terça-feira, 6 de abril de 2010

Obras dos meus gatos

Bibi chegou aqui há mais de um ano como uma "menina" de narizinho cor-de-rosa.
Ganhou o nome em homenagem ao apelido da tia querida, e alguns meses depois, aprontou uma surpresa daquelas revelando sua verdadeira identidade: um "menino" de narizinho cor-de-rosa. O nome ficou, mas os apelidos foram se agregando, dando um tom mais masculino ao nosso bebê manhoso. "Zigão" é solicitado por todos, e agora com o friozinho chegando, começa uma disputa acirrada para ter a sua companhia na cama. No verão, prefere sua cobertura no alto do armário (foto) , ou no quartinho da bagunça, onde oficializou seu berço. E como felino autêntico, e criança sem lá muitos limites, vem deixando suas marcas pela casa, assim como um outro que conheci lá no Espírito Santo e que sua dona mostrou hoje na sua sala. Na obra mais vanguardista do crafter Bibi, produzida a unha, o pufe, usou toda a sua habilidade e destreza e o resultado pós-moderno não poderia ser mais impactante, no meio da sala, ganhando os olhares de todos que põem o pé na casa:

Assim como quando os filhos são pequenos e fechamos os olhos o mais que se pode à bagunça, priorizando o seu desenvolvimento e a nossa saúde mental, resisti com fibra ao mal-estar que o pufe detonado me causava. Até que, há umas semanas atrás, a agonia de ver "aquela coisa" me pegou de cheio e resolvi arriscar na empreitada de forrá-lo, ciente das duplas possibilidades de frustração: ver o trabalho esfarrapado em pouco tempo ou o artista partir para o ataque em outro estofado. Escolhi uma lonita com trama bem fechada e padronagem antiguinha, daquelas com que forravam colchão e cobertas, e pus a Janome a funcionar. Depois de alguns acertos, e apesar de não ter conseguido uma capa bem justa, o pufe de roupa nova trouxe um grande alívio para o meu olhar.
Com olhos atentos e propósito (não muito firme) de educar Bibi a afiar suas garrinhas nos troncos do quintal, não é que parece que o menino travesso perdeu o encanto pela "pufemania"? Até esboça o instinto, mas com jeito de quem não reconhece mais o brinquedo, não vai muito adiante. Vamos ver até quando vai esse bom comportamento...


Obra do outro gato da casa, o filho chef, a torta de chocolate, em três camadas - brownie, mousse e ganache - me fez suspirar e lamber a colher, mesmo não morrendo de amores por cacau e derivados. Fechamento à altura do domingo de Páscoa, mais ainda saboreado e partilhado assim, desmontando pouco a pouco o mesmo miolo .

Meu personal designer gráfico, no alto dos seus 8 anos, dedicou parte da sua agendada tarde da semana comigo a produzir uma edição de imagens das mandalas, com direito a efeitos aquarelados e trilha sonora. O que sua tia levaria uns bons dias falando sozinha para aprender, para meu gatinho criativo e esperto foi barbada, e eu adorei! Logo estará aqui, assim que Bruno me orientar sobre a URL para a postagem.
Que os meninos continuem arteiros, e que suas artes preencham nossos dias de belas novidades. Amém!

15 comentários:

Cynthia Le Bourlegat disse...

Que acervo maravilhoso de gatos vc tem por aí, hein? Fora a obra do felino arteiro, as outras obras são maravilhosas, que guri inteligente, só 8 anos e já dá esse show no micro? ai tô velha rs...
E como faz pra ter filho chef, tem que ser mãe cozinheira boa rs? se depender disso aqui já era, vou ter filho miojeiro eu acho rs...
Ainda não respondi o email pois tô matutando sobre a disícil lição de casa rs. beijos querida

Isis disse...

Hahaha... que delícia a companhia desses gatos arteiros, não?
A Samantha também chegou aquí e ganhou o nome de Ariel.Só um tempo depois descobrí que ele era ela...rsrs
Beijos...

Cacau Gonçalves disse...

Rosana

Passei pela mesma situação da surpresa felina, só que ao contrário...rs

Há muitos anos, tínhamos Lancelot um tigrado lindo, porém um pouco impetuoso (infelizmente, tenho que admitir que o meu gato era meio tarado...rs) Ele conquistou a gata da vizinha, que passou a frequentar nossa casa e em especial o "motel" que, para meu desespero, ficava debaixo na janela do meu quarto. Apelidamos a moça, de nome Rosinha, de Guinevere, por razões óbvias...rs

Passado um tempo, nasceram 3 filhotes, que pouco tempo ficaram em nossa casa e logo que ficaram mais firminhos foram levados por ela, um a um, para a sua casa de origem.

Para nós, eram dois machos e uma fêmea. O macho era um tipo de alter-ego do meu filho e ele mesmo o batizou de Johnny. Passado mais um tempo, Johnny resolveu voltar com a mãe e ficar lá em casa, mas então descobrimos que se tratava de Joana (D'Arc) e tb descobrimos que não entendíamos nada de gatos... ;-)

beijos nos gatos e em vc! :-)

Cecilia e Helena disse...

Rosana:
Você precisa conhecer a Missy, gatona da Helena. Sonsa que só ela! Agora está velhinha e anda meio ranzinza...
Um abraço da Cecilia.

Laély disse...

Rosana, eu fiquei de queixo caído: não sei se mais com o seu trabalho de recuparação do que com a destruição, protagonizada pelo felino! Chego a me arrepender de reclamar do Pingo, que por sinal, tá cada vez mais lindo!(Coisa de mãe coruja...rsrs)
Mãe coruja foi a concatenada mostra de obras, de um gato arteiro para a obra de um gato cozinheiro( chef, com todo o respeito!).
Faltou uma coisa: encheu nossos olhos com a sua arte recuperadora, depois, com a tortinha de chocolate, que ficou sem receita...( Isso é tortura?!...rsrs)
Abraço!

Rosana Sperotto disse...

Cynthia, querida, se estás te sentindo velha, diz o que sobra pra mim(rsrs), menina! E olha, às vezes a sorte ajuda e o fruto cai bem longe do pé (de miojo) rsrs... Desculpa se passei uma lição muito difícil, mas a resposta rendeu, hein? Beijo

Ísis, começo a achar que esses felinos já "vêm" preparados para nos aprontar essas "pegadinhas". Um cafuné na Samantha, beijo pra ti!

Claudinha, também me senti uma ignorante nos assuntos felinos quando descobrimos a verdadeira identidade do Bibi. Logo eu, que tenho gatos a vida toda e sou apaixonadíssima por eles. Adorei a história, querida contadora de histórias! Abraço frio do sul

Oi, Cecília! A Missy já foi apresentada no blog? Fiquei curiosa. Beijo grande

Laély, deu pra ver que o Pingo é um santo, né? Ai que saudade dele (sem risos, porque a saudade é séria e verdadeira). Olha, quanto ao outro gato, não acompanhei a confecção da torta super achocolatada, por isso fico devendo a receita. Prometo que na próxima vez que ele fizer, fico do lado com a câmera em punho, tá? É mesmo muuuito boa! Beijo doce

Tina disse...

Esse Bibi... anda fazendo passeios noturnos. Murilo pegou ele várias vezes, sorrateiro, na nossa área da frente ... Cada vez ele vê, sai com um: "Que Bibi safado! A tia Rosana precisa saber disso, é muito tarde..." Bjs

msgteresa disse...

Alo,Rosana!
Aqui estou eu na noite meio fria de um Rio de Janeiro completamente ensopado...E, de repente, me vejo lendo esta tua estoria de gatos...Ah, e como eu disse pra Laely ontem, voces me aparecem sempre como um pequeno oasis de ternura e aconchego! Que gostoso este lar cheio de gatos talentosos !
Estou ca meio cansada e triste da bagunca que as chuvas fizeram na sua furia...Estamos todos precisando de boas e ternas estorias,que vejam alem das reportagens desoladoras da televisao, e nos tragam motivacao para sorrir...
Por isso, posso dizer que fiquei sorrindo sozinha das peripecias do seu gatinho e achei ele muito lindo e danadinho! Tambem gosto muito de gatos, e passei minha infancia na companhia deles...Me lembrei dos 2 ultimos gatinhos que tivemos e que deixamos aos cuidados de um amigo de meu pai...Ficamos muito tristes sem eles!
Hoje em dia, nao temos nenhum felino em casa, mas sonho em ter um gato persa ...Um daqueles com pelo cinza,quase azul e com o focinho meio achatado...Um dia desses,quem sabe?
Agora quanto ao "gato" cozinheiro em questao...Menina...Que maos santas pra fazer doce,hein? Eu confesso que adoro chocolate e fico so imaginando o sabor de uma sobremesa daquela! Tenho certeza que deve ser pra la de bom! De os parabens ao Chef por mim!
E o gatinho que e um encanto e ja domina as artes do computador? Muito fofo mesmo!
Pois e,Rosana...Nisto esta a magica das boas palavras que vem de doces coracoes: Trazer alegria e calor humano ao nosso ser!
E assim quando leio o seu post...Aquece a minha alma e me faz sentir um pouco mais feliz de novo!
Meu carinhoso abraco pra ti !
Da carioca de plantao,
Teresa

Rosana Sperotto disse...

Tina, mas que malandro esse Bibi! Bem que o vimos voltando das bandas daí, mas não sabia que estava invadindo teu território. Bem que faz Murilo em querer me alertar. Beijinhos

Ô Teresa, lembrei de ti tão próxima dessa tragédia. Que bom que as histórias daqui ajudam a colorir um pouquinho essa atmosfera cinzenta. És tão doce, querida, que fica muito fácil conduzi-la a caminhos ternos... Obrigada pelo grande carinho. Beijos da gaúcha de plantão!

Anônimo disse...

Rosana os amigos gatos sao intrigantes, sao espertos, manhosos, e as vezes sonsos mais nada eles estao pensando o que vao tramar rs!!

o puf ficou muito melhor assim rs, eu sei como é, essas coisas nos encomoda muito, é entra na sala com algo como defeito e nossos olhos logo encara a tal coisa,

essa torta me deixou de barriga roncando... um abraço!

Calma que estou com pressa! disse...

OI ROSANA! QUE COISA MAIS FOFA ESTE GATO - QUI EM CASA TB ACONTECEU ISTO COM UM DOS GATINHOS - QUE NEM FALARAM PENSARAM QUE ERA FANTA E ERA COCA RSRS
VIM AGRADECER PELA PARTICIPAÇÃO DO SORTEIO DE ANI DO BLOG E DA BLOGUEIRA
SEMANA QUE VEM TEM MAIS SURPRISE, QUE NEM AS FESTAS DOS ALEMÃES , QUE DURAM SEMANAS
BOA SORTE
BJS

lu pietra disse...

Oi...Ro...obrigado pela palavras...é tão bom quando alguem gosta do que fazemos....as figuras são xerox empapel....ja pensei em fazer no tecido mas aqui o pessoal não xerox assim...como vc faz para por a imagem no tecido...
Ouvi falar que tem um liquido que agente expirra no xerox e ai coloca no tecido passa o ferro quente e sai no tecido...vc conhece isso....? to querendo fazer em almofadas...

Beijos para voce...e um fim de semana com paz....e luz.

Namaste.

Cecilia e Helena disse...

Adorei, Rosana... que gatinhos lindos, o Bibi e o filhote chef!
Nem me fala da destruição que os felinos causam... aqui em casa temos uma siamesa que anda mais calma, mas acho que é a idade... já é uma senhora idosa de 17 aninhos.
Beijos e uma ótima semana
Helena

Cecilia e Helena disse...

Ro, só agora vi que minha mãe também comentou. A Missy tá aqui, ó:
http://quiltsareforever.blogspot.com/2009/09/ai-que-inveja.html

Rosângela disse...

Amo gatos, artes e mandalas! Amo chocolate! Será que o chef disponibiliza a receita?
Amei seu canto!