própria inspiração nasce da observação de algum elemento do jardim, da pracinha, do canteiro da rua. Pedrinhas, galhos, sementes, folhas, conchas, penas... valem ouro para a imaginação entrar em ação. Assim foi com as florzinhas que viraram febre quando tinha lá meus 8 a 10 aninhos. Os eucaliptos da redondeza ofereciam seus pequenos cálices sequinhos em abundância, e num belo dia, clic!, fez-se a luz. Juntando a eles círculos de retalhos de tecido estava feita a mágica: rapidamente nasciam lindos buquezinhos. Então montava arranjos, cestinhos, usando como base as também escassas sucatas, já que naquele tempo as embalagens eram poucas.
Para brincar com vocês, encomendei ao meu sobrinho Bruno as sementinhas cheirosas, porque hoje não tenho mais nenhuma dessas árvores por perto. Gentil, meu querido tratou da "colheita" na casa de veraneio dos avós, e quando me entregou, justificou: "Agora não é época das sementinhas, por isso trouxe poucas". Mas elas rendem, e a porção foi mais do que suficiente para a pequena guirlanda. Vamos ver como se faz?
As sementinhas(?) secam na árvore e, na época certa, é possível colhê-las com cabinho. Estas, por já serem velhas e pegas no chão, estão sem o galhinho.
O miolo é estreito e precisamos tirar os "gominhos". Para isto, usei um pequeno alicate pontudo, mas pode ser feito também com a ponta de uma faca.
Para a flor, recorte círculos de mais ou menos 4cm de diâmetro de um mesmo tecido ou de vários.
Pingue um pouco de cola dentro do "cálice".
Coloque o círculo em cima e com a ponta de um pincel firme o tecido, apertando para ajudar a dar forma à florzinha.
O tecido ganhará um leve franzido.
Faça várias florzinhas. Como sou nervosa também com as cores (rs), usei retalhinhos de diferentes estampas e tons.
Agora vamos à guirlandinha. Como mostrei aqui, minhas árvores-vovós produzem bastante cipó e posso tramar guirlandas com eles. Mas se você não tem essa disponibilidade, nas lojas de artesanato encontra-se guirlandas de diferentes tamanhos e materiais. Pode-se também fazer uma base circular de papelão, cobri-la com tecido e depois colar as florzinhas. Enfim, olhe em volta com olhos de criança e com certeza encontrará uma solução para a base do enfeite.
Cole as flores na guirlanda com cola quente, agrupando-as sem se preocupar com muita simetria.
Finalize com um laço de fita.
A minha mimosa ficou assim:
E já está na parede tão exibida quanto sua dona (rs).
Tem menina em casa? Que tal convidá-la para brincar de florista? A menina da sua alma ficou com os olhinhos brilhando e coceira nas mãos com a ideia? Aproveita para levá-la pra passear enquanto procuram eucaliptos cheirosos... Se precisamos de um empurrãozinho para curtir a criança que morará eternamente em nós, o feriado de amanhã dedicado aos pequenos por ser uma boa desculpa, não acham?
As manualidades são curativas, e sou imensamente grata às minhas mãos nervosas que, com seus movimentos, me presenteiam com uma tranquilidade como só elas sabem tecer em mim.

14 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Que perfeição, Ro! Lindas!
Beijo
Helena

lugastal disse...

hehehehehe! adorei a descrição de cecília! "mãos nervosas" são realmente valiosas! adorei a dica e idéia! beijão rosana!

Cris Rosa disse...

querida! amanhã vou dar um pulo na Redenção, lá tem eucaliptos, vou ver se encontro alguns calices! Vou fazer e mostro pra você!
Bjkas

Mari disse...

Que fofa, Rosana! Adoro guirlandas...vou atrás dos calicinhos. Beijos

Marina Mott disse...

Que idéia fantástica!! Ficou lindo, super delicado e eu poria na minha casa com certeza!! Adorei!! Bjs

msgteresa disse...

Alô,Rosana!
Que idéia graciosa e delicada!
Sabe que sempre gostei muito de guirlandas? Houve um tempo atrás em que eu gostava tanto de fazer guirlandas e arranjos de flores... Quer dizer, gostar eu sei que ainda gosto, mas é que a gente com criança ainda pequena em casa, acaba embarcando em outras "brincadeiras" e nos perdemos no turbilhão do tempo!
Mas vendo esta tua criativa guirlanda, já fiquei inspirada de novo! Muito linda!
Beijo grande da menina daqui pra ti!
Teresa
Teresa

Cecilia Helena disse...

Que linda guirlanda Rosana! Amei, amei, amei! A menina que mora em mim quer uma!!! Rosana acredito que sua criatividade veio também da vivência que você tem com a natureza, nunca vi essas "coisinhas" do eucalipto, mesmo porque nasci e cresci na cidade e o pouco de natureza que curti era quando ia pra casa dos avós aos domingos, eles moravam no campus da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP e era o mais próximo da natureza que eu consegui chegar!Beijos

Véia da Teia disse...

ideia singela e criativa! obrigada por compartilhar :)

Andrea Guim disse...

Oi, Rosana!
Coisa mais linda que ficaram estas flores e a guirlanda! Pena que perdi o sorteio...
Beijins!

Nena disse...

Olá,Rosana!
Este post seu me fez voltar à minha infância,tempo em que fiz muita flor com estes cálices do eucalípto.Obrigada por relembrar estas belezas...
Um beijo,Nena

Unknown disse...

Oi Rosana,
que linda ficou essa guirlanda, já vi tanto dessas sementes e nunca tinha imaginado algo assim, ficaram lindas as flores.
Beijos!!!

Unknown disse...

Simplesmente linda!
beijo
Nadja

serrate disse...

Ola amiga Rosana, sou nova aqui, obrigada por me aceitar, estava fazendo uma pesquisa e cheguei aqui,gostei muito, achei tudo lindo, feliz natal e que 2012 venha com muitas bençãos,luz e paz. beijos.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Lindo! Uma grande arte usando a natureza! Maravilhoso, parabéns!
Bjs