domingo, 6 de março de 2011

Saindo da casca

Pintinhos de pompom, macios, anunciam faceiros a contagem regressiva para a festa do renascimento, e para quem o Carnaval passa bem longe, a referênciados 40 dias que antecedem a Páscoa é o sentido maior do feriadão, ensolarado no Sul, para alegria dos foliões e viajantes. Mal sabem eles, os amarelinhos, a carona que pego nessa promessa, o quanto brincar de transformar fios de lã em criaturinhas fofas tem aliviado os dias aflitivos daqui. Além da ninhada, nascem também figuras crochetadas para montar o cenário onde vão morar.
Um arco-íris em forma de florzinhas, folhas, casca de ovo, arranjados em guirlandas cobertas de verde em tom que lembra relva, que lembra ilustração antiga de famílias de coelhos nos preparativos para a Páscoa.
Nessas cenas campestres, também não podia faltar o cesto recheado de ovos, escondido entre as gramíneas, e, vez que outra, cogumelos vermelhos, que aos meus olhos de criança ganhavam em beleza até dos chocolates. Considerei um pequeno milagre reproduzir essas lembranças tecendo pontinhos, laçadas, misturando fios, texturas...
Trocando a agulha de crochê pelas de tricô, o personagem principal da comemoração ganhou forma rapidinho. Segui os passos dos Chiquinhos (aqui) e o seu Coelho ganhou um jeito meio malandrinho. Prevenido para uma Páscoa tardia este ano, já em clima de outono.... ...enrolou-se num cachecol na cor da sua refeição preferida.
Enquanto bordo os votos em pequenos pontos, envergo arame e cubro-o com muitas e muitas voltas de lã, testo pétalas e invento miolos, a fantasia singela da Páscoa toma os pensamentos, multiplica ideias para outros projetinhos, traz para perto um certo encantamento das fábulas, dá um pezinho para alcançar um recreio da realidade. E se o que nasce das agulhas é puro faz-de-conta, não importa. Por momentos, vale tudo, e então fantasia-se o presente na tentativa de resgatar a sintonia com a beleza. E por pura graça, faz-se a mágica! Os olhos recuperados voltam a encontrar a grandeza da vida, num intervalinho de tempo, começando pelas minúsculas manifestações do sagrado no meu jardim.
"O tempo passa. O fôlego retorna. Parece milagre, mas as sementes de cura começam a florescer nos mesmos jardins onde parecia que nenhuma outra flor brotaria. A alma é sábia: enquanto achamos que só existe dor, ela trabalha, em silêncio, para tecer o momento novo. E ele chega." (Ana Jácomo)
Que a esperança seja nosso norte para chegarmos à Páscoa rendidos ao desejo de acordar o que precisa despertar em nós. Amém!
P.S. As guirlandas estão disponíveis para viajar para casas que curtem esperar pelo Coelho num astral de alegria bem colorida. Para falar com Dona Coelha (rs), entre em contato pelo e-mail: rosanasperotto@hotmail.com

20 comentários:

Anita disse...

Você é danadinha... no seu recolhimento só produz encantamento, que guirlandas fofésimas e que alegria de colorido, lindas demais, bjs.

msgteresa disse...

Querida Rosana!
Fiquei feliz em te ver de volta ao cantinho mágico do teu blog... E você,como sempre, nos surpreende com as tuas artes de sonhos!
Que maravilha,Rosana! Adorei os teus delicados enfeites, que anunciam com alegria colorida, a chegada da Páscoa!
Me encantei com o coelhinho de cachecol,as "cascas" dos ovinhos,os cogumelos delicados... Tudo tão lindo e com jeitinho de infância!
E que a mensagem de renascimento contida na Páscoa, nos traga sempre esperança,minha amiga, e fortaleça a nossa alegria de viver!
Que o meu carinhoso abraço chegue até o teu coração!
Teresa

Driks Barreto disse...

Estou aqui cheia de encantamento com seu trabalho as "guirlandinhas de páscoa"ficaram maravilhosas!!!!muito delicadas extremamente fofas!ai que amor!!!!!parabéns!bjs

Rosana Sperotto disse...

Oi, Anita, Teresa, Driks! Fico aqui pensando que blogar talvez tenha um valor maior do que possa avaliar. Costumo dizer o que muitas sabemos: nossos cantos virtuais têm uma função terapêutica. E nesse momento, mais do que em outros em que a vida segue normal, manter a casa em ordem tem funcionado como uma dose extra de motivação para "não deixar a peteca cair", e quando cai, para buscá-la de volta, lembrando que o poder de mantê-la em movimento está em nós, por mais nós que precisemos desatar. Obrigada, queridas, por fazerem parte dessa busca pelo equilíbrio e beleza. Grande beijo!

Laély disse...

E para o que a Páscoa aponta, que não seja a esperança de renovação?
Quanta produção, hein?!
Gostei de todas, mas a primeira é a mais linda!
Confesso que me cansa, só de pensar no trabalho que dá fazer detalhes tão pequenos, mas, cada um com a sua "cura, né?

Solange Fernandes disse...

Bela produção de carnaval. Amei os detalhes,ficaram encantadores. E serão uma bela recepção para o coelho chegar na casa.
Rosana e suas mãos mágicas.Bjs

Cris Rosa disse...

Amei seus trabalhos!
E que melhor remédio que este não há!
Além de curar a alma, produz coisas lindas!
Parabéns!
Bjkas

mollymell disse...

Tudo muito lindo Rosana. Os detalhes, o seu texto. Adorei!!!

Taia Assunção disse...

Que fofo Rosana...é muita doçura. Nesse ano poderei passar a Páscoa com meus filhotes, estou muito feliz. Espero que você esteja melhor. Sinta-se abraçada...beijocas e feliz TODOS os dias das mulheres.

ARQUITETURA DO IMÓVEL disse...

Rosana, feliz dia das mulheres com muita paz e serenidade.
Bjos.
Sílvia

Ivani disse...

Olá Rosana, que bom te sentir mais animadinha!
Esses enfeites de Páscoa estão demais.
Coisa mais encantadora.
Além de mãos de fada para escrever, você as tem também mágicas para fazer encantos.
beijos

Adriana disse...

ROSANA, o artesanato é bálsamo para uma alma aflita!!! Preciso fazer umas costurices pra aliviar a enxurrada de coisinhas difíceis que apareceram por aqui...
As guirlandas são lindas e muito doces!!!

BJINHOSSSS da DRI

Jud disse...

Oi Rosana,
Primeiro o teu texto, poético e lindo demais, adoro ler as tuas impressões sobre o mundo cotidiano.
E depois, que lindas guirlandas de Páscoa, amei de verdade!!!
Grande beijo e fica bem!
Jud-artes.

Andrea Guim disse...

Oi, Ro!!!

Que fofuras!! Cada guirlanda é mais linda que a outra!!! E o colho de crochet??? Uau!! Você é boa nisso!!!
Amei demais a primeira, com o pintinho!!! Posso mostrar no BlogArte semana que vem???
Ah! Segunda ou terça tem sorteio novo lá no blog!!!!! Passa lá!
Beijins!

Raquel - artepapel&madeira disse...

Oi, Rosana!

Que lindo o teu trabalho! Também sou de São Leopoldo, estou visitando teu blog pela primeira vez e adorei!

Grande abraço!

c r i s disse...

Oi querida Rosana, que saudade e que bom te sentir animada! Também ando sumida, nem sei se é o tempo que começa a mudar, este friozinho meio outonal sempre me desperta certa melancolia, daquelas boas, como a destas guirlandas vintages foférrimas e lindas de doer!!

Renovações, sejam bemvindas! E alegrias com elas, não é? Bjo querida!!

Ana Paula Cavalari disse...

oi, oi
dona de palavras amorosasssssssssss
gosto muito de suas visitas, muit muito muito
sinto não estar sempre por aqui!
mas deixei um selinho procê,querida
beijoooooooooooo

CRISTAL disse...

Amiga, Amei o seu blog, ele é genial.
Tô te seguindo

Bjs cristalinos

Ivani disse...

Rosana, senti necessidade de ver como você está.
Espero que bem. Deixo aqui meu abraço amigo e minha saudade.
Que seus anjos amigos estejam sempre atentos.
beijo

Arte Salmaso disse...

FIQUEI VERDADEIRAMENTE ENLOUQUECIDA COM A DELÍCIA QUE É SEU BLOG... FIQUEI EM PAZ!!! SERÁ MUITO BEM VINDA AO MEU, QUE É TÃO SIMPLES E PEQUENINO... POR ENQUANTO... MAS ME DARÁ MUITO PRAZER A SUA VISITA!!! http://salmaso65.criarumblog.com
PARABÉNS PELA SUA BELEZA, PELA SUA ILUMINAÇÃO E PELO SEU TALENTO!!!
ANA SALMASO