quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Somos o que amamos (com PAP)

Não tenho nenhuma dúvida, a afirmação linda de um dos meus "gurus" mais amados, Rubem Alves, é tão verdadeira quanto seu dom lapidado de ler e descrever os pormenores da alma humana. E se somos o que amamos, muito cuidado (rs): tão fácil fica nos decodificarem pelo o que nos rodeia, por nossos amores, pelas escolhas que fizemos por amor, por nossa turma que se encontra pelos caminhos do coração.
Escolhi a frase para o primeiro cenário dos muitos que pretendo criar para citações que me falam à alma. Mas não foi dela que partiu a inspiração. As formas muitas vezes me dizem mais que as palavras. Então, tudo começou assim, numa caixa de bombons, presentinho escolhido com segundas intenções (rs) para o marido. Amei o coração gordo, e sabia desde a primeira olhada na prateleira que ele poderia render bem mais que um agrado para um chocólatra.
Forrei o fundo da base.
Encapei o lado interno e o externo com tecido floral.
Escrevi a citação com caneta para tecido em retalho claro e colei.
Depois, dei à luz uma menininha com cabelos coloridos que ama flores. Desisti de fotografar a "gestação" pelo improviso e jeitinhos que vou dando para formatar as bonequinhas. Sorry! O corpo normalmente é de arame, que torço, emendo, amasso. A cabeça, um fuxico, e as roupinhas, é só lembrar dos tempos em que brincar de costureira das bonecas eram horas que não se via passar. Acomodei a menina na sua casa-coração e escolhi dois outros elementos que me revelam para lhe fazerem companhia: flor de renda e borboleta (amor dos mais antigos).
O quadrinho se juntou a outras coisinhas que amo, e a parede ganhou outra vida com sua recém-chegada moradora. Amei!
Mas se amores antigos têm seu lugar sempre reservado, novos amores arejam a vida com ventinho de renascimento, eu sei. Talvez a frase pinçada para o segundo cenário anuncie que Saramago, tão amado por multidões, está se chegando devagarinho, fazendo a corte e, quem sabe, perderei a resistência várias vezes experimentada com seus livros nas mãos e acabarei seduzida por sua genialidade ainda encoberta pra mim.
Em temporada de procrastinação de verão, seu recado precisa ficar bem à vista.
E foi então parar em cima do espelho, garantindo que será lido, ou ao menos visto com o cantinho do olho. No mesmo espaço do corredor (corre, não! - diz o mestre), outro coração, outra menina, esta uma fadinha também nascida aqui, a almofadinha ganha da amiga Helena, que de tão mimosa se negou a morar na caixa de costura, e a guirlanda do pinheiro, que caiu nos meus amores e agora enche de graça a moldura. Lá no fundo da imagem refletida, as luzinhas de Natal enfeitadas de flores, que já foram do quarto, agora ganharam permanência por todo ano no vão entre a sala e a cozinha. À noite, acendem de vez minha faceta indisfarçável de quem precisa de um clima um tanto mágico e de diferentes expressões da beleza para assegurar (um certo) equilíbrio com as outras facetas da vida, aquelas que não amamos, mas que devem ter, com certeza, suas razões para nos desafiarem.
Para não nos perdermos por aí, que em tempo algum a gente perca de vista o que amamos. Amém!

30 comentários:

http://claudiaaoextremo.blogspot.com/ disse...

Oie Rosana tudo bem?
Estou amando seu blog fuçando tudo tão lindo que não dá mais vontade de sair daqui
Estou com uma dor de cabeça terriveeeel
Assim que melhorar volto para olhar mais e mais
Parabens pela criatividade adorei essa bonequinha ta linda

mollymell disse...

Rosana, que linda oracao voce fez. Tudo feito com tanto carinho. Me emocionei. Vou le-la repetidas vezes, com certeza.
Beijos, e boa noite.

lu pietra disse...

Ro...voce me emociona...com seus post...
São encantadores....cantam....a musica...da alma...uma melodia...tão suave...que nos leva..longe...é de uma paz....que jamais...experimentei....
que dom maravilhoso....tens voce...atraves das palavras...em mundo virtual....consegue chegar tão fundo ...com tanto carinho...e sabedoria...em nossas almas....


NAMASTE.

Cecilia e Helena disse...

Ro! Amei o seu mixed media!!!
Beijão
Helena

Vero Kraemer disse...

Rô querida, apaixonei neste post , e em tudo que criastes!!!
Que delicadeza, ainda mais das frases escolhidas a dedo, uma mais linda que a outra!
Estou em estado de graça!!!
Obrigada
Beijosssssssssss
Vero

Anita disse...

Rosana que reciclagem mais charmosa essa da cx de bombons, aliás tudo é muito lindo e especial no seu cantinho.É um conjunto de belezas, formado entre as artes e a escrita. Não sei ainda se é uma poeta com alma de artesã, ou uma artesã com veia poética. Só sei que dessa mistura sempre sai alguma coisa única pra nos encantar, bjs.

Cynthia Le Bourlegat disse...

Adoreeeei! Coisa mais linda e fofa esse coração reciclado cheio de amor, mas difícil é conseguir fazer essa boneca fadinha encantada, só vc tem a poção rs! beijo querida e bom fim de semana

c r i s disse...

Oi Ro...tem como passar por aqui sem se emocionar? Acho que tudo que a gente tenta esconder, e de tanto esconder, esquece que existe...vive aqui no teu cantinho, é tanta delicadeza...e uma expressividade tão fácil, tão atenta...

Sempre que penso em você, lembro da minha amiga Ivani, que adoro de paixão, e que começou a pouco escrever um blog. Já falei dela prá você, vou passar o endereço do Amém, prá ela te conhecer de vez!!
Bjo e bom fim de semana! Ah! A bonequinha deve estar feliz da vida na moradia, deve ter ainda cheirinho de chocolate!!

Janaina Beserra disse...

Oi! tudo bom?

Que lindo.E quanta criatividade.A bonequinha ficou fofa.Amei.
Seu blog é uma delícia.
Beijos no coração!!!

Rosana Sperotto disse...

Oi, Claudia! Espero que estejas melhor. Fica à vontade para bisbilhotar a casa toda. Beijo

Ô, Regina, se te emocionou, é porque amamos parecido, né? Beijo, querida

Lu, querida, quanta saudade!! Não imaginas como fiquei contente de te ter por aqui depois de tanto tempo. Abraço beeem grande!


Helena, obrigada por me apresentar ao mixed media! (rs) Fui ao google me socorrer, e daqui pra frente não falarei mais de quadrinhos, cenários... Mal sabia eu que estava criando mixed media. (rs) Beijos!

Verônica, és tão querida que me derreto. Beijo grande

Oi, Anita! Assim fico exibida. (rs) Acho que nem eu nunca saberei o que gosto mais: se das palavras ou das artesanias. Obrigada! Beijo!


Cy, a bonequinha é uma questão de se arriscar com o material que se tem a mão. Tenho certeza que também consegues. Beijo, bom fim de semana aí também!

Cris, querida, li e reli teu comentário tão sensível, e fiquei me perguntando o que será que pesco desse universo que me dizes encoberto. Vou continuar pensando... Quero sim conhecer tua amigona, tá? Beijos sabor chocolate

Cris Rosa disse...

Oi Rô! Lembra do post sobre as florzinhas de eucaliptos que seu ajudante lhe trouxe? Pois é, não tem uma vez que eu vá até a Redenção e não lembre delas, nessa quarta, até trouxe algumas comigo, acho que vou copiar sua idéia e fazer mais flores!
Agora falando dessa arte, amei, e as frases são ótimas!
Bom final de semana!
Bjkas

jeito simples disse...

Oi Rosana!
O mundo virtual é mesmo fantástico!
Nos leva a conhecer pessoas encantadas assim como você que tanto bem estar nos proporciona.
Será você um fada?
Bjo.

Calma que estou com pressa! disse...

oi Rosana
eu entro aqui e me vejo em outro mundo, as poesias, este artesanato - parece um conto de fadas-
adorei a ideia de comprar uma caixiha de bombom com segundas intenções- e ficu linda a tua deco com ela a poesia do saramago idem-
garopaba - já passei dias lindos lá
e sobre São sebastião de caí tu foi cair na cidade onde minha mãe nasceu e eu vivi minha disneylandia ,a minha infância passar as férias na casa da minha vó - são sebatião do caí que agora deve estar totalmente diferente-
oh lembranças boas
e obrigado pelo elogios-
bj
lu

neuzinha disse...

Olá Rosana,
emociona sempre.Maravilhoso o post.
Voce não tem twitter ou facebook?
Prá ficar mais pertinho rsrsrs.
Beijinho
neuza

Ivani disse...

Olá Rosana, sou Ivani, amiga da Cris "Japa" aqui de Valinhos e vim até aqui pór recomendação dela.
Gostei tanto que nem sei o que dizer (rsrs).
Verdade, algumas vezes dá um branco e a gente só curte mas não fala.
Seu blog é deliciosos, as fotos lindas e o seu modo de escrever muito agradável.
voltarei sempre e vou te seguir.
Passa lá no Samambaia, não é como o seu mas dá para passar uns minutos.
Beijo.

http://samambaiagmail.blogspot.com/

Janaína Mello disse...

Linda oração, linda a caixinha de coração, dá uma paz o teu blog, que carinho tens para escolher as palavras.
Beijos e boa noite.

http://tecendomimos.blogspot.com

Trecos e Coisas by Aline disse...

Apaixonante seu blog!!!
Parabéns!!!
Bjinhos!!!

Anônimo disse...

Oi Rosana bom dia! vim te agradecer pela delicadeza que me enviou ;) obrigado!

Nárriman disse...

Rosana, de onde vem tanta sensibilidade???

Amei!!!

Nárriman disse...

...já ia me esquecendo: a tinta que me indicaram é da Sulvinil (acrílica lavável), ok?
Bjs!

neuza disse...

Bueno, coloquei um comentário e voltei para ver se vc tinha me respondido. Interessante que qdo cliquei no meu nome, vai para uma página nada a ver. Não compreendo. tentarei outra vez.
beijinho

Ypsilon Yvone disse...

Rosana
Eu adorei as criações - Objetos fofus com palavras positivas ou pequenos poemas sempre me inspiraram, e hoje aqui tive algumas idéias que estavam adormecidas. Mais bacana ainda vc. ter reciclado uma caixinha e ter aproveitado restinhos de retalhos.
Parabéns!

Então, pesquisando ventiladores "diferentes" para áreas como sala e varanda, percebi que tirando aquela linha básica não ha nada charmoso - Quando a gente encontra custa os olhos da cara. Está na hora dos fabricantes acordarem mesmo.
Bjus e lindo final de semana
yvone

msgteresa disse...

Querida Rosana!
Só você mesmo, com a doçura da tua alma de menina,para transformar a embalagem de coração numa moldura que encanta a vida...Ficou realmente tão linda!Fiquei encantada com a bonequinha de cabelos coloridos!

Regressamos ontem das distantes terras frias do norte, e ainda estamos estranhando o nosso calor carioca (Rs...) O ar condicionado está sendo um companheiro indispensável nesse momento (Rs...) Parece que saímos do freezer direto para o forno!(Rs...) Mas posso dizer que nenhum dos extremos climáticos é agradável...E fico agora sonhando com os dias mais frescos e azuis do outono no Rio...
E se somos o que amamos, com certeza você é uma fada mestra, que cria belezas e enfeita o nosso dia com delicadeza e alegria!
Beijinhos carinhosos pra ti,doce amiga!
Teresa

Unknown disse...

Olá Rosana!
Emocionante, lindo!
Adoro vir aqui e resgatar boas energias...
Um forte abraço!
Chris

Cecilia e Helena disse...

Muuuuuito fofo!
Abraço da Cecilia.

Adriana disse...

OI, Rosana!!!! Saudades de vir aqui, ler seus textos cheios de poesia, e aprender com vc!!!
Gostaria mto que visitasses o mundodri... sabe aquele presente lindo que ganhei de vc e do Bruno??? Postei lá semana passada!!! Vai lá espiar, que ficarei moooito feliz!!
O quadrinho de coração tá lindo demais; lembrou mto as costurices de minha mãe, que de uma pecinha, faz nascer uma obra linda!!!

BJINHOS MIL!!!

GIL disse...

Rosana eu amei esta idéia muito boa e fofa, reaproveitando a caixa de bombons...parabéns....bjks...Gil

Adriana disse...

ROSANA querida: obrigada pela visitinha , e olha, tô aqui rindo da minha gafe!!! Já corrigi o texto, e mudei para sobrinho.

Aquele abraço!!!

mundodri

Beti Copetti disse...

Só pra te contar que fui a visitante 55.555!!!
;-)

c r i s disse...

Ro, acho que é essa tal sensibilidade, que no dia-a-dia às vezes é tanta que até dói. Então prá não levar a vida assim tão a ferro e fogo, a gente esconde ou canaliza, para poder sentir mais intensamente quando pode ser leve...quando passo por aqui, tudo isso vem a tona bem canalizado para a leveza e beleza...ainda não consegui transportar isso nos meus escritos, talvez nas minhas feituras...enquanto isso vou ensaiando essa coisa de cobrir e descobrir...Bjo querida!!