Então, como prometido, hoje vamos criar uma mandala em conjunto. Você aí segue meus passos daqui e juntos podemos entrar nessa roda e nos divertir bastante. Topou o convite? Tomara que sim. Acha que é difícil? Como em quase tudo, a primeira vez talvez, na segunda nem tanto, e logo, logo você "domará" as tintas e linhas e se sentirá seguro na arte de "mandalar". O velho consellho aquele também vale: quanto mais exercitamos, mais ganhamos qualidade na técnica e habilidade para soltar a criatividade.
O que precisamos: círculo de vidro (neste caso, com 12cm de diâmetro) com um furo (as vidraçarias cortam e furam sob encomenda), 1 tubo de glitter dimensional da Acrilex ouro ou prata, pincel fininho, tinta verniz vitral Acrilex em diferentes cores, álcool, acetona e um diagrama de mandala. Digitando "mandalas para colorir" no Google imagens, mergulhamos numa infinidade de opções. Para começar, é a maneira mais fácil, já que desenhar a própria mandala requer algum conhecimento de geometria. Mas se você quer uma peça com diagrama exclusivo, existe o recurso de imprimir a mandala escolhida e eliminar algumas linhas, ou acrescentar outras. Pronto, o resultado será totalmente diferente do original e seu trabalho, único. Veja o exemplo na primeira foto, onde simplificamos a mandala tirando algumas linhas. Observe também o tamanho do gráfico, que deve ser compatível ao do vidro. Outra possibilidade é usar apenas o miolo da mandala para fazer uma peça pequena, como esta do post.
Vamos ao trabalho?
Passo 1: limpar o vidro com paninho de algodão embebido em álcool.
Passo 2: colocar o vidro sobre o gráfico fixando com um rolinho de fita adesiva no centro para não sair do registro.
Passo 3: definir as linhas com o glitter dimensional e deixar secar.
Passo 4: começar a pintar, do miolo para fora.
Dicas:
O verniz vitral deve ser espalhado e não pincelado em cada área demarcada.
Não economize na tinta. O bom resultado se consegue preenchendo as áreas como se fossem "lagoinhas" (expressão da aluna Melinda na oficina de ontem que adorei) usando bastante tinta.
Nao esqueça de limpar o pincel com acetona na troca de cores.
Projete as cores inicialmente ou deixe as cores se escolherem conforme a mandala vai ganhando sua identidade.
Projete as cores inicialmente ou deixe as cores se escolherem conforme a mandala vai ganhando sua identidade.
Procure pintar bem junto às linhas, cuidando também para não invadir o relevo.
Depois de finalizada a pintura, deixe secar por 24 horas.
A peça pode ser considerada pronta nesta etapa, ou ganhar acabamento e "fricotes" com canetinhas douradas ou prateadas (de preferência, da marca Signus): pontinhos, círculos, arabescos...
A peça pode ser considerada pronta nesta etapa, ou ganhar acabamento e "fricotes" com canetinhas douradas ou prateadas (de preferência, da marca Signus): pontinhos, círculos, arabescos...
Se optar por fazer os detalhes, a peça deve ir ao forno do fogão (microondas, não!), em temperatura alta, por somente 2 a 3 minutinhos. Desliga-se o forno e deixa-se a mandala ali até esfriar.
Passo 5:
Para pendurar a sua mandala, prefira fio de aço usado em pescaria, que vem em rolos de 10m e é vendido em lojas de artigos de pesca. O fio de nylon é uma alternativa, mas mais suscetível a acidentes, já que resseca quando exposto ao tempo e pode arrebentar.
Use miçangas e pedrinhas nas cores da mandala para compor uma peça harmônica. Observe o "canudinho" que junta o fio ao vidro. Esta pecinha, que acompanha o fio de aço, deve ser fechada com alicate, da mesma forma na alça da outra ponta, que servirá para colocar a mandala no gancho da parede ou teto.
Use miçangas e pedrinhas nas cores da mandala para compor uma peça harmônica. Observe o "canudinho" que junta o fio ao vidro. Esta pecinha, que acompanha o fio de aço, deve ser fechada com alicate, da mesma forma na alça da outra ponta, que servirá para colocar a mandala no gancho da parede ou teto.
E aí está a "moça", prontinha!
Um domingo bem colorido a todos! Amém
Fico aqui torcendo para que tenha conseguido contagiar os amigos do Amém com a minha paixão pelas "redondas". Se fizer, não me roube essa alegria e me mostre, tá?
Para saber um pouco mais sobre o que as mandalas podem fazer pela gente, a Dani, do Banana Craft, tem um post legal, aqui. Fica também o agradecimento a ela pela força na divulgação da nossa oficina de ontem. Para quem mora na região, um segundo convite: estão abertas as inscrições para nova oficina de mandalas, dia 9/12, no Boa Nova, em São Leopoldo. Entre em contato pelo rosanasperotto@hotmail.com.
Um domingo bem colorido a todos! Amém
38 comentários:
Rô...
Uma dúvida: onde comprar os círculos de vidro? É algo que já existe em determinadas lojas ou temos que mandar cortar o vidro em uma vidraçaria?
beijo
Cacau, aqui encomendamos em vidraçarias, no tamanho desejado. É um trabalho fácil pra eles. Que bom que estás te entusiasmando! Beijão!
Lindo passo a passo e lindaaaa a mandala...parabéns miguxa pelo trabalho maravilhosooo!!!! Bjokas!!!!
Olá!
Que linda mandala.
Adorei o PAP.Parece ser bem fácil.
Obrigada por compartilhar.
Beijos.
Olá,Rosana!
Obrigada, adorei a aula.
Vou fazer minha mandala com certeza, com todo o capricho.Beijos, querida.
Obrigada Rossana, bravissima.
Beijo
Kelly, Jana, Sílvia, Joana, que bom que gostaram! Fico aqui na torcida esperando retorno das experiências de vocês, combinado?
Beijos pra todas!
Nossa Rosana, adorei o PAP, parecia tão complicado, me animei e vou começar a fazer para os quartos das filhas! Assim que tiver uma pronta, vou te mandar foto! Bjs
Oba, Cecília, que bom que vais mandalar! Fico à disposição para helps, tá? Beijão
Alexandre, às vezes a gente se engana e descobre habilidades adormecidas, hum? Se quiser se arriscar com as tintas - imagino a variedade que deve ter aí - fica à vontade para consultas online. Beijos, boa semana!
Olá, Rosana!
Mandalando, mandalando, se vai ao longe.
O meu sobrinho neto nasceu hoje! A Edna está que não se aguenta de tanta felicidade. E meu irmão, então!
Um abraço carinhoso pra você, da Cecilia, mãe da Helena.
OI ROSANA-
adorei as dicas - esta dica de colocar o papel embaixo é barbara-
e concordo contigo - a prática leva a perfeição-
muitos quando começam com a tinta dimensional querem desistir
agora esta canetinha eu nao conhecia - adorei o teu pap
parabéns
quando fizer a minha te aviso sim
bj
lu
Rosana, amei tanto fazer mandalas que os vidros estão encomedados... amanhã saioà cata das cores que irão alegrar minha vida....encontrei riscos maravilhosos....logo,logo viajarei para dentro de mim, como disse a Nilda...à procura do seu verdadeiro0 "eu" ! Legal foi ter tido uma amiga táo querida a me conduzir por esse caminho que sempre gostei,mas acho que esperava o momento certo ! Nada acontece ao acaso.... beijos
Olá querida,
Grata pela visita e adorei o tutorial da mandala, já fiz algumas mas em CD reciclado, com areia e tinta,feltro estão no marcador reciclagem no meu blog, se quiser ver.
Agora quero experimentar assim que nem voce ensina e muito bem por sinal.
Bjss,
jud-artes
As suas mandalas sao fantasticas. Se eu morasse pertinho de voce, e querer algumas aulas.
Abracos,
Ro querida, amei este PAP!!!
Estou louca pra pintar mandalas em vidro, mas tinha algumas dúvidas, que agora não tenho mais!!!
Sua mandala ficou DIVINA, como tudo que vc. faz!!!
Muito obrigada por compartilhar!!!
Beijossssssssssssssss
Vero
Ficou lindo e muito fácil a explicação. Adoro mandalas. Adorei o seu blog. Bjks
Oi Rosana,
Visitei seu blog e adorei a "aula" sobre como pintar mandala.
Gostei do modo como se pinta. Pra mim é bem familiar...muito parecido com a "corda seca" em cerâmica.
Obrigada pela dica.
Valeu!!!
Amei conhecer o seu blog, como estou a pouco, entrando no mundo dos blogs pois amo artesanato mas sempre fiquei só namorando e agora estou vendo coisas lindas e fazendo algumas coisinhas. E bom encontrar um blog de outra gaucha.. Adorei suas palavras de natal(agradecimentos)... Legal, mesmo... Feliz Ano Novo...
Olá! adorei sua explicação! Estarei fazendo estas mandalas com meus pacientes da saúde mental! Eles vão se apaixonar!
Agora sei pq o meu verniz ficou feio, tem que espalhar e nao pintar! :)
aq em casa tem um vidro em formato circular que era da minha mãe, nem ela nem eu tivemos criatividade para usalo, agora vou animar e fazer uma mandala, estava pensando em uma lotus como essa sua com petalas de rosa claro e escuro com azul turqueza em volta, vamos ver se consigo ou nao mudo de ideia depois, novamente obrigado pela dica!
Menina, que trabalho lindo! Meus parabéns! Amei...
Tô seguindo seus passos!
Se tiver um tempinho, me visita tb!
www.desligadadatomada.blogspot.com
bjs,
Lu
Olá!
Adorei o blog!
Tenho uma pequena dúvida/sugestão...poderia ser feito em espelhos?? bjoss
Sofia
eu adoro mandalas.visite meu BLOG e veja a colcha que eu fiz com 36 quadrados de mandalas bordadas a mão e com miçangas .demorei quase 2 anos pra fazer (teve umas interrupções) e ficou linda (sem modestia), foi uma terapia mistrada com trabalho enfim, um prazer...amei seu BLOG
Lindo o seu trabalho, mas tenho uma dúvida, a mandala é pintada dos dois lados ou de um só.
Fique com Deus!!!
Muito obrigado e parabéns, adorei suas explicações, agora já tenho como começar minhas artes de mandala agora que sei quais são os materiais, se me permitir uma dica em espelhos redondos tb ficam muito boas, grato
ass:lendario
Nossa que legal conhecer seu blog. ganhei meu dia!!!! Já estou lhe seguindo. um forte abraço!!!!
Nossa que legal conhecer seu blog. ganhei meu dia!!!! Já estou lhe seguindo. um forte abraço!!!!
Olá, adorei sua explicação de como pintar mandalas, mas será que consigo usar tinta vitral em CD antigo, já que os CDs são de plásticos?
bjokas
Lindoooo d+++++
Uma dúvida porque tem que levar ao forno?!
Em qual momento? Depois de tudo pronto?
Mto obg!!!
Adorei
Adorei
Olá, adorei e parabéns, só fiquei com uma duvida, coloca ela no forno após fazer os detalhes com a caneta? e pq? se eu quiser posso colar strass ou pedras tbm? e qual cola? ai não vai ao forno neh? kkkkk desde ja, agradecida.
Adorei! Tenho uma dúvida... A tinta relevo não derrete no forno?
Queria sabe porque a minha pintura faz bolinhas na se vidros
Querida Rosane!Bom saber que existe pessoas maravilhosas como você - dividindo saberes e artes!Parabéns pela aula.
Olá, a tinta é espalhada com pincel ou tem algum material próprio?
Hermoso 💓🤩💖
Obrigada por dividir seu conhecimento.Moro na Amazônia,e por morar loge,tenho dificuldade em econtrar as coisas.Por isso,estou fazendo mandalas em CD. Deu certo.Eu tiro a película,limpo tudo,deixo ele transparente e uso no lugar do vidro.A tinta verniz vitral,adere muito bem no CD.Parabéns por sua arte e seu blog.Deus te abençoe!
Postar um comentário