segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Culinária vintage

(Ainda pelas páginas do Mundo da Criança...)
Um passinho à frente pelos caminhos retrôs, a cozinha é cenário de uma rodada de biscoitos, tarefa (não, prazer puro) que entusiasma e movimenta meus sentidos como só ela enquanto preparo a massa, abro e, o melhor de tudo, recorto as figuras. Nesta fornada, um ingrediente a mais no momento mais aguardado: a forminha de corte garimpada no Antiquário Túnel do Tempo, na entrada de Ivoti, no pé da serra.
O pássaro já esteve em outras mãos. A imaginação voa, adivinho que sua antiga dona era uma vó da colônia alemã, berço de quituteiras de primeira. Assim que o avistei entre as centenas de objetos tentadores da loja, acho que ele acreditou na minha devoção ao ritual dos biscoitos e pousou ligeirinho na escolha da compra.
A receita é do outro blog, parceria com o sobrinho, daqui , tirando apenas a raspa de laranja e acrescentando 3 colheres (de sopa) de cacau em pó.
Com o Dia das Crianças batendo à porta, fica a sugestão, com o aval de quem há gerações divide a curtição "vintage" de colocar a mão na massa com a garotada da família. É festa na certa, do começo ao fim, com direito a chuva de farinha no chão e aprendizes ágeis e famintos (se quiser fechar o ritual com a deliciosa etapa de guardar os biscoitos numa lata bonita, dobre a receita, porque a primeira, com certeza, termina rapidinho!)

9 comentários:

Anônimo disse...

que preciosidades vc tem! adorei, sao lindos os biscoitos, vamos ver se faço para o natal rs bjs!

Laély disse...

Puxa Rosana! O Sininho já tem maioridade?! Daqui a pouco, ficará independente da mãe!
Voltou um filme na cabeça com essas imagens, tão conhecidas pra mim! Antes mesmo de saber ler, folheava o livro do início ao fim, deliciando-me com suas ilustrações!
Agora, esse cortador de passarinho é muito lindinho! Os biscoitos, apetitosos! Fico babando ao ver aqueles biscoitos americanos em todos os formatos! Difícil, encontrar no Brasil.
Obrigada pela viagem!
Abraço, querida!

Ana Matusita disse...

Que tesouro, Rosana!
Aqui a gente é super biscoiteiro (eu e meu caçulinha) e é sempre um presente tão bom, né?
bjs

Rosana Sperotto disse...

Fabiano, também pensei em inaugurar o cortador novo no Natal, mas quem diz que minha curiosidade deixou! Abraço

Laély, adoro tua companhia nas minhas viagens! Sabe, sou caçadora de forminhas de biscoito. No tempo do trabalho como cake designer, aumentei a coleção que já era bem diversificada com a herança preciosa da tia confeiteira. Mas é difícil mesmo encontrar novidades por aqui. Abraço de comadre

Rosana Sperotto disse...

Também adoro preparar biscoitos pra presentear, Ana. Carinho doce, agrada de crianças a vovôs, e a gente ganha junto, na curtição do preparo. Beijo de biscoteira pra biscoiteira

Anônimo disse...

Rosana

nao lembro se te falei mais tem selinho para vc la no meu blog, um abraço!

Laély disse...

Rosana, o que mais você é?! Além do monte de coisas, cake designer?! Vou dizer o que você é: Mulher de dotes variados.

Unknown disse...

que delicadesa esses biscoitos! com certeza é alegria certa, uma otima ideia!!!
Obrigada peela visita em meu cantinho, adorei mesmo! que bom que gostou da caixa, fico feliz e parece que a primavera reinou no meu ateliê pois as cores citricas tão em alta la e eu adoroo!! hehe
volte sempre! beijinhos

Rosana Sperotto disse...

Oi, Dorinha, prazer te receber por aqui! Venho "namorando" tuas cores já faz tempo, agora, como seguidora, não perco as novidades daí. Volte sempre também! Beijo