segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sorvete para visitas de terras geladas

Irmão de amigo, amigo é! E para receber velhos amigos de perto e novos amigos de muito longe nesse final de semana escaldante no Sul, nada mais adequado do que um jantarzinho que terminasse com uma sobremesa que faz bonito e agrada o paladar em cheio no verão (e no inverno também). Como as visitas vêm do hemisfério norte, escapando das nevascas e dispostos a curtir as delícias desse país tropical (que dificilmente me seduzem...rs), o Pudim de Sorvete seria gol na certa. Apostando na escolha, preparei-o assim:
Numa panelinha, misturei 1 bandeja de morangos inteiros*, 1/2 xícara de açúcar e 1/2 de água. Levei ao fogo por cerca de 10 minutos, coloquei no fundo de uma fôrma para pudim e, depois, foi para o freezer.
*Pode-se usar outras frutas, como cerejas, abacaxi, pêssegos, framboesa, ou uma caldinha de chocolate preparada com 4 colheres (de sopa) de chocolate em pó, 1/2 xícara de açúcar e 1/2 de água, apenas misturando-se, sem levar ao fogo.
Para o sorvete, prepara-se um creme com 1 lata de leite condensado, 1 de leite, 4 gemas, 1 colher (de sobremesa) de açúcar de baunilha e 1 colher (de sopa) bem cheia de amido de milho. Mexe-se no fogo até engrossar e deixa-se esfriar.
Enquanto isso, bate-se as 4 claras em neve e acrescenta-se 1 lata de creme de leite (sem o soro).
Mistura-se ao creme de gemas já frio e coloca-se sobre os morangos em calda já congelados. Volta-se ao freezer por no mínimo 3 horas. Para desenformar, leve a fôrma ao fogo rapidamente, passe uma faca ao redor do pudim e... prepare-se para a alegria que se instala na mesa!
Alegria que driblou fronteiras no papo em três idiomas em volta da churrasqueira (traduzido pela supertradutora Susi, na foto acima), à beira da piscina (rs)...
e se multiplicou com o encontro das Amys, a suíça e a adotada num antiquário.
Que a amizade aqueça o melhor de nós, sempre. Amém!
Que o melhor de nós se mostre em doação, também em momentos tristes, como tantos vêm fazendo para amenizar o sofrimento dos cariocas serranos, vítimas da tragédia sem igual no nosso país. Uma maneira fácil de ajudar é pela iniciativa das blogueiras Elaine Gaspareto e a Luci Cardinelli. Clique abaixo e veja como.




15 comentários:

Eva disse...

Amém minha linda! Aprendi como adicionar o link dos blogs que amo, ate que enfim né, você já esta linkada. ai meu Deus essas imagens são tudo de maravihoso, em sabor, teor, amor e perfumes que sinto daqui. beijo e um dia ótimo para você.

mollymell disse...

Bom dia Rosana!
A receita parece otima, um dia desses vou tentar. Nao por esses dia pois estou precisando perder uns quilinhos, mas vou copiar a receita. Obrigada.
Abracos,

Ana Matusita disse...

Aqui ontem foi dia de almoço feito no fogão à lenha com os amigos. E doce de leite, que passou o dia todo na panela!
Até a chuva deu um treguinha!
bj

Voando como borboletas disse...

Gente,menina que sobremesa é essa!Já anotei a receita e vou tentar fazer.Beijos de sol para te iluminar!

Anita disse...

Rosana, que sobremesa divina,que delícia se ver um doce desses lindo e certamente delicioso para alegrar essa segunda tão cheia de blogagens coletivas sobre dieta, hehe.Que ninguém me escute, mas não dá pra viver sem esses prazeres da mesa, não é? Boa semana, bjs.

Alfa & Ômega disse...

Rosana, muito chic tudo issoque vc postou. Eu também faço essa receita mas nunca tive a idéia de colocar os morangos. Que boa idéia! So´faço com a caldinha de chocolate. Eu já postei no Alquimia um gelado de morango que tbém é delicioso e super prático. Abração!

Laély disse...

Covardia! Até aqui tá fazendo calor! Mas imaginao que aí, bem mais!
Tô pensando seriamente em comprar uma piscina...

Rosana Sperotto disse...

Eva, obrigada por linkar o Amém!

Regina, nem me fala, também preciso fechar a boca às guloseimas.

Ana, coisa bem boa comida de fogão à lenha, mas com o calorão daqui, não dá nem pra pensar em fazer um foguinho. Agora finalmente chove um pouquinho.

"Borboletinha", faz mesmo e me conta!

Anita, as meninas da Dieta Coletiva devem estar querendo o meu pescoço (rsrs). Também adoro uma mesa farta.

Maria Luiza, chique só se for pelo tom da alegria do encontro. Tudo bem improvisado, na área ainda em construção, na beira da piscininha infantil de plástico (rs). Vi tua receita de morangos e logo vou experimentar.

Laély, compra! (rs) Digo aos guris da casa que é o meu ofurô, mas eles resistem, bobinhos, então fico com ela só pra mim. (rs)Sabe que ficar "de molho" tem me ajudado nas crises de dor? O "bicho" pegou ontem (o ar condicionado é um veneno pras dores articulares, né?).

Carina disse...

Huuuummmmmm....... ;P

Unknown disse...

Oi Rosana, que delícia essa sobremesa, qualquer dia desses vou fazer. Ainda mais com o calor que anda fazendo neste RS. Ah! Se o bebê cooperar amanhã eu já poderei contar sobre o sexo dele.
Beijos!!!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Rosana

Que espetáculo de sobremesa!!!
Menina, que loucura o tempo ai no Sul!!
Vi falar também que chove no norte e seca no sul...uma lástima.
Gostei do jeito que abordastes a rifa, no finzinho da postagem, pra gente não ser muito repetitiva mas sempre dando o toque!!!

bjocas

Jud disse...

Hummmm.....deu água na boca, que maravilha!
Ah, eu quero ver tuas artes com giz de cera, hem?
Grata pela visita querida!
Bjsss,
jud-artes

Anônimo disse...

ROSANA esse sorvete com esses morangossss são um atentado! :)

Alicia disse...

QUE BUENA CARA QUE TIENE ESA TORTA...
BUENISIMA.
SALUDITOS

Cleo DC Rosa disse...

oi flor...fiz um sorvete pudim dia desses e utilizei a sua diquinha da calda de morangos..amei, só tinha feito com chocolate e dia desses achei seu bloguinho e quando vi essa caldinha delicia não resisti e testei....magnifico flor obrigado por compartilhar sua receitinha...bjus