domingo, 1 de abril de 2012

Casquinhas de ovos de molho...

... na água dos feijões pretos, que esperam inchar para serem cozidos, ganham este tom de cinza quase lilás, você sabia? Eu não! E adorei o resultado. Andei fixada na proposta de tingir alguns ovos para a Páscoa com corantes naturais, experimentando folhas, chás, além dos tradicionais com casca de cebola, como a Vivianne mostrou aqui, lá no Dcoração, ou com chá de marcela, como é costume aqui no sul. Algumas promessas frustraram, como o verde lindo que imaginei usando erva-mate e que não pigmentou a casquinha. Em compensação, quando lembrei da água tingida que encontro de manhã na panela depois do feijão ter dormido a noite toda nela, sabia que a ideia tinha tudo pra dar certo. Depois de cobrir algumas áreas com fita crepe, brincando de fazer batik, acomodei as casquinhas na cama de feijões, cobri com água e segurei a ansiedade para ver o resultado no dia seguinte. E lá estavam elas, as casquinhas branquelas agora muito chiques com seu novo visual estampado.

Para ficarem mais bonitos, dá pra caprichar no lustro com um pouqinho de óleo de cozinha num pano. E aí é só rechear com amendoim açucarado, esse ano, com sabor especial: café com chocolate.
Ingredientes:

500g de amendoim cru

1/2 copo de café forte

3 xícaras de açúcar

1 colher (sopa) de chocolate em pó

1 colher (sobremesa) de canela em pó

1 colher (chá) de fermento em pó
Preparo:

Misture todos os ingredientes numa panela grande e leve ao fogo. Quando a calda começar a engrossar, mexa até secar e o açúcar "pegar" nos grãos.

Coloque numa assadeira e leve ao forno em temperatura média por cerca de 15 minutos, para terminar de torrar o amendoim.

Outras casquinhas também esperam pelo recheio. Essas foram coloridas com corantes tradicionais na cidade, produzidos aqui há décadas. Só a embalagem, puro vintage, já enche o coração com o astral saudosista e doce das Páscoas do passado.
Fizemos uma rodada que foi um verdadeiro arco-íris, Bruno e eu, mas esse capítulo fica para o próximo intervalinho, prometo.

Que a gente tenha ânimo para tirar os projetos do molho e descobrir novas cores e nuances no cotidiano. Amém.

12 comentários:

Vivianne Pontes disse...

#morri com essa tinta. Amei!

Suzana disse...

Foi isso mesmo que percebi, Preta, um trabalho muito chique. Ideias simples que nos encantam e nos motivam. Beijos com carinho e sabor de renovação.

Suzana disse...

Foi isso mesmo que percebi, Preta, um trabalho muito chique. Ideias simples que nos encantam e nos motivam. Beijos com carinho e sabor de renovação.

Suzana disse...

Foi isso mesmo que percebi, Preta, um trabalho muito chique. Ideias simples que nos encantam e nos motivam. Beijos com carinho e sabor de renovação.

Lisbeth Lima disse...

Ficou lindo, lindo, lindo!
E eu ainda não tive coragem de pintar ovos... acho que vão se quebrar... acho que o cheiro não vai sair... acho tanta coisa que sei que só existe na minha cabeça... vou deixar para a outra Páscoa... quem sabe não fico mais corajosa??? Mas que fiquei orgulhosa de você, eu fiquei!
Um abraço, Lisbeth

Graciela disse...

Vi no blog da Viviane e vim aqui conferir a receita. Viajei no tempo e na geografia, de volta pra cozinha da minha avó, em Porto Alegre. Coisa bem boa...obrigada!

Eva Sabbado disse...

Amém!!!! Rosana, eu precisava dessa receita, como é que vc adivinhou e ainda com essa tinta fabulosa, vou me atirar, hehe, obrigada, flor, Feliz Páscoa, bjinhos.

Eva Sabbado disse...

Amei teus ovinhos, já ia esquecendo de dizer o mais importante, me emocionei, hehe com a receitinha.

Taia Assunção disse...

Já fiz muito isso, Rosana. Eram meses separando as casquinhas e depois pintando uma a uma, a avó das crianças preparava o amendoim e depois dávamos o acabamento com franja de papel de seda. Centenas deles, depois iam para os Ninhos da família, dos empregados, dos amigos...uma festa. Que a Páscoa de vocês tenha sido abençoada e cheia de saúde. Beijocas e boa semana.

Laély disse...

Dá vontade de comprar a tinta, só por causa da embalagem, né?
E a sua granja foi a pleno vapor! Saiu até no Dcoração: ói, que chique, minha amiga!
Por aqui, parei nos cookies e brownie: o máximo de proximidade que cheguei do espírito pascoalino.
Boa semana, querida!
Boa renovação!

Bricolar e Poupar disse...

Muito giros os ovinhos assim coloridos!
bjs

Sheila Zanella disse...

Que lindos Rosana!! E que diferente esse recheio...vou ver se faço um teste por aqui!! Vamos ver...mas tão sem animo que sei lá rsrs

beijinhos
Sheila
http://vidasuculenta.blogspot.ie