domingo, 28 de abril de 2013

Biscoitos do André, bolos da Rita

Nas questões culinárias, sou contraditória. Prefiro sempre o salgado ao doce, mas na hora de por a mão na massa, é a confeitaria que faz meus olhos brilharem e a colecionar um "acervo" de receitas de doces que, que se me propusesse a testar uma por dia, levaria anos na empreitada.
Nos últimos tempos, tenho me disciplinado a ir pra cozinha preparar doces só nos finais de semana, e também escolhido receitas pequenas. Tenho uma diabética em casa, comportada diga-se de passagem, mas não dá pra provocar demais. Sem falar nos cuidados com a tendência da herança dessa genética. 
Então, vou relembrar com vocês as últimas experiências, com meus pitacos, receitas de duas "feras" gastronômicas: a musa Rita Lobo e o conceituado André Nogal, marido da musa do decor Vivianne Pontes.
Ontem foi a vez de conferir os "baci di dama", beijos de moça italianos, numa adaptação de André. Como biscoito é "praia" que surfo com certa facilidade, confirmei que são mesmo fáceis de fazer, rendem bem, crocantes daquele jeito que derrete na boca. Na próxima fornada, reduzirei o açúcar. Como são recheados com doce de leite, meu paladar gritou o excesso. Mas, sem dúvida, deliciosos, perfeitos também para presentinhos. Receita aqui.
Mudcake, um bolo com muuuuuito chocolate, é daqueles doces pra se comer menos do que se costuma, como avisa Rita Lobo. Com uma textura muito macia e sabor bem forte, casa perfeitamente com sorvete de creme. Receita aqui.

E para fechar a "cozinha experimental", um bolinho com gosto de casa de tia. Como as laranjeiras foram generosas nesse outono, não poderia perder a oportunidade de perfumar a casa com um cheirinho nostálgico. Super prático, com resultado garantido, como são as receitas assinadas pela Rita. Aqui.
Que a semana seja doce, farta e nos desafie a explorar novidades de diferentes sabores, cores, aromas e boas sensações. Amém.

8 comentários:

araci disse...

Olá Rosana, essas imagens, são uma delícia e um presente para começar uma semana bem doce. Ainda mais agora que estou evitando todos os doces fabricados por causa do sódio, estou com problema de pressão alta. Então vou aproveitar suas sugestões e fazer em casa, as sobremesas e guloseimas, pegando leve, é claro!! Tenha uma maravilhosa semana. Bjss

Ana Matusita disse...

Como vc tá doce, Rosana!
Aqui, tenho aproveitado os presentes que ganho: ontem foi dia de geleia de mixirica (ou bergamota, se vc preferir)!
Bj,
Ana

Sara disse...

Eu acho que não deve haver nada melhor do que este tipo de coisa para comer, eu espero que em algum momento têm a oportunidade de me pedir que a sobremesa em um restaurante, talvez indo para a la caballeriza

Vania Lacerda disse...

Um dos bolos mais frequentes aqui em casa é o de maçã com canela. A receita? Tirei aqui do seu blog, teeempos atrás. Macio, cheirinho de canela, e os pedacinhos de maçã derretendo na boca... ai delícia!

Malú Holzmüller disse...


Olá Rosana que post delicioso,rsrsrs...Gostei dos biscoitos.Eu tb sou fanzoca dos salgados,mais na hora de inventar por aqui os doces sempre ganham.
Bjs.
Malú

Bruna Miranda disse...

Oi Rosana!estou completamente encantada com suas doçuras,assim como vc prefiro as receitas salgadas,mas como tenho criança em casa,sempre tem recitas doces passeando pelas bandas de cá tbm.Bjusss e obrigada por partilhar tanta gostosura.

Mary Taveiros disse...

Oi Rosana,
seu blog é lindo, amei as mandalas!
eu também faço mandalas e me interessei muito pela caneta Signus, mas eu não conheço, gostaria de saber onde posso comprá-la.
Aguardo seu contato!
beijos

Fabiano Mayrink Isenhour disse...

Oi Rosana boa noite! Minha amiga nestas semanas vir no seu blog é esta sendo uma tortura rs tantas receitas gostosas e nesse momento não posso cozinhar :(

onde eu to morando a minha tia não me deixa cozinhar :/

esse biscoitinho da primeira foto tem aq na padaria, assim posso matar um pouco que seja da vontade rs, mas nada como uma boa receita feita em casa, não tem sabor nem preço que cubra!