terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Notícias do front natalino

Divido com vocês os movimentos dos últimos dias, numa salada de assuntos, para ganharmos tempo, a moeda mais requisitada nessa semana de contagem regressiva para o Natal. O pinheiro, aí em cima, continua ganhando umas novidadezinhas, como a corrente de forminhas de doce que, em pares, desfilam lado a lado parecendo pequenas lanternas. Uma gracinha bem fácil de fazer, uma brincadeira gostosa para envolver as crianças. Vale experimentar. Já na cozinha, o projeto de fazer de conta que moramos numa casa de madeira, que adoro!, vai ganhando forma pelas mãos engenhosas do irmão. Até sexta-feira a parede deve estar toda coberta, palavra de irmão, garante ele. Então, Papai Noel será recepcionado num cenário novinho em folha, faltando depois trocar os azulejos vintage que desde sempre cansaram nossos olhos. Prometo mostrar o PAP da cozinha repaginada.Na sexta-feira, a dona do Cacareco Chique, minha mais recente amiga virtual que se tornou muito real e próxima, a bela Carina, convidou-me para uma "expedição garimpo" no Mensageiros da Caridade, em Porto Alegre. Fazendo jus ao nome do seu blog, a moça é tão apaixonada por antiguidades e "cacarecos com potencial" quanto eu. Imaginem então a euforia da dupla em meio a dezenas de móveis e artigos para casa que a instituição recebe como doação e depois vende a preços módicos. Vasculhamos o "parque de diversões" com os olhos brilhando e encontramos algumas preciosidades de acordo com o espaço no carro e o peso da carteira. Banquinhos, cadeiras, molduras e uma maletinha que é um charme só vieram conosco com a promessa de ressuscitá-los com uma boa repaginada à base de lixa e tinta. As bem-dispostas tia e mãe da Carina acompanharam as "sucateiras".No dia seguinte, o quarteto pegou outro rumo, aquele que nunca me canso de trilhar e admirar: subimos até o pé da serra para desbravar outros recantos de Morro Reuter. Na primeira parada, na Padaria e Confeitaria Michel und Hausen Marichen, lanchinhos deliciosos e muita criatividade na decoração. Exemplo do faça você mesmo, como o banheiro, com espelho emoldurado por bacia, prateleira de caixote e parede personalizada com flores recortadas em papel e pintura livre.
No salão, o pequeno enfeite de Natal me encantou pela singeleza: uma fatia de galho de árvore transformada nesta criaturinha simpática.
Logo adiante, o Armazém do Sofá é um paraíso de estofados dos mais diferentes estilos, móveis e objetos decorativos. O azul desta composição fisgou meus olhos assim que estacionamos.
Já a amiga engraçou-se em suspiros pelo relógio charmoso.
Em direção a Santa Maria do Herval, numa estrada bucólica ladeada de hortênsias, outra "ilha" de belezas nos esperava para uma boa horinha de namoro com preciosidades. O Antiquário Edelweiss reúne um grande número de peças antigas, muitas delas miúdas, como mais gosto, num ambiente tão harmonioso, que o tempo brinca de esconder com a gente.
Lá atrás, o vale; dentro, mimosices de tirar o fôlego. Comprei uma preciosidade, com direito a pacote de presente, e entreguei a Papai Noel para deixar embaixo do pinheiro no dia 24. Depois mostro.
Mas se já considerávamos o passseio como uma overdose de inspiração, na volta, a chegadinha no Ateliê da Anelise Bredow fechou o roteiro com chave de ouro. E se já tinha a alma colorida de alegria pelo dia pautado pela boa companhia, minha amiga global conseguiu reforçar a cor dos laços que nos unem, às vezes tão de surpresa, com um presente belíssimo produzido por ela. Também estará junto à arvore na véspera de Natal e, depois, apresentado a vocês.
Abastecida com tanta energia boa, os primeiros dias da semana foram dedicados a finalizar a produção dos biscoitos e bolinhos com minha "sócia" preferida nos assuntos açucarados (e em muitos outros também).
No final da tarde de ontem, então, pudemos dar o grito de guerra, na maior paz: "Terminamos!"
Presentinhos embalados...
... e a certeza fortalecida de que o bom da vida é ter com quem comungar os pequenos e grandes momentos, como a felicidade estampada no sorriso da tia Dada, que no alto dos seus 87 aninhos, continua apostando que o Natal se faz assim, com doação, de tempo e carinho.
Que a gente consiga pegar carona com essa doce mestra. Amém!

10 comentários:

Fala, Mãe! disse...

Sempre me encanto com as novidades que vejo por aqui, adorei a lanterna de forminha.. e essa casinha confeitada, que mimo!
Rosana querida, mãe postiça do sul
Que vc e sua família tenham um feliz natal, encantado pelos duendes daí, certeza rs E que seu 2011 seja próspero, cheio de saúde e paz!
beijo

Voando como borboletas disse...

Adorei cada ralato e cada foto.Beijos de sol para te iluminar

Jud disse...

Este passeio foi lindo, parabens, adoro garimpagens!
Querida, Boas Festas pra voce e família e grata pela companhia este ano.
Beijos,
jud-artes

Cris Rosa disse...

Amei tudo!
Passei pra desejar muita paz, saúde e felicidade, que vc esteja com todos que vc ama bem! Boas Festas!
Bjkas

Anita disse...

Olá Rosana, que delícia de passeio e de cia, Carina é uma pessoa q gosto muito tbem.
E o passeio feito por aqui tendo vc como guia, como sempre se tornou fantástico para mim.
Já tomei meu café da manhã com os olhos, saboreando essas belezuras que vcs prepararam, rs.
Aproveito e deixo meu desejo de um Natal de muito amor e paz, bjs.

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Rosana

Fiquei aqui babando pelos passeios!!!
fqie curiosa em ver tua cozinha, adorei as formas de docinhos na deco...
desejo que tenhas um natal feliz e abençoado com tua família e um ano de 2011 cheio de boas surpresas da vida!!!!
bjus e bjus

Solange Fernandes disse...

Ro, este passeio deve ter sido demais. Dois dias de pura beleza para a alma.
Continuo apaixonada pela casinha João e Maria, ai ai(suspiros).
Você sabe me dizer onde encontrar as formas de bolo redonda de furo, mas com detalhes?Iguais as que colocou a vela.bJS

calma que estou com pressa disse...

ai fala sério vocês se conheceram - duas amigas que e adoro- e ainda forma no caritas- eu adoro este lugar, já doei uito, e já comprei muito por lá - e aqui em minas me faz uma falta este caritas-
e o Morro - é outr passeio que está na minha memória para sempre-
que belo passeio - o que será este presente?
ai este docinho em forma de casinha - é tudooo
feliz natal
bj
lu

Lu Gastal disse...

rosana querida! por aqui os biscoitos também viraram casinha... mas dá dó de quebrar para comê-la! te desejo um final de ano cheio de boas energias, em 2011 está na minha wishlist uma visita prá ti, pra´retribuir aquela que me fizeste! abração!

Anônimo disse...

Olá! Te achei porque estava procurando o que fazer com bolinhas de rollon. Sou Gaúcha de Novo Hamburgo (vizinha) e já fui prof. em Morro Reuter, conheço bem os lugares lindos que estiveram e achei graça de ver as peças da garimpada de vcs: tenho as 3 peças!!! A moldura coloquei um espelho no Hall, a banqueta é multi uso por aqui(neste instante é a base do meu pinheiro) e com a maleta penso em fazer uma mesinha. Bjks Tb quero participar!! rsrsrs bjks Ana Gottlieb