sexta-feira, 8 de julho de 2011

Friiiio e as amigas cancerianas


(Para ver o PAP do bonequinho clique aqui)


Há bem mais de uma semana os gaúchos buscam alternativas para não "encarangar", expressão ressuscitada nesse julho congelante, num misto de humor e uma certa aflição que as temperaturas bem abaixo dos 10 graus têm provocado, até em quem gosta do inverno desde sempre. Sou dessa turma, que espera ansiosa pela temporada de se deliciar com os raios quentinhos de sol, dos blusões sobre blusões, bolsa de água quente na cama, fogãozinho a lenha aceso, banhos bem demorados com água quase escaldante (sei, sei, nada aconselhável para a pele e o cabelo, mas nesse friozão, mais me valem esses minutos de relaxamento). Mas confesso: esse inverno como os de antigamente anda me mostrando sua face pouco romântica, a mais clara delas, que não combina com convalescentes. As dificuldades na rotina de minha mãe, que passou por uma isquemia, aumentaram tanto com esse clima, que adoraria ter uma varinha de condão para trazer à luz uma primavera prematura. Sem o poder da mágica, rastreio a meteorologia em busca de boas notícias, torcendo por dias que amanheçam menos frios e mantenham a temperatura próximas dos 20 graus. Hoje me entusiasmei. De acordo com os homens e mulheres do tempo, isso deverá acontecer na próxima semana. Um alívio, quem diria!
Inverno é tempo tão bom para as manualidades, que quem dera poder me dedicar a elas com a mesma intensidade desse frio histórico. Mas sempre é possível dar um jeitinho para fazer aquilo que supre um pouco da nossa carência de prazer. Então, montei uma super bolsa com materiais de fácil transporte, com lãs, agulhas, linhas, paninhos. É a minha parceirona do dia a dia, já pula no meu ombro e acompanha o vai e volta entre as casas. Mesmo que muitas vezes não consiga fazer mais do que duas carreiras de tricô ou crochê, ou bordar mais que alguns poucos pontinhos enquanto cuido da minha doentinha, é uma garantia de que posso ter alguns minutos de distração, e isso ajuda, e muito, a dar um colorido às horas.


Amigos cancerianos (lunáticos, sensíveis e amorosos de seu jeito que adoro), tenho vários deles, que estão trocando de idade, também dão um empurrãozinho nas pequenas produções. Com data marcada para os presentes, acabo mais comprometida e com maior agilidade. E assim tem nascido alguns mimos para dizer o quanto eles me são especiais.
Aqui, um presente anunciado, para fazer diferente dessa vez. Se a presenteada, que aniversariou no sábado mas ainda não ganhou o abraço nem a declaração de amizade, passar por aqui, aposto na ideia de que o protocolo quebrado possa ser uma maneira inédita de agradá-la.


Minha amiga-irmã de tantos anos é a prova de que o Poetinha sempre tem razão. Nos (re)conhecemos em meio a um grupo grande de trabalho e fomos laçadas pelo afeto que perdura em todas as estações da vida. Um presentão daqueles!
A almofada florida ficou tão alegre! Alegria de viver é o que mais lhe desejo...
... junto com bom humor, que os poás remetem.
Lá longe, no Espírito Santo, outra amiga querida também assoprou velinhas recentemente.
E aquele paninho que mostrei aqui no último post seguiu viagem para sua cozinha que me recebeu com quitutes e carinhos inesquecíveis, coisa que todo bom canceriano tira de letra. Amizade tão próxima nascida pelo mundo blogueiro que dá a ele um sentido maior e faz valer a pena nosso empenho e atenção às nossas casas virtuais.


A terceira canceriana da lista das maiores amigas, bem diferente das duas primeiras, ama o verão, e ama sua casinha de quatro rodas onde passa todo e qualquer tempinho de folga. O cenário campista tratou de reforçar a amizade iniciada pelos filhos, isso há quase 30 anos! Nos últimos meses, tem sido meu porto seguro, atendido com generosidade sem fim todos os meus pedidos de help e comprovado que médicos por verdadeira vocação fazem da profissão uma linda missão de luz.
Imprimi minha gratidão no panô.

Desejei que seus dias felizes sejam multiplicados, e que possamos continuar compartilhando desse amor à simplicidade que as estadas junto à natureza tanto nos proporcionam.
Embalei de um jeito também simples.

A mensagem se estende junto com meu abraço afetuoso a todos que batem à porta do Amém e entram com o coração disposto a aquecer o que temos de melhor: a reconhecer o melhor do outro. Amém!

21 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Olá, Rosana! Acrescente-me à lista: dia 17= 7.2 ( sete ponto dois - é como o pessoal aqui do Rio fala a idade, depois de determinados anos).
Abraço da Cecilia.

Vanessa Nascimento disse...

Oi Rosana! Lindo post! Amei os mimos que vc preparou p suas amigas queridas. Melhoras p sua mãezinha!
Bjs!!
http://ojardimdaborboleta.blogspot.com/

c r i s disse...

Ai Ro, tava com saudade dessas palavrinhas que parecem dançar na tua mão! Adoro! Estilosa!

Lindos presentes! Você tem razão quanto ao frio, este ano tem judiado por aqui também. As crianças e idosos sofrem bastante com o tempo...por aqui tudo em paz, as crianças de férias e a costumeira correria que não abre mão da gente...bjo grande e melhoras para tua mãe...

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Rosana

Vim aqui agradecer o recadinho na postagem da revista, amei ser mimada...
e agora vejo da tua relação maravilhosa com as cancerianas, pois sou canceriana também!!!
Olha, desejo que tua mãe supere logo esta fase difícil e que mais força e serenidade ainda!!!

grande bjo no seu coração!!!

msgteresa disse...

Querida Rosana!
Realmente o frio não tem dado muito tregua nem aqui na nossa cidade maravilhosa... Os dias azuis e frescos do outono carioca se foram, e agora o vento gelado e úmido do inverno tem sido a nossa rotina... Minha sogra e minha mãe sofrem com essas temperaturas mais baixas, e os meninos aparecem com crises de rinite e sinusite. Não tem sido muito fácil não! Por isso, fico daqui imaginando as dificuldades de vocês nesse frio impiedoso...
Sabes que também gosto de um friozinho ameno, mas têm horas que até eu reclamo também ! (Rs...)
Mas a boa notícia,minha amiga, é que as primaveras sempre chegam! Ela até pode demorar um pouquinho... Mas certamente ela virá,e com ela os dias mornos e suaves,perfumados pelas flores!
Mas me alegro em saber que apesar do vento do inverno, continuas tão inspirada e nos encantando com as tuas belas manualidades! Os trabalhos ficaram lindos... iluminados pelas tuas mãos delicadas de fada! Estás de parabéns, assim como as aniversariantes deste mês.
Aqui também temos aniversariantes: marido e filho mais velho também cantarão os "parabéns" na próxima semana...Cancerianos natos,sensíveis,românticos e amorosos... São os dois, presentes maravilhosos na minha vida!
E apesar da distância,querida amiga, envio-te um abraço carioca bem apertado e caloroso... E os desejos de que muitos anjos estejam aí ao seu redor, te iluminando e aquecendo o teu doce coração!
Beijinhos carinhosos e muita saúde pra ti e a tua mamãe!
Teresa

Ivani disse...

É sempre uma delicia vir aqui. Você tem um modo de escrever que me encanta.
E suas manualidades são mesmo um capricho só.
Eu não gosto de frio Rosana. Nunca gostei, sempre procurei encontrar alguma coisa de bom nas baixas temperaturas e nunca consegui.
Fico irritada, com dores nas costas (de tanto me encolher!). Enfim, não adianta reclamar.
O que me ajuda é a esperança de que a primavera virá. E com ela o sol, delicioso!
Espero que sua mãe se recupere totalmente e que você seja recompensada por toda essa dedicação.
Beijos, tenha um lindo fim de semana.

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi Rosana!
Quanta coisa linda, amiga! E este trabalho com o trailer? Você bordou o trailer tb?
E sua amiga do trailer? É médica? Conte-me esta história...rsrsrs.
Amiga, obrigada por sua participação no sorteio,tá?
Beijos.

Jane Catarina de Oliveira disse...

Na hora em que vi a mensagem fiquei tão encantada, que logo comecei a escrever um comentário, que não deu certo, visto a minha inaptidão nesse mundo dos blogs, embora ele me encante. Mas quero deixar registrado. Amei o trabalho e a gentileza, com dizeres tão encantadores. Adoro quando leio, escuto e vejo alguma coisa e me pego sorrindo e fico com aquela ansiedade boa de ver de perto como é e, claro, de conversar contigo. Foi um dia muito prazeroso, com o sol, que há muito se encondia, mostrando um sorriso bonito e muita conversa aquecendo o coração.
Muuuito obrigada
Jane

Jô Bibas disse...

Rosana, teu post aqueceu este domingo belo e gelado.

Sem Nome disse...

Duas coisas para lhe dizer, querida Rosana:

- suas amigas receberam lindos presentes e muito amor! Estou feliz por elas!!

- deixo meu convite aqui para tê-la na festa de aniversário da Aila, dia 13 de agosto! Celebramos o aniversário do marido dia 17, o meu dia 18 e o da pequena dia 23 de agosto!! Veja que alegria!! Sua presença me deixaria feliz demais, querida Rosana!!

Sabe que por aqui o frio nos deixa sem saber pra onde correr...rs...uma loucura!! Casa repleta de aquecedores por todos os lados, casacos que tinham sido tirados de circulação voltaram a baila. Amigos vêm para fondue, sopa, sopa, fondue....rsrrs...chimarrão marido adora compartilhar com nossos amigos gaúchos que moram aqui.
Bom demais! Vida gostosa demais, nem sei se mereço tudo isso!

Beijos grandes e um sopro quentinho no seu grande coração!! Bela

Taia Assunção disse...

Meus pais estão indo para o Paraná hoje, papai faz 'retorno' a cada seis meses por causa do câncer que o acometeu há três anos. Fico com o coração na mão com essa 'friagem' toda que ele vai pegar. Estou indo esperá-los no MT de surpresa, cheia de saudades. Viva a amizade e parabéns para essas meninas que deixam seus dias mais aquecidos. Beijocas!

Susi disse...

Rosana, passei aqui pra lhe dizer algo, mas depois desse post esqueci até o que queria lhe dizer. Ai que gostoso reler algumas passagens. Lindos mimos que vc preparou para suas queridas.
beijo

Anônimo disse...

Bom dia.
Tudo bem, hoje decidi que é dia de visita e se conseguir vou ver todos meus blogs queridos e espero sua visita também estou sentindo sua falta lá no blog.Tem novidades por lá. Beijos.
Iara- www.negracriativa.blogspot.com

Ypsilon Yvone disse...

Ola Rosana, que prazer enorme passar aqui e ver seus lindos trabalhos.
Realmente o frio esta matando e até para quem não esta doentinha como sua mamãe esta dificil de segurar. Os velhos e as crianças são os que mais sofrem com essas quedas de temperatura. Imagino que por ai no Sul as casas sejam mais preparadas para aguentar tanto frio.
O travesseiro ficou um arraso, aliás, queria ser uma das felizardas a ser presenteada com uma riqueza dessas.
Desejo que a mamãe melhore e que continue embalada nas manualidades que tanto apreciamos.
bj
yvone

Eva disse...

Oi Rosana, queria te agradecer a visitinha, vc é um encanto e ilumina minha casa quando chega, suas obras de artes, são especiais, cheias de amor, parabéns pela riqueza interior e por tamanho talento, sumo mas não esqueço, hehe, bjinho e abraços calorosos que é tudo de bom nesse frio e agora uma chuvinha para arrematar.

mollymell disse...

Rosana, desejo que sua mãe se recupere logo, e que o frio que está por ai não a incomode tanto.
Bom demais ganhar presentes feitos com tanto carinho, e criatividade.
Suas mãos de fada criam coisinhas lindas demais.

Vendas Tupperware disse...

Quero te convidar a seguir meu blog novidades toda semana e sempre tem sorteios de tupperware, também estou cadastrando novas revendedoras e vendo pelo blog. "Tupperware garantia de 10 anos"

Aguardo sua visita, beijinhos;
Jana
www.vendastupperware.blogspot.com

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Querida Amiga,adorei teu blog e vc é gaucha rssss.
como estou realizando o sorteio de um kit de 13 tecidinhos bem lindos em parceria com a Tecidos Crafts , vim te convidar a participar tb.
Obrigada , espero vc !!

Leila

Ateliê Toque de Arte disse...

Estou encantada com o seu jeitinho de colocar as palavras. Elas combinam tanto que, acabei lendo quase tudo ... estou há um tempão lendo suas postagens. Parabéns!
Melhoras à sua mãe.
Com carinho,
Iray

Micheline matos disse...

rosana vim retribuir a sua visita e me deparei com um blog muito gostoso!lindos trabalhos, beijos e volte sempre!Mi

Anita disse...

Qtos presentes lindos, as cancerianas devem ter amado com certeza, cada um com detalhes únicos que identificam a homenageada. Parabéns Rosana, por conseguir em meio as lutas do dia a dia ainda preparar esses mimos para as amigas, bjs.