sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sexta de ideias (2)



Crianças em casa, férias curtinhas de inverno aqui no Sul. Por 20 anos, esta foi a pauta da última semana de julho do Sininho, caderno infantil do Jornal VS, meu filho virtual. O trabalho de criação do caderno, sempre por temas, me deixou um baú abarrotado das melhores lembranças, a valiosa sensação de ter cumprido o melhor de mim e também me fez uma pessoa temática. Mesmo que às vezes lute para me desvencilhar dessa mania de querer englobar assuntos e produções dentro de um único foco, quando vejo já tomei o velho caminho, e lá estou eu tematizando. Então, pra matar a saudade de desenvolver ideias para a criançada, nesta "Sexta" sugiro um teatrinho de sombras para curtir com os pequenos desde a montagem dos personagens, roteiro até a apresentação. A atividade, com as fotos, foi publicada no suplemento, mas como plagiar a si próprio não é pecado, aqui estão elas para inspirar mamães, papais, dindos e, quem sabe, professores. Você pode escolher personagens em sites de imagens ou, para facilitar, abrir e imprimir a imagem do rinoceronte (se a memória não me prega uma peça, Quindim, do Sítio do Picapau Amarelo), colar em cartolina e recortar. Depois, fixe um palito de churrasquinho no avesso da figura. Monte o palco esticando e prendendo um lençol em um canto de paredes, de preferência com um sofá ou poltrona dentro para que o artista possa se esconder. Providencie também um abajur para iluminar e projetar a sombra. Reúna a galerinha e apague a luz do cômodo, momento tão esperado pelos artistas e público. Deixe a gurizada inventar uma historinha, improvisando falas e movimento, enquanto manipula o personagem. Eles com certeza surpreenderão, como costuma acontecer com crianças estimuladas a inventar a moda, não é, Elisa e Laély?

Bom espetáculo! Amém!

Atualizando: a querida mentora do Sexta de Ideias, a Cris, mostra hoje como segredar de um jeito muito fofo, a Carol, a fazer um borboletário lindinho , e a Bela revela as manhas para confeccionar um saquinho de tecido com o capricho que diferencia suas peças. Vale conferir, vale participar também!

13 comentários:

Caroline disse...

Oi Ro! tudo jóia!
A idéia é genial! Aguça a criatividade da criançada! Editar um jornal para crianças deve ter sido uma experiência única!
Que legal tem sido compartilhar essa brincadeira com vcs! Tô adorando!

Grande beijo!
Carol

Jud disse...

Oi querida,
Adoro seus comentários, são tão fofos e sensíveis...
Esta brincadeira das sombras na parede é ótima, pois aguça a imaginação da gurizada!
Beijo e bom fim de semana Ro!
jud-artes.

Aliny Meneguini disse...

ops...
prestigiando o blog tbm...
gostei muito do seu cantinho!!!
abraços!

Rosana Remor disse...

Rô,que ideia linda!!Fez lembrar-me de um amigo, que na minha adolescência, fez um cineminha,projetava na parede os desenhos que ele mesmo fazia com suas histórias criativas.Começava assim "Cine Paulo apresenta..."Sonhávamos com suas invenções!!Criança criativa é criança feliz!!Bjs!!

Alfa & Ômega disse...

Rosana, conta minha mãe que meu pai adorava fazer esse tipo de teatrinho de sombras. Eu achei muito legal! Pena que já estou aposentada e minha neta já é adolescente. Lindo fim de semana!Bjbjbj!!

Juliane - Ju Arte na Praia disse...

Oi Rosana,
Vim através do blog da Bela. Adorei o seu blog. Também sou de São Leopoldo, mas atualmente moro em Tramandaí.
Beijos,
Ju

Sem Nome disse...

Amei! Aila adora representar, mas nunca fiz nada parecido com ela. Vou tentar.
Rosana, querida, vc quer que lhe passe o escrito do passo a passo? Sabe que acho que deveria ter feito isso na postagem de hj...ai...pequei, não é mesmo?
Beijos mil!!!
Bela

c r i s disse...

Oi Ro, vim correndinho para espiar a feitura! Ai, coisa mais rica, tão simples e perfeito, receita para muitas horas de diversão! Amei o teatrinho! Ro, mas que vou lá conferir teu outro 'filho', vou sim!! Bjo querida e obrigada!!

Cecilia e Helena disse...

Ro, parabéns pela conquista do Vicente! Eu sabia que isso não tardaria a acontecer!
Beijos e obrigada pela visita,
Helena

Adriana disse...

Teatro de sombras!! As cças adoram. Ótima ideia do rinoceronte, Rosana!!

Beijos de BOM DOMINGO!!!

Anônimo disse...

Olá Rosana.
Amei tudo que vi por aqui, é muito inpirador.
Beijos e voltarei mais vezes para passear e apreciar.

Ivani disse...

Olá Rosana querida, voltei depois de alguns dias sem computador. Que horror!
Sabe, quando criança brincávamos de teatro com lençois esticados no varal, lá fora no quintal, à noite.
Só que nós éramos a sombra, fazíamos mímica, dançávamos. Era muito divertido.
Adorei a idéia de fazer teatrinho para as crianças dessa maneira que você mostrou.
Aliás, não precisa muita coisa para fazer a criançada feliz, não é mesmo?
Vou visitar outras amigas, outra hora falamos mais.
Beijos , tenha uma ótima noite.

Solange Fernandes disse...

Rosane faz muito tempo que não vejo teatrinho de sombras. Boa lembrança.Bjs